Iniciativa reuniu os profissionais da educação, incentivando
a jornada sustentável na rede de ensino da região
|
O Programa Clorofila de Educação Ambiental, iniciativa da Sobloco Construtora em Bertioga, no Litoral Norte paulista, promoveu mais uma edição do tradicional “Encontro de Parceiros”. Evento realizou-se no resort Ilha da Madeira, na Riviera de São Lourenço, na manhã de 12 de março.
Beatriz Almeida, diretora-adjunta de Marketing da empresa, abriu a reunião destacando a importância do trabalho de cada um e das parcerias que o Clorofila vem estabelecendo ao longo dos seus 33 anos de atividades junto com as escolas. Também ressaltou a visão pioneira da Sobloco ao criar um programa de educação ambiental em Bertioga há mais de 30 anos, em uma época em que o tema era menos abordado e havia poucas diretrizes e conferências sobre o assunto. “Esse nosso compromisso com o meio ambiente está enraizado no DNA da companhia e de seus fundadores”, frisou.
O encontro recebeu o secretário de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta, juntamente com sua equipe, coordenadorias pedagógicas e gestores das 25 escolas parceiras do Clorofila na cidade. Estiveram presentes, ainda, representantes da Diretoria de Ensino de Santos, educadores ambientais, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e de instituições socioambientais do município.
Foram convidadas diversas entidades da região: Fundação Florestal - Parque Estadual Restinga de Bertioga; APA Marinha; Greenpeace de Bertioga; CEA (Centro de educação ambiental de Bertioga); Associação de Monitores Ambientais (AMOLB e ABECO); Sesc; Senac; Coletivo Educador de Bertioga; Cooperativa de Resíduos Sólidos de Bertioga Transformar; Parceiros da Educação; Fundação 10 de Agosto; e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) - Polo Bertioga. Cerca de 60 participantes foram recepcionados com um café da manhã no Restaurante Funchal.
Em seguida, os trabalhos seguiram sob a direção da coordenadora do Clorofila, Cristina Peres. Para ela, “o Encontro de Parceiros é um momento único no início de cada ano letivo, quando diversos atores da educação do município podem promover trocas de experiências e conhecimento e fortalecer vínculos que sustentam a caminhada rumo a um município mais sustentável”.
Houve, ainda, apresentação da retrospectiva das atividades do programa no ano de 2024 e do plano de trabalho para 2025. Na oportunidade, também ocorreu exposição da Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município e sobre o Projeto Recicla.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!