Projeto chega a Paraisópolis para gerar impacto ambiental e social

Estação Preço de Fábrica é inaugurada na comunidade para garantir pagamento justo por materiais recicláveis

Clique Para Download
Foto por Eduardo Frazão

São Paulo, 13 de março de 2025 – A comunidade de Paraisópolis, uma das maiores favelas de São Paulo, acaba de receber um projeto que propõe uma mudança cultural sobre o descarte de resíduos e a reciclagem. A Estação Preço de Fábrica, da startup Green Mining, chega à Paraisópolis com o patrocínio do Parque Global e o apoio do G10 Favelas, e vai muito além da coleta seletiva: o objetivo é a conscientização sobre a importância da reciclagem, incentivar a destinação correta dos materiais e mostrar que os resíduos possuem valor, garantindo que materiais pós-consumo sejam comprados na Estação por um valor justo, gerando renda e incentivando a economia circular.

A grande missão do projeto é tirar o lixo das ruas e fortalecer a ideia de que a reciclagem é um caminho viável para um ambiente mais limpo e sustentável. Para isso, o G10 Favelas, liderado por Gilson Rodrigues, assume um papel fundamental na conscientização e mobilização dos moradores, promovendo engajamento e educação ambiental.

Já a Green Mining entra no projeto como responsável pelo processo de reciclagem, contando com a parceria de empresas e iniciativas de logística reversa. Isso se torna ainda mais relevante diante do grande volume de resíduos gerados na comunidade, que também é um mercado consumidor expressivo. A ideia é estruturar um sistema eficiente para a coleta e reaproveitamento desses materiais, garantindo sua destinação correta. Segundo Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, o projeto reforça a importância de aliar inclusão social e sustentabilidade. “A reciclagem já faz parte da realidade de muitas comunidades, mas, infelizmente, nem sempre ela acontece de forma justa. Com a Estação Preço de Fábrica, queremos garantir que esse processo beneficie diretamente quem já trabalha com reciclagem – os catadores, além dos moradores, oferecendo uma alternativa digna de geração de renda e, ao mesmo tempo, promovendo um impacto ambiental positivo”.

Além de ampliar as oportunidades de trabalho e renda, a chegada da Estação Preço de Fábrica a Paraisópolis traz uma novidade: a chegada das embalagens longa vida na lista dos materiais adquiridos, ampliando ainda mais o impacto do projeto - graças à nova parceira de logística reversa unindo a NUDE, fabricante de produtos à base de aveia engajada na redução do impacto ambiental, e o Grupo Forest, reciclador de embalagens longa vida. A estação ainda conta com parceiros importantes do projeto, como Massfix, Ibema e Indorama, além do Grupo Boticário, que integrou ao projeto a Vidraria Anchieta, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento de sua cadeia produtiva para apoiar este lançamento.

“Diferente de outras iniciativas, acreditamos que a Estação Preço de Fábrica propõe um modelo transparente de valorização dos recicláveis, com potencial para estimular a mudança de comportamento, fortalecendo a cultura da reciclagem e trazendo importantes benefícios sociais e ambientais, afirma André De Marchi diretor do Parque Global.

Atualmente, o projeto possui unidades em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Bahia e tem planos de expansão para novas regiões e o compromisso contínuo com a inovação. Em 3 anos, pagou mais de R$ 4 milhões por mais de 4,7 mil toneladas de recicláveis.

A inauguração aconteceu no dia 12 de março na sede do G10 Favelas.

Estação Preço de Fábrica ParaisópolisEndereço: Rua Itamotinga, N.º 100 – Paraísópolis – São Paulo/SPFuncionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Clique Para Download
Foto por Eduardo Frazão

OUTRAS UNIDADES:

Estação Preço de Fábrica Jabaquara (São Paulo/SP)Endereço: Av. Eng; Armando de Arruda Pereira, N.º 2022 (estacionamento do Pão de Açúcar)

Estação Preço de Fábrica Pinheiros (São Paulo/SP)Endereço: Rua Pedro Cristi, N.º 89 (área externa do Mercado de Pinheiros)

Estação Preço de Fábrica Embu das Artes/SPEndereço: Av. Elias Yazbek, 907

Estação Preço de Fábrica Camaçari/BAEndereço: Av. Camaçari – Centro (Horto Florestal Linaldo da Silva)

Estação Preço de Fábrica Juiz de Fora/MGEndereço: Rua Jovino Antonio da Silva, N.º 250 – Distrito Industrial

Estação Preço de Fábrica Lajeado/TOEndereço: Av. José Pires de Castro (antigo Estádio de Futebol)

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Sobre a Green Mining

A Green Mining é uma startup pioneira em logística reversa inteligente e uma das selecionadas, em todo o mundo, pela cervejaria Ambev por meio do programa 100+ Accelerator. Desde 2018, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 9,9 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de 12 milhões de quilos de CO₂. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, participou da COP26, COP29 e do World Economic Forum 2023, em Davos, apresentando seus projetos e soluções de rastreabilidade com tecnologia blockchain. Também é membro fundador da Abelore – Associação Brasileira de Logística Reversa.

Premiações: Vencedora do ‘Better World Award’, realizado na Bélgica; da competição mundial de Ideias de Negócios Verdes da Climate Ventures e da 1ª edição brasileira do evento europeu Greentech Challenge. Por três anos consecutivos, a startup foi premiada no Ranking 100 Open Startups, entrando para o TOP 10 na categoria CleanTechs em 2021 e CityTechs em 2022, 2023 e 2024. Além de ser Top Innovator do Fórum Econômico Mundial, foi a vencedora dos prêmios ‘José Eduardo Ermírio de Moraes – Empreendedorismo que Transforma’ e ‘França-Brasil: Inovando para um Futuro Melhor’ em 2024.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Batmão - Suzano TV - Folha 12