Unesp está entre as 100 melhores do mundo em quatro áreas do conhecimento

A última edição do QS World University Ranking by Subject, publicado nesta quarta-feira (12), aponta que a Unesp está entre as 100 melhores universidades do mundo em quatro áreas específicas do conhecimento. O levantamento também mostra uma melhora no número de áreas elegíveis para figurar no ranking, que saltou de 26 em 2024 para 32 nesta última edição.

Leia mais

O ranking é produzido desde 2013 pela consultoria britânica especializada no ensino superior Quacquarelli Symonds, e avalia o desempenho das universidades tanto nas cinco grandes áreas do conhecimento, quanto em áreas específicas, que o ranking chama de subjects. Na edição deste ano, o levantamento contemplou 55 áreas específicas (subjects) divididas nas cinco grandes áreas: Artes e Humanidades; Engenharias e Tecnologia; Ciências da Vida e Medicina; Ciências Naturais; e Ciências Sociais e Gestão. 

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Nove cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo, mostra ranking internacional

Leia mais

O ranking avaliou mais de cinco mil instituições, das quais 1.747 alcançaram os requisitos mínimos para figurarem no levantamento. A classificação das instituições é feita a partir de indicadores bibliométricos somados aos resultados de pesquisas com empregadores e acadêmicos de todo o mundo. Mais informações sobre a metodologia podem ser obtidas na página do ranking, em inglês. 

Leia mais

Resultados da Unesp

O desempenho da Unesp nas cinco grandes áreas do conhecimento nos últimos anos pode ser visto na tabela abaixo:

Leia mais
Leia maisLeia mais

Quanto às áreas específicas, a Unesp registrou 4 entre as 100 melhores do mundo. O número representa uma melhora em relação ao ano passado, quando 3 áreas figuraram no top 100. Além da Odontologia (Dentistry), 39ª colocada, integram o grupo de cem melhores Biblioteconomia (Library Management), Esporte (Sport) e Ciências Veterinárias (Veterinary Sciences).

Leia mais

No total, a Unesp teve 32 áreas específicas ranqueadas, uma melhora em relação à edição do ano passado do ranking, quando a Universidade teve 26. No intervalo de cinco anos, a Unesp melhorou de 17 para 32 áreas específicas ranqueadas, um aumento de quase 90% no período.

Leia mais
Leia maisLeia mais

Informações detalhadas sobre o desempenho da Unesp podem ser obtidas na página do QS World University Ranking by Subject e no material específico sobre a Unesp disponibilizado pela consultoria.

Leia mais

A Unesp e os rankings

A Comissão dos Rankings da Unesp reforça que o resultado de rankings não representa um alvo para a instituição, tampouco uma visão de futuro para a Universidade. Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade. Um dos pilares mais importantes para a universidade pública brasileira é a atuação na extensão, responsável por levar o conhecimento produzido pela academia diretamente à comunidade. Essas ações de impacto social, entretanto, ainda não são consideradas pelos rankings universitários.

Leia mais

sourceCom informações da Agência São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Batmão - Suzano TV - Folha 12