Coletores de lixo reciclável e orgânico, reaproveitamento de tecidos dos uniformes e reciclagem de lâmpadas são algumas das ações das concessionárias focadas na preservação do meio ambiente e enfrentamento à crise climática
Resíduos reciclados da ViaQuatro
São Paulo, junho de 2025 – Na ViaQuatro e ViaMobilidade, a reciclagem de lixo é tratada com seriedade. No primeiro trimestre deste ano, as concessionárias coletaram juntas mais de 800 toneladas de resíduos, dos quais 136 toneladas foram destinadas à reciclagem. Em 2024, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, acumularam mais de 3,5 milhões toneladas de resíduos, representando uma redução de quase 176%, em comparação a 2023, quando o volume recolhido nas vias, estações e arredores chegou a cerca de nove milhões.
Essa queda expressiva é resultado de ações implementadas pelas empresas, como coleta seletiva nas quatro linhas, por exemplo. Já nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda também houve, em março, a instalação de coletores de bitucas de cigarro nas entradas das estações. Apenas no segundo mês de funcionamento desses coletores, os agentes ambientais da concessionária recolheram quase 20 quilos de bitucas, indicando uma redução significativa no descarte inadequado desses resíduos.
As concessionárias também promovem, constantemente, campanhas de conscientização, com informativos, cartazes e ações educativas que incentivam o uso consciente de recursos e o descarte correto, com adoção hábitos mais sustentáveis, como a redução do uso de plásticos descartáveis e a escolha de opções de transporte mais ecológicas.
Em 2024, foram recolhidas mais de 814 toneladas de resíduos das estações e áreas administrativas da Linha 4-Amarela — uma redução de cerca de 15% em relação a 2023, que registrou 965,23 toneladas. Na Linha 5-Lilás, o destaque foi o ano de 2023, quando a concessionária bateu recorde de reciclagem com 1.481,39 toneladas provenientes de um leilão de sucata metálica. Já em 2024, foram descartadas aproximadamente 658 toneladas.
Nas linhas 8 e 9, o volume total em 2023 foi de 7.254,17 toneladas, e em 2024 caiu para 2.077,12 toneladas. Mesmo com a redução, o volume ainda é expressivo. Desde o início da concessão dessas linhas, foram retiradas 471,54 toneladas de resíduos descartados irregularmente no entorno das estações. A equipe de Meio Ambiente realiza frequentemente a retirada desses materiais para garantir segurança operacional e preservar o ambiente natural.
“A reciclagem não é apenas uma ação ambiental; é um compromisso contínuo com a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Mais do que números, nossos avanços em reciclagem refletem o esforço coletivo de colaboradores e clientes em prol de um ambiente mais limpo”, explica Andre Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
A separação dos itens recicláveis é realizada por fornecedores parceiros. Entre os itens mais recolhidos nos trilhos estão entulhos, móveis quebrados, podas e restos de árvores, galhos e lixo doméstico. O acúmulo desses resíduos nas ferrovias pode comprometer a circulação dos trens, aumentar a presença de pragas, roedores e animais que proliferam doenças. A preocupação com a limpeza é constante, pois o excesso de lixo também compromete a drenagem da água em épocas de chuvas.
Reciclagem nas estações, pátios e logística reversa
Os bons resultados obtidos demonstram o sucesso das iniciativas da ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos últimos três anos, a Linha 4-Amarela reciclou 50,12% de todo o lixo gerado. A Linha 5-Lilás alcançou 89,75%, enquanto as linhas 8 e 9 registraram 40% de reciclagem no mesmo período.
Nas estações da ViaQuatro, os pontos de coleta seletiva estão divididos em cestos azuis, para resíduos recicláveis limpos e secos, e cinzas, para resíduos úmidos, orgânicos e não recicláveis. Cerca de 20% de tudo o que é descartado nas estações é reaproveitado e destinado a cooperativas e instituições especializadas em reciclagem.
No Pátio Presidente Altino, da ViaMobilidade, há coletores coloridos distribuídos por áreas externas, internas, de manutenção e administrativas, incentivando colaboradores a descartarem corretamente os resíduos. Os materiais recicláveis são direcionados para a Central de Resíduos, onde são separados antes de seguir para a destinação final. Já os resíduos pesados são enviados a cooperativas parceiras, gerando impacto social positivo ao ampliar a contratação de catadores.
Todo óleo de lubrificação da manutenção que é utilizado pelos trens das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda também é reaproveitado e passa por um processo chamado rerrefino, que consiste no reaproveitamento dessa matéria-prima para transformação em um novo óleo. Essa solução traz vantagens econômicas para as empresas, além de benefícios para o meio ambiente. Outra iniciativa importante é o reaproveitamento de uniformes em bom estado. Após passarem por higienização, desfibramento e reciclagem, cerca de 90% do tecido são recuperados e transformados em mantas para veículos e até novos uniformes, promovendo o reaproveitamento dos itens como matéria-prima sustentável.
Reciclagem de uniforme
“Na ViaQuatro, a preocupação com a reciclagem dos mais diversos itens de manutenção, de resíduos oriundos das estações, pátios e áreas administrativas, é uma constante. A equipe de Meio Ambiente realiza o monitoramento de pontos de lixo e a retirada dos resíduos com frequência e orientamos nossos clientes para fazer uma melhor destinação do lixo enquanto transitam pelas estações”, pontua Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.
As lâmpadas das estações e dos pátios também são recicladas, evitando que substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo contaminem o meio ambiente. Além disso, em março deste ano, a ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 instalou 75 coletores de bitucas em 40 estações, pátios e áreas administrativas. As bitucas recolhidas são transformadas em massa de celulose, posteriormente utilizada para produzir flores, capas de agendas e blocos de anotações.
Reciclagem e o enfrentamento à crise climática
A reciclagem promovida pela ViaQuatro e ViaMobilidade ajuda a reduzir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, o que contribui para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa provenientes da decomposição de materiais orgânicos e da produção de itens a partir de matérias-primas virgens.
Ao reutilizar materiais, as concessionárias economizam energia e recursos naturais, colaborando para a redução da pegada de carbono e contribuindo com ações práticas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
A adoção de práticas sustentáveis e o investimento contínuo em ações ambientais reforçam o compromisso da ViaQuatro e da ViaMobilidade com um futuro mais limpo, eficiente e consciente.
+++
ViaQuatro A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
ViaMobilidade – Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade - Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, fará ligação também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!