Candidatos ao Conselho Tutelar dão início à campanha eleitoral

0

Entre esta quinta-feira (31/08) e 29 de setembro (29/08), os 17 concorrentes inscritos poderão apresentar suas propostas; eleição definirá dez nomes para as duas unidades de Suzano

Nesta quinta-feira (31/08), começa a campanha eleitoral que definirá os dez novos conselheiros tutelares de Suzano. Após a etapa de inscrições, compreendida entre 3 de abril e 5 de maio, e respeitado o período de avaliação, recursos, apelações e da prova aplicada, a lista final de candidatos foi divulgada em 25 de agosto, apresentando os 17 postulantes às vagas. Os concorrentes poderão apresentar suas propostas à população até o dia 29 de setembro (sexta-feira), já que em 1º de outubro (domingo) serão realizada a eleição, conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Todos os munícipes com idade igual ou superior a 16 anos, com título eleitoral, terão direito a votar em um dos seguintes candidatos, cujos apelidos eleitorais e números de identificação estão representados entre parênteses: Alfredo Taboada de Faria (Alfredo Taboada, nº 05); Arlete Batista de Melo Pacheco (Arlete Pacheco, nº 71); Maria Cecilia de Abreu (Cecilia Abreu, nº 25); Francisca Aparecida Xavier (Chica Xavier, nº 28); Aparecida Dias de Oliveira (Cida Dias, nº 63); Luiz Guilherme Belan da Silva (Gui, Filho do Pedrinho do Mercado, nº 72); Jaqueline Esteves Francisco (Jaqueline Esteves, nº 70); José João Silva (nº 54); Luciene Santos Ribeiro da Silva (Luciene Santos, nº 53); Eli Tavares de Lima (Professora Eli, nº 38); Regiane Maris dos Santos, (Rê da Casa Branca,  nº 61); Rita de Cássia Cavalcanti Machado (Rita Cavalcanti, nº 66); Rosemary Santos da Silva (Rosemary Santos, nº 36); Sonia Aparecida da Silva Pimenta (Sonia Pimenta, nº 43); Maria de Fátima dos Anjos (Teka Fátima, nº 46); Valdete da Silva Nicomedes Ramos  (Valdete Ramos, nº 30); e Vanessa de Oliveira Angelo (Vanessa Angelo, nº 13).

No dia, haverá três locais de votação, sendo eles: Escola Municipal Antônio Marques Figueira (rua Missionária Sara Cooper, 27 – Centro); Escola Estadual Dr. Anis Fadul (rua Benedito José Rangel 95 – Vila Rica) e Escola Estadual Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra (rua Presbítero Benedito de Oliveira 61 – Jardim Dona Benta). Para saber em qual unidade poderá votar, basta lembrar a unidade onde costuma comparecer nas eleições para definição dos membros do Executivo e Legislativo. Na lista ao final do texto, estão agrupados os locais por cada polo regional.

Após o pleito, todos os candidatos eleitos passarão por um período obrigatório de capacitação, tanto para os titulares (dez mais votados) quanto para os demais (suplentes). De acordo com as notas tiradas nas provas que foram aplicadas anteriormente, os novos integrantes poderão escolher em qual das duas unidades de Suzano eles querem atuar. O Conselho Tutelar 1 fica na rua Barão do Rio Branco, 249, na Vila Costa, e o Conselho Tutelar 2 está situado na rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, 60, no bairro Cidade Boa Vista. A partir de janeiro de 2024, quando serão iniciadas as atividades dos conselheiros, as áreas de atuação de cada unidade ficará assim definida: da linha férrea sentido centro até o limite com Ribeirão Pires, será a área de atuação do Conselho Tutelar 1, e da linha férrea sentido região norte, será a área de atuação do Conselho Tutelar 2.

Os conselheiros eleitos terão como principais atribuições atendimento e proteção às crianças e aos adolescentes que tiverem seus direitos violados ou ameaçados; atendimento e orientação aos pais ou responsáveis, buscando superar as dificuldades que afetam o bem-estar das crianças e dos adolescentes; e requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação e assistência social. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar (CECT) do Comdicas, Carlos Alberto Santiago de Araújo, falou sobre essa importante etapa do processo eleitoral. “Os candidatos poderão dialogar com os munícipes durante as próximas quatro semanas, expondo suas ideias e seu envolvimento com esse público. Sabemos que os Conselhos Tutelares promovem um trabalho essencial no acolhimento das demandas relativas às crianças e aos adolescentes. Desejamos, assim, que esse período seja proveitoso para todos os candidatos”, declarou.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou a relevância do trabalho realizado. “O Conselho Tutelar tem como missão representar a sociedade na proteção contra qualquer ação ou omissão do Estado, ou dos responsáveis legais, que resultem na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por isso, é fundamental que ocorra uma mobilização importante da sociedade em torno da campanha eleitoral, de forma que haja um debate saudável e que possamos contribuir ainda mais com as políticas públicas para esse público”, ressaltou o chefe da pasta.

Candidatos

– Alfredo Taboada de Faria (Alfredo Taboada, nº 05)

– Arlete Batista de Melo Pacheco (Arlete Pacheco, nº 71)

– Maria Cecília de Abreu (Cecília Abreu, nº 25)

– Francisca Aparecida Xavier (Chica Xavier, nº 28)

– Aparecida Dias de Oliveira (Cida Dias, nº 63)

– Luiz Guilherme Belan da Silva (Gui, Filho do Pedrinho do Mercado, nº 72)

– Jaqueline Esteves Francisco (Jaqueline Esteves, nº 70)

– José João Silva (nº 54)

– Luciene Santos Ribeiro da Silva (Luciene Santos, nº 53)

– Eli Tavares de Lima (Professora Eli, nº 38)

– Regiane Maris dos Santos, (Rê da Casa Branca, nº 61)

– Rita de Cássia Cavalcanti Machado (Rita Cavalcanti, nº 66)

– Rosemary Santos da Silva (Rosemary Santos, nº 36)

– Sonia Aparecida da Silva Pimenta (Sonia Pimenta, nº 43)

– Maria de Fátima dos Anjos (Teka Fátima, nº 46)

– Valdete da Silva Nicomedes Ramos (Valdete Ramos, nº 30)

– Vanessa de Oliveira Angelo (Vanessa Angelo, nº 13)

EE Zeikichi Fukuoka.

Polo Região Sul

• Escola Estadual Dr. Anis Fadul / Rua Benedito José Rangel, 95 – Vila Rica

Unidades que foram aglutinadas neste polo:

EM Adélia de Lima Franco ;

EE Anderson da Silva Soares;

EM Angela Martins de Oliveira;

EM Chácara Duchen;

EE Chojiro Segawa;

EE Doutor Anis Fadul;

EM Engenheiro Isaias Martinelli Gama;

EE Euclides Igesca;

EE Helena Zerrenner;

EE José Camilo de Andrade;

EM Lidia Lima da Silva;

EM Manoel Vicente Ferreira;

EM Noêmia Santos Costa;

EM Odário Ferreira da Silva;

EE Professor Doutor Giovanni Battista Raffo;

EE Professor José Papaiz;

EM Professor Paulo Henrique Barreiros;

EM Professora Maria Odete Cará Gouveia;

EE Roberto Bianchi;

EM Sonia Regina Alonso Ostermayer.

Polo Região Norte

• EE Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra / Rua Presbítero Benedito de Oliveira, 61 – Jardim Dona Benta

Unidades que foram aglutinadas neste polo:

EM Amália Maria de Jesus;

EM Ana Rita Gomes;

EM Avelino de Lima  Franco;

EE Comandante Jacques Yves Cousteau;

EE Comendador Basílio Machado Neto;

EE Gilberto de Carvalho;

EE José Benedito Leite Bartholomei;

EM José Celestino Sanches;

EM Orlando Digênova;

EE Oswaldo de Oliveira Lima;

EM Professor Antônio Maschietto;

EE Professor David Jorge Curi;

EE Professor Masaiti Sekine;

EE Professor Tochichico Yoshikava;

EM Professora Ignez de Castro Almeida Mayer;

EE Professora Jandyra Coutinho;

EE Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra;

EM Professora Therezinha Pereira Lima Muzel;

EE Professora Yolanda Bassi;

EM Rui Ferreira Guimarães;

EM Sérgio Simão;

EE Vereador Antônio Garcia;

EM Vereador Waldemar Calil;

EM Victor Salviano.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano 

source

Anúncios

Deixe uma resposta