Defesa Civil realiza capacitação para integrantes do Tiro de Guerra

0

Primeira atividade ocorreu na manhã desta sexta-feira (01/09) com cem atiradores que residem em mais de 20 bairros de Suzano

A Defesa Civil de Suzano deu início na manhã desta sexta-feira (01/09) ao 12º curso do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A ação, realizada no Tiro de Guerra (TG02-081), no bairro Chácara Faggion, foi direcionada a cem atiradores residentes em mais de 20 bairros no município que, posteriormente, poderão usar os conhecimentos obtidos para identificar possíveis riscos e apoiar a população suzanense em casos de necessidade.

O início da capacitação, marcada pelas presenças do diretor da Defesa Civil, Antônio Wenzler, e da coordenadora do Nupdec, Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos, buscou trabalhar o tema “Anomalias da Construção Civil”, visando preparar o público presente para atuar em alguma eventualidade. Além disso, ao longo da qualificação também serão ministrados os tópicos “Animais Peçonhentos”, “Impactos Ambientais”, “Alagamento” e “Fogo em Mato”. Os encontros ocorrerão semanalmente e a previsão é de que as aulas se estendam até a segunda quinzena de outubro.

Um dos objetivos do Nupdec é formar o cidadão para conhecer e reconhecer casos adversos, prevenir acidentes e, em caso de necessidade, ter conhecimento para agir em ocorrências, inclusive auxiliando aqueles que mais precisam até a chegada das autoridades policiais.

Além disso, 70 servidores da Secretaria de Educação de Suzano que atuam no programa “Prevenir a Violência Escolar” estão finalizando o 11º curso do Nupdec no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro. A ação visa instruir acerca dos procedimentos de acolhimento dos alunos, como também para prevenir e atuar nas situações adversas nas diferentes localidades de Suzano com o objetivo de garantir a integridade dos munícipes.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler, este encontro inicial foi muito produtivo. “Todos se mostraram bastante empenhados em aprender e, posteriormente, colocar os ensinamentos em prática caso seja necessário. Realizar primeiros-socorros ou ações que previnem acidentes são movimentos que podem salvar vidas, por isso ressalto a importância dessas formações”, disse.

Por sua vez, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou que a atividade pretende oferecer cada vez mais apoio e suporte aos suzanenses. “Buscamos proporcionar uma qualificação capaz de orientar os alunos acerca de como agir em situações de risco. Muitos acidentes podem ser evitados ou ter seus danos reduzidos se houver uma primeira ação exitosa. Em caso de eventualidades, os participantes estarão devidamente instruídos para proceder de forma segura e acionar as forças competentes”, afirmou.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

source

Anúncios

Deixe uma resposta