Equipe da UBS do Parque Maria Helena orienta sobre tuberculose em feira do bairro

0

22/09/2023

Equipe da UBS do Parque Maria Helena orienta sobre tuberculose em feira do bairro

Reforço sobre a doença foi promovido durante abordagens a mais de cem pessoas, com entrega de folhetos e pote para coleta de escarro aos que apresentaram sintomas

A Secretaria de Saúde de Suzano intensificou a busca ativa de casos de tuberculose na feira livre do Parque Maria Helena, localizada na rua Benedito Faria Marques Filho, durante a manhã desta sexta-feira (22/09). Na data definida pela pasta como o Dia D da campanha contra a doença, uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Isack Oguime, que fica no bairro, reforçou orientações com feirantes e frequentadores.

A ação foi organizada pelo Ambulatório Municipal de Tisiologia e contou com a coordenação da enfermeira Elizângela Lima e do médico pneumologista Paulo Henrique Braga Bizarria. Entre 9 e 11 horas, mais de cem pessoas foram abordadas pelos profissionais de Saúde, que lembraram do quadro clínico da tuberculose, cujos sintomas incluem tosse seca ou expectoração por mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito e febre no fim do dia, acompanhada de suores noturnos.

Durante a conversa, aqueles que demonstraram alguns desses sinais receberam um pote para coleta de escarro e recomendação para comparecimento a uma unidade de saúde. Aos demais, foram entregues folhetos informativos sobre a doença, que pode afetar os pulmões e outros órgãos e tecidos, como a pleura (membrana que reveste os pulmões), os gânglios linfáticos, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Participaram da atividade na feira do Parque Maria Helena a enfermeira Alaíde Gomes; a técnica de enfermagem Rosângela Silva; o auxiliar de enfermagem Jackson Figueroa; os auxiliares administrativos Guilherme Paiola, Marcelo Camargo e Karina Pereira; e a ajudante geral Simaria Souza. Para contribuir com o trabalho da equipe, um carro de som também transmitiu as informações referentes aos sintomas da tuberculose.

Nesta sexta-feira, ainda foi promovida busca ativa para identificação de casos junto aos pacientes que estiveram na Unidade de Saúde da Família (USF) Marcelino Maria Rodrigues, no Jardim Brasil; na USF Maria José Lima Souza, no Jardim Ikeda; e na USF Antonio Marques de Carvalho, no Jardim Maitê. Também foram realizadas abordagens aos munícipes nas ruas da Vila Fátima.

Na última semana de setembro, o trabalho ainda será desenvolvido nos estabelecimentos comerciais da avenida Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena, no dia 27 (quarta-feira), a partir das 11 horas. Em 28 de setembro (quinta-feira), às 10 horas, haverá palestra sobre o tema na USF Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim, e na USF Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José.

A diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, falou que as ações de busca ativa são fundamentais. “Por meio dessa iniciativa, conseguimos identificar precocemente os casos de tuberculose e dialogar com os moradores sobre os sintomas que devem ser observados. Também reforçamos os cuidados sobre a doença com um número maior de munícipes, que passam a saber em que momento devem procurar os postos da rede municipal”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, lembrou que a pasta vem desenvolvendo inúmeras atividades nos bairros, para levar as orientações necessárias para a população. “Na quinta-feira, promovemos um encontro sobre saúde mental no bairro do Sesc e nesta sexta-feira intensificamos as ações contra a tuberculose no Parque Maria Helena, entre outras localidades. O objetivo é compartilhar informações importantes com os munícipes e indicar os procedimentos a serem adotados em cada caso”, destacou.


source

Anúncios

Deixe uma resposta