Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2026

19 de julho de 2026

Fundação Florestal de SP encerra inscrições de concurso público para 68 vagas neste domingo (19)

19 de julho de 2026

Na China, Guterres propõe Fundo Global para superar desigualdades em IA

19 de julho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Suzano » GPA resgata 32 animais silvestres e impede desmatamento, extração e descarte irregulares

GPA resgata 32 animais silvestres e impede desmatamento, extração e descarte irregulares

RedacaoBy Redacao20 de setembro de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Grupamento da Guarda Civil Municipal atuou em 11 bairros em um curto período; entre as espécies resgatadas estão uma preguiça e três ouriços

O trabalho realizado pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, entre os dias 2 e 18 de setembro, resultou no resgate de 32 animais silvestres e na interrupção de desmatamento, descarte irregular e extração ilegal de minério em 11 casos diferentes. A maioria das ocorrências chegou ao conhecimento dos agentes por meio de informação passada pelos moradores, ao passo que um caso foi descoberto durante patrulhamento.

Na primeira intervenção do grupamento, um ouriço foi encontrado em uma empresa localizada no Jardim Natal. Após verificação das condições do animal, ele foi devolvido ao seu habitat. Outros dois ouriços foram localizados em Suzano, um no Jardim São José e outro no Raffo e, assim como no primeiro resgate, os animais foram devolvidos à natureza. Ambos os casos ocorreram na terça-feira da semana passada (12/09).

Filhotes da espécie Gambá-de-orelha-preta também foram resgatados, oito deles no Jardim Gardênia, no dia 5 (terça-feira), e mais sete no Meu Cantinho, na última sexta-feira (15/09). Em se tratando de animais com poucos dias de vida, os espécimes foram enviados para tratamento em locais especializados.

Há dois domingos (10/09), uma preguiça foi resgatada em uma área de mata do bairro Fazenda Aya após um grupo de pessoas tentar capturá-la, a ação foi impedida por moradores do local. Acionado, o GPA, com apoio da Defesa Civil, promoveu a soltura do animal na natureza.

Por sua vez, um sagui foi encontrado por um morador do Jardim Caxangá caído após ter recebido uma carga de eletricidade e o levou para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na última quinta-feira (14/09). A pasta acionou o grupamento e enviou o animal para uma unidade de recuperação para receber tratamento.

Um dia depois, nova denúncia informou que um morador da rua Doutor Oswaldo Pansardi, no Jardim Residencial Suzano, mantinha 12 pássaros silvestres em gaiolas sem autorização. Os animais foram encaminhados para uma unidade de recuperação. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial do Boa Vista.

Ilegais

Além da recuperação dos animais, o Grupamento de Proteção Ambiental interrompeu outras três atividades ilegais neste período. Na última quarta-feira (13/09), na ação descoberta por meio de patrulhamento do GPA, os agentes se depararam com uma grande área desmatada. No espaço, ainda havia uma retroescavadeira promovendo a derrubada da vegetação e movimentando terras sem nenhum tipo de autorização. Duas pessoas foram presas em flagrante e levadas para a Delegacia de Polícia Central.

Um dia depois, o grupamento foi acionado para averiguar uma área de descarte irregular de resíduos sólidos no Jardim Santa Inês e encontraram uma mulher que disse ser responsável pelas atividades. Ela foi orientada a entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano.

Por fim, na última segunda-feira (18/09), os agentes foram acionados para verificar uma informação sobre extração mineral ilegal na estrada do Morro Grande, na Chácara Monte Carlo. No local havia três homens promovendo as ações irregulares e foram encaminhados para a Delegacia Central da cidade.

O secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, destacou a agilidade do GPA para atender todas essas ocorrências. “Foram 11 casos em apenas 17 dias, alguns envolvendo um nível maior de gravidade e outros não. Porém, o que é importante perceber é que no momento em que fomos acionados nosso GPA prontamente respondeu ao chamado. Nossos agentes possuem treinamento para lidar com esses animais e realizaram um grande trabalho”, apontou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano 

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Relacionado

source

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Pavilhão Zumbi dos Palmares recebe inscrições para oficinas culturais

18 de julho de 2026

Segurança Cidadã promove aula inaugural que garantirá formação do Nupdec para cem atiradores

18 de julho de 2026

Produtos agroecológicos e orgânicos são destaques em feiras livres de Suzano

17 de julho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2026

19 de julho de 2026

Fundação Florestal de SP encerra inscrições de concurso público para 68 vagas neste domingo (19)

19 de julho de 2026

Na China, Guterres propõe Fundo Global para superar desigualdades em IA

19 de julho de 2026

Proteção Animal faz entrega de senhas para mutirão de castração no Centro

19 de julho de 2026

ESF Gleba é a 23ª unidade de saúde reinaugurada após reforma completa em São Vicente

19 de julho de 2026

Atibaia Fest 2026 recebe mais de 1,7 mil alunos da rede municipal para dias de lazer e integração

19 de julho de 2026

Sebrae-SP e Prefeitura de Ouroeste promovem primeira edição do Empretec Rural

19 de julho de 2026

POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC

19 de julho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d