Segurança Cidadã forma 11ª turma do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil

0

Evento no Mirambava marcou a entrega dos certificados a 69 servidores da Secretaria Municipal de Educação que integram o programa ‘Prevenir a Violência Escolar’

A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano concluiu nesta quarta-feira (20/09) o 11º curso do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) e promoveu a entrega de certificados para 69 servidores da administração municipal no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro. Nesta edição, a formação foi direcionada aos profissionais da Secretaria Municipal da Educação que integram o programa “Prevenir a Violência Escolar”, os capacitando para agir não só no acolhimento aos alunos, como também para prevenir e atuar nas situações adversas em diferentes bairros com o objetivo de garantir a integridade dos moradores.

Participaram da atividade, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva; a assessora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; a coordenadora do Nupdec, Viviane Raquel Rodrigues; e a coordenadora do programa “Prevenir a Violência Escolar”, Eliane Maria do Carmo Silva Alencar.

O curso teve início em 2 de agosto e contou com seis encontros nos quais os servidores receberam orientações sobre “Alagamentos, Enchentes e Inundações”, “Fogo em Mato”, “Impactos Ambientais”, “Primeiros-Socorros”; “Animais Peçonhentos”; e “Anomalias da Construção Civil”. Além da Defesa Civil, a capacitação também foi proporcionada por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Zoonoses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A coordenadora do “Prevenir a Violência Escolar” enalteceu a importância de integrar os servidores que fazem parte do programa à formação do Nupdec. “São esses profissionais que fazem as visitas às famílias das crianças que são acompanhadas pela secretaria. Por isso, eles se tornam agentes multiplicadores das orientações a serem passadas nas situações que envolvem os eventos adversos”, disse Eliane.

Já a coordenadora do Nupdec destacou que a formação de mais uma turma amplia o número de profissionais da administração municipal que estarão preparados para dar suporte à população em momentos de emergência. “Garantimos capacitação para mais 69 pessoas, que reforçam o elo entre o Poder Público e a comunidade. A intenção foi prepará-los para agir quando for necessário, orientando sobre as iniciativas a serem tomadas até o socorro chegar”, declarou Viviane.

Por sua vez, a assessora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, afirmou que a inserção do grupo que compõe o “Prevenir a Violência Escolar” dentro da comunidade potencializará a ação do Nupdec. “Os profissionais do programa poderão levar informação de qualidade para um número grande de munícipes. Eles são articuladores comunitários e passam a ter mais uma formação importante, que os deixa capacitados para instruir e garantir esse canal de comunicação tão fundamental em diversas circunstâncias”, pontuou a assessora.

O secretário de Segurança Cidadã destacou que a Defesa Civil de Suzano fica mais fortalecida com a formação das novas turmas do Nupdec. “A primeira intervenção faz toda a diferença durante a ocorrência de um evento adverso. Por isso, essa capacitação garante a mais profissionais da administração municipal a formação adequada para que possam agir numa emergência a fim de ajudar outros moradores. Agradecemos a parceria com as outras secretarias, que nos ajudam a proporcionar essa formação”, ressaltou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

source

Anúncios

Deixe uma resposta