Público poderá comparecer à Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, quarta e quinta-feira, para receber orientações sobre os programas sociais

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano promoverá nesta semana um agendamento especial a famílias residentes do bairro Fazenda Aya e adjacências visando à atualização de dados referentes ao Cadastro Único (CadÚnico).

Os serviços serão prestados na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, situada na estrada Fazenda Viaduto, 6.000, tanto na quarta-feira (04/10), entre 9 horas e meio-dia, quanto na quinta-feira (05/10), das 14 as 16 horas, e servirão como um pré-atendimento para os trabalhos que serão realizados neste sábado (07/10), no mesmo local. Durante o agendamento, as equipes da Assistência e Desenvolvimento Social vão orientar os munícipes sobre os documentos que deverão ser apresentados no sábado a depender do tipo de serviço solicitado.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. O procedimento traz informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio e dados de cada um dos componentes da família. A partir daí, o Poder Público pode formular e implementar políticas específicas que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que esses moradores estão expostos.

As famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão ou permanência em programas sociais implementados pelo Poder Público nas três esferas do governo. O cadastro possibilita a inclusão em diversos programas e benefícios, como o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, um documento que possibilita acesso de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

O secretário Geraldo Garippo ressaltou a importância de garantir suporte a população que fica distante dos polos disponibilizados pela administração municipal. “A gente quer aproximar o Cadastro Único do cidadão que tem direito de participar dos programas sociais. Por isso, entendemos ser necessário oferecer esse suporte nos bairros mais afastados dos postos de atendimento relacionados à pasta, como a Fazenda Aya. Nosso objetivo é facilitar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social aos serviços promovidos pela prefeitura”, disse Garippo.

Postos fixos

A Prefeitura de Suzano atende a população de forma contínua nos postos fixos de atendimento referentes ao CadÚnico. De segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, os munícipes podem tirar dúvidas sobre os programas sociais no seguintes locais: Cad Gardênia Azul (Rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Varan); Cad Casa Branca (Rua Maria Clara Tavares, 125 – Parque Residencial Casa Branca); Cad Centro (Rua Monsenhor Nuno, 595 – Centro); Cad Palmeiras (Rua Índio Tibiriçá, 11641 – Palmeiras); e Cad Boa Vista (Avenida: Katsutoshi Naito, 955 –Sesc). Também é disponibilizado o canal “Tira-dúvidas”, por meio do whatsapp (11) 97815-4886.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

source

Anúncios

Deixe uma resposta