Exposição ‘Monet À Beira D’Água’ é oferecida para mais de 350 alunos da rede municipal

0

04/10/2023

Exposição ‘Monet À Beira D’Água’ é oferecida para mais de 350 alunos da rede municipal

Iniciativa foi realizada nesta semana nas Escolas Municipais Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida e Professora Mércia Amaral Andrade Brito

Cerca de 350 alunos das Escolas Municipais Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida, do bairro dos Moreiras, e Professora Mércia Amaral Andrade Brito, do Parque Residencial Casa Branca, participaram nesta semana da exposição “Monet À Beira D’água”, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/1991) e promovida pelo grupo Educativo Itinerante. Na oportunidade, crianças do G5 ao 5º ano tiveram uma experiência imersiva de acesso às obras do pintor impressionista francês Claude Monet.

A ação, que envolveu a contemplação de um espaço expositivo com música, teve como objetivo democratizar o acesso à arte e estimular valores importantes como criatividade, aprendizado e imaginação.

No primeiro dia de atividades, na última segunda-feira (02/10), na Escola Municipal Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida, houve a participação de 111 alunos. Já professores e demais funcionários tiveram contato com os óculos de realidade virtual, que, na ocasião, foram disponibilizados para mergulhar pelas obras, passando desde a galeria de arte Musée de l’Orangerie, em Paris, até o ateliê do artista francês.

Por sua vez, no dia seguinte (03/10), 241 estudantes da Escola Municipal Professora Mércia Amaral Andrade Brito participaram de atividades diversas relacionadas ao tema, também promovidas pelo grupo Educativo Itinerante, como pinturas em mini quadros, música no pátio, além de um trabalho direcionado ao desenvolvimento da expressão e movimento artístico.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a imersão na arte proporciona o desenvolvimento da argumentação crítica. “Por meio da análise de obras musicais, pinturas, esculturas e demais expressões, é possível trabalhar a capacidade do entendimento acerca de todas camadas da sociedade, tendo em vista que os diferentes estilos artísticos são produzidos com base nas mais variadas culturas. Por isso, consideramos que promover este tipo de iniciativa é fundamental na formação das crianças, de modo que elas sejam incentivadas a criarem habilidades interculturais”, afirmou.


source

Anúncios

Deixe uma resposta