Portelão ganha espaço exclusivo para pessoas com Transtorno de Espectro Autista

0

10/10/2023

Portelão ganha espaço exclusivo para pessoas com Transtorno de Espectro Autista

Local funcionará de segunda-feira a sábado e será utilizado para atendimentos em áreas que contribuem com o desenvolvimento pessoal e reuniões de pais

A Prefeitura de Suzano inaugurou nesta segunda-feira (09/10) um equipamento para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, na região central da cidade. Para marcar a abertura do espaço, foi promovida uma cerimônia especial que contou a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, de secretários municipais, vereadores, do embaixador do Grupo Unido à Família com Autismo (Gufa), Paulo Rogério, e da presidente da União Família Azul (UFA), Ana Paula Pereira.

A administração municipal, por meio das Secretarias de Governo e de Esportes e Lazer, em conjunto com a UFA, entidade composta por familiares de pessoas com TEA, trabalharam para a concepção do local, que foi estruturado para proporcionar atendimentos multidisciplinares nas áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia ABA (abordagem terapêutica focada no comportamento), Psicomotricidade, Odontologia e Neurologia. Profissionais voluntários receberão crianças e jovens entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, em horário que ainda está sendo trabalhado.

O espaço é composto por duas salas, sendo que uma será direcionada às atividades sensoriais, com decoração mais alegre e brinquedos estimulantes, e a outra com caráter mais reservado, para atendimentos que exigem foco, relacionados à Fonoaudiologia e Psicologia ABA. Atualmente a UFA tem três profissionais para trabalhar de forma voluntária no espaço, além deles há dois terapeutas ocupacionais, um fisioterapeuta e um dentista. Estudantes também devem compor quadro por meio de estágios em parceria realizada com universidades.

Em termos de acolhimento dos pais, o espaço será a sede das reuniões e rodas de conversas sobre os serviços e atendimentos. No local, os munícipes também conhecerão mais sobre a UFA e poderão realizar inscrição para terem acesso aos serviços. Atualmente, a entidade acolhe 538 pessoas com autismo cadastradas com laudo, e cerca de 150 estão em processo para receberem o documento. Ou seja, a expectativa é de atender mais de quase 700 pessoas no novo espaço, neste primeiro momento.

O equipamento localizado no Portelão se soma a outros serviços oferecidos pela administração municipal para o público com autismo, como a natação terapêutica na Piscina Municipal do Parque Max Feffer, para 300 alunos da UFA; o atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino, para 300 alunos nas escolas; o polo exclusivo no Monte Cristo e a emissão de 400 unidades da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Há exatamente um ano, em 10 de outubro de 2022, o prefeito Rodrigo Ashiuchi assinou o decreto 9.845/22 que viabilizou a emissão da Ciptea. Por isso, o vereador Artur Takayama, autor da Lei 5.352/2022 que a institui, lembrou desse registro durante a inauguração das salas do Portelão. “Fico feliz de poder contribuir com as conquistas do público autista em nossa cidade. Tive a satisfação de poder legislar sobre o tema e venho parabenizar a prefeitura e a União Família Azul por mais esse serviço em nosso município”, disse o parlamentar.

A presidente da UFA falou sobre a emoção de ver esse espaço inaugurado. “Nós atuamos diariamente para acolher as crianças e jovens de nossa entidade da melhor forma possível. Temos certeza que essa nova estrutura nos dará ainda mais condições de potencializar esse trabalho, que tanto beneficia as famílias suzanenses”, disse Ana Paula.

Por sua vez, o prefeito de Suzano, destacou que a administração municipal tem trabalhado em políticas inclusivas, que buscam dar o suporte necessário para que os munícipes possam se desenvolver. “Somos parceiros da Apae, do Centro de Convivência, da Aadvis, da União Família Azul e das demais entidades que prestam um serviço grandioso em nossa cidade. Quero cumprimentar os profissionais que atuam para garantir melhores condições de vida para os nossos cidadãos. A prefeitura está ao lado de todos, trabalhando para proporcionar o atendimento necessário e garantindo o acolhimento que todos merecem”, ressaltou Ashiuchi.

Presenças

Também participaram da cerimônia os secretários Pedro Ishi (Saúde); Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social); Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esportes e Lazer); Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e chefe de Gabinete); e Paulo Pavione (Comunicação). Além de Artur Takayama, também participou da solenidade a vereadora Gerice Lione.

O TEA

O Ministério da Saúde classifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

 

 


source

Anúncios

Deixe uma resposta