Vereador Claudio Ramos PL lamenta adesao de Ferraz a Regional da SabespApós questionamento do vereador (foto) Claudio Ramos Moreira (PT), em setembro passado, a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos informou que aderiu à Unidade Regional de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (Urae-1) Sudeste, em 07 de dezembro de 2021. Para o Poder Executivo, o ingresso é necessário tendo em vista a universalização dos serviços públicos de água e esgoto previsto para até o dia 31 de dezembro de 2033.

Ainda, na opinião do Palácio da Uva Itália, a adesão da cidade à nova estrutura administrativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) implica no reconhecimento da necessidade de gestão associada para o exercício das funções relativas a tais serviços públicos. Além disso, o governo municipal acredita que a decisão adotada poderá acarretar no restabelecimento do equilíbrio financeiro dos contratos vigentes, incluindo também a compatibilização dos prazos firmados.

Para a Prefeitura Municipal, tratou-se de um ato administrativo assinado com o governo paulista, ou seja, com o maior acionário da Sabesp que não precisou, portanto, passar por autorização do Poder Executivo. Em contrapartida, a adesão de Ferraz de Vasconcelos pavimenta o caminho para o processo de privatização da empresa para a iniciativa privada, conforme deseja o atual governador, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Aliás, o gestor sonha em vender à Sabesp até dezembro deste ano.

Em compensação, o vereador Claudio Ramos vem se manifestando claramente contra a privatização da companhia, que é um patrimônio do povo paulista e, portanto, não deveria ser desfeito desta forma. O petista, por sua vez, tem realizado movimento político para tentar impedir a transferência do controle acionário da Sabesp para o setor privado. Para ele, assim como aconteceu no Rio de Janeiro, a venda da empresa prejudica os usuários. Hoje, a Sabesp atende 375 cidades paulistas.

Por Pedro Ferreira, em 17/10/2023.

source
Com informações da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos

source
Com informações da Suzano TV

Anúncios

Deixe uma resposta