17/10/2023

Secretário participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana

Objetivo foi de definir a instalação das cinco câmaras temáticas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e encaminhar o documento à Assembleia Legislativa

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, participou nesta terça-feira (17/10) da reunião de instalação das cinco câmaras temáticas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que reúne propostas de projetos estratégicos regionais. As câmaras foram aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (CDRMSP), reativado em agosto passado após um tempo de inatividade em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O encontro ocorreu na Secretaria de Estado Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, no centro da capital, e definiu a composição de cada uma das câmaras temáticas, possibilitando o início dos trabalhos.

Uma das missões da pasta estadual é a conclusão do PDUI e seu encaminhamento para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A ideia é refinar o plano, concluído em 2019, mas que ainda não foi enviado para a Alesp por conta da pandemia e da alteração de legislações de algumas cidades.

O secretário Vieira explicou que o objetivo das câmaras é de fazer uma reanálise de como o PDUI está se comportando nos dias de hoje para encaminhá-lo aos deputados estaduais. “Desde 2017 estamos participando da construção do PDUI, que deverá ser um importante plano de desenvolvimento para todas as cidades da Grande São Paulo e de ordenamento do território para os próximos anos e futuras gerações. A ideia é entender a dinâmica e como cada cidade colabora de alguma maneira ou tem interferência nesta gestão”, explicou o secretário.

As cinco câmaras são Mobilidade, Transportes e Logística; Desenvolvimento Econômico e Governança; Gestão Ambiental e Saneamento; Gestão Territorial, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; e Planejamento Integrado – PDUI. Para a composição das câmaras temáticas, foi adotada a divisão da RMSP em cinco sub-regiões, sendo Suzano integrante da sub-região Leste juntamente com Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel.

source
Com informações da Prefeitura de Suzano


source

Anúncios

Deixe uma resposta