Ação desta terça-feira contou com 120 viaturas de quatro e duas rodas e 300 agentes ao todo entre policiais militares, rodoviários, civis e guardas municipais

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano participou nesta terça-feira (16/01) da operação “Impacto Alto Tietê”, conduzida pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12). Durante a ação, o prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu a confirmação de que a Companhia de Ações Especiais da Polícia Militar (Caep) iniciou oficialmente os trabalhos na cidade.

A inauguração formal do espaço onde ficará o Caep – que será no mesmo local onde está instalado o 32º Batalhão de Polícia Militar – depende de alguns ajustes físicos na estrutura. De acordo com o comandante do CPA, o coronel Rodrigo Quintino, é possível que “até o final de fevereiro e começo de março” seja possível “marcar uma data” para a inauguração. “O que posso dizer é que o Caep já está trabalhando, nas ruas, dentro de Suzano e do Alto Tietê a partir de hoje e teremos essa inauguração formal em breve”, disse o comandante.

A megaoperação desta terça-feira foi iniciada no Parque Municipal Max Feffer e contou com 120 viaturas de quatro e duas rodas e 300 agentes ao todo, somando policiais militares, rodoviários, civis e guardas civis municipais (GCMs). Além da participação dos agentes de Suzano com todos os seus grupamentos, e de equipes da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, que isolaram o local de início da ação, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, também deu apoio à operação, que teve como objetivo destacar a força da integração das instituições de segurança pública do Alto Tietê no combate à criminalidade.

A atividade começou às 16 horas no Parque Max Feffer, com a revista inicial e preleção aos componentes das forças de segurança. A proposta da iniciativa foi a de aumentar a visibilidade e a sensação de segurança, de maneira a inibir práticas delituosas e reduzir os indicadores criminais. A ação foi abrangente, utilizando as modalidades de bloqueio, ações de visibilidade, saturação e patrulhamento tático.

A operação ocorreu simultaneamente em oito municípios da região e foi conduzida pelo comandante Rodrigo Quintino, que destacou o trabalho realizado com “excepcional sinergia” entre a Polícia Militar, a GCM de Suzano e as demais forças de segurança. “Estamos muito felizes em participar desta grande operação que combate a criminalidade não só aqui em Suzano como em outras cidades do Alto Tietê. Uma ação que conta até com o helicóptero Águia aqui em nossa cidade. Nossas equipes já estão empenhadas, preparadas e trabalhando muito no auxílio à Polícia Militar e demais forças de segurança”, destacou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva.

“É a maior operação aqui do Alto Tietê, que marca o início dos trabalhos do nosso esperado Caep aqui em Suzano. É uma unidade que vai trazer atendimento para toda a região. Contamos muito com esse trabalho de heróis e heroínas que diariamente trazem tranquilidade às pessoas”, completou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Atuaram na operação policiais da Cavalaria da Polícia Militar, da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep), além de guardas municipais de outras cidades do Alto Tietê.

Também prestigiaram o início das operações o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi; o responsável pelo Trânsito da cidade, Claudinei Galo; o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Victor Alessandro Ferreira Fedrizzi; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gilberto Tsutomu Ito; o delegado-seccional de Mogi das Cruzes, Mucio Mattos Monteiro de Alvarenga; o delegado-assistente da unidade, Júlio Vaz; a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano, Silmara Marcelino; o delegado titular do Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba, Marcio Cursino; e o delegado-assistente da Delegacia de Polícia Central de Suzano, Gabriel Budemberg Sandroni.

 

Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

Anúncios

Deixe uma resposta