Poá fará homenagem a mulheres que fazem história na cidade

0

Solenidade acontecerá no dia 08 de março, às 10 horas, na Câmara Municipal de Poá

O Dia Internacional da Mulher será celebrado em Poá com uma homenagem a 11 mulheres que marcam a história da cidade. A solenidade acontecerá às 10 horas, na Câmara Municipal (Rua Vereador José Calil, 100, Centro). O evento é organizado pelas Secretarias de Turismo; e da Mulher, que em parceria com a sociedade civil, realizou a seleção das mulheres que serão homenageadas neste ano. 

O objetivo, segundo a secretária municipal de Turismo, Cláudia de Deus, foi escolher mulheres que representem as demais nos diversos segmentos. “Convidamos para receber esta homenagem pessoas que são da cidade, que têm compromisso com a nossa terra e cuja história de vida serve de exemplo para todos nós”, explica. 

Serão homenageadas nesta edição:

Silvia de Toledo Silva

É Doutora em Educação pela PUC-SP; Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação; e, especialização em Psicopedagogia, pela UBC Mogi das Cruzes. Atuou por 45 anos na área educacional. É escritora, com mais de 15  livros publicados. 

Olga Picchi Aspázio

Munícipe há 91 anos em Poá. É professora na Rede Estadual de Ensino, aposentada. Presidiu a Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade por 24 anos e continua prestando trabalho voluntário nesta área. 

Maria das Neves Nicolau da Silva

Mais conhecida como Tia Lia. É enfermeira aposentada do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em 2004, criou o Grupo Esperança em Poá, com trabalho social a crianças e seus familiares. 

Marion Cintra de Campos

É assistente social, formada pela PUC-SP, exercendo a profissão no Reino da Garotada de Poá e na Prefeitura Municipal até se aposentar. Foi a primeira Assistente Social formada. Cursou a faculdade de teologia Paulo VI, em Mogi das Cruzes e pós-graduação em Teologia Bíblica na Faculdade Católica de São José dos Campos. É autora do livro “Cadeira de Balanço”.

Mary Aparecida Elias 

Formou-se em economia pela Universidade de Mogi das Cruzes e em medicina pela Universidade de Taubaté. Trabalha há 38 anos no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Em 2017 ingressou na ONG “Sementes da Saúde”, participou de duas missões na África, em Benin; e no barco Hospital Papa Francisco, atendendo as populações da zona ribeirinha do Rio Amazonas. Participa de ações em várias casas de detenção. É nadadora, representando Poá nos Jogos da Melhor Idade e nas Maratonas de Águas Abertas.

Valéria Mára Peres Vieira

É técnica em Nutrição e bacharel pela Universidade de Mogi das Cruzes. É servidora pública desde 1983 na Prefeitura de Poá, iniciando como escriturária. Hoje atua como Chefe do Departamento da Secretaria de Administração.

Maria de Lourdes Gatti

Cursou o Magistério e tornou-se professora do Estado de São Paulo. Foi professora da Escola Estadual Bertha Correa e Castro da Rocha e do Coteba (Colégio Técnico Batuíra). 

Maria José Duarte Ribas

Possui formação como pedagoga, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Em 1998 tornou-se membro do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Poá. Continua o trabalho iniciado pelo seu avô no Centro Espírita “Abrigo Batuíra”, local que presta serviços à comunidade poaense.

Lenice Marçuli

Professora de Educação Física e Fisioterapeuta. Atuou na Prefeitura de Poá por 30 anos. Foi proprietária da Escola Allegro Ballet.

Juliana Campelo Leitão 

É professora de judô e educação física; praticante e atleta há mais de 35 anos. Foi integrante da seleção brasileira por 15 anos. Retornou à seleção dos veteranos em 2022, onde se consagrou vice-campeã nos Pan-Americanos e Sul Americano. No mesmo ano foi Campeã Paulista e Campeã Brasileira.

Neste ano já foi convocada novamente para Seleção Brasileira, para participar dos jogos Pan-Americanos, Sul-Americanos e Mundial. 

 Vilma Justina de Souza

É empresária e cabeleireira profissional. Participou de vários eventos em Poá, penteando candidatas a Miss Orquídea e participantes de desfiles de moda no Concórdia e no Poaense.

source
Com informações da Prefeitura de POá

Anúncios

Deixe uma resposta