Senado avança na discussão da descriminalização das drogas

0

Senado avança na discussão da descriminalização das drogas

 

Na tarde de hoje, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por ampla maioria a matéria que propõe mudanças significativas na abordagem do Estado em relação ao uso de drogas. Com 23 votos favoráveis e 4 contrários, a proposta agora segue para apreciação no plenário, onde será necessário o apoio de pelo menos 49 senadores em dois turnos de votação.

 

A iniciativa visa estabelecer uma clara distinção entre usuários e traficantes, propondo penas alternativas à prisão e tratamento para dependência. No entanto, a proposta não foi unânime entre os senadores, com votos contrários dos parlamentares Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES), Marcelo Castro (MDB-PI) e Jaques Wagner (PT-BA).

 

Este avanço legislativo acontece em resposta ao recente julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o porte de maconha para uso pessoal. Com uma votação de 5 a 3 a favor da descriminalização, o caso foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. O Congresso Nacional agora se encontra diante da expectativa de decidir sobre o tema antes da retomada do julgamento na mais alta corte do país.

 

De acordo com o senador Efraim, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas deverá ser encaminhada ao plenário já no próximo mês de abril, mantendo o ímpeto de debate e ação sobre essa importante questão social e de saúde pública.

Anúncios

Deixe uma resposta