Editora Cepe disponibiliza e-books gratuitamente em abril

0
Ação faz parte da campanha do Mês do Livro Cepe Editora, com o objetivo de incentivar o acesso à leitura

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) disponibiliza gratuitamente na internet, durante todo o mês de abril, sete e-books. A campanha integra a programação do Mês do Livro Cepe Editora, voltada a democratizar o acesso à leitura. Em abril, duas datas marcam o mês da leitura: o Dia Mundial do Livro (23) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18).

As obras liberadas para download são de diversas categorias, de infantojuvenil, crônicas, ensaios, poesia, história a biografias e ficço. Entre os e-books com acesso gratuito estão A emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela; Genealogia da ferocidade, de Silviano Santiago, e História do Brasil sob o governo Maurício de Nassau (1636-1644), de Gaspar Barléu.

Também poderão ser baixados sem custo O pedido de Clarice, de Tadeu Pereira; Documentais: desencontros, lembranças de testemunhos, de Schneider Carpeggiani (organizador); Onde todo tempo é breve, de Sonia Marques; Pernambuco: História e Personagens – 5 séculos, 65 biografias, de Paulo Santos de Oliveira. Os downloads poderão ser feitos pelas principais plataformas digitais, como Amazon, Apple, Kobo, Livraria Cultura e Google Play Books.

Além da campanha, a Cepe Editora oferece aos leitores, em abril, um desconto de 30% na compra de livros impressos de várias categorias, a exemplo de poesia, história, biografia, ensaios, crônicas, HQs e infantojuvenil. O desconto vale tanto para as lojas físicas quanto para a loja virtual.

Sinopses dos livros:

A emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela

Livro mítico da literatura pernambucana, A emparedada da Rua Nova, escrito por Carneiro Vilela, deve seu sucesso, em grande parte, ao mistério que cerca sua criação: o autor retratou um crime verdadeiro e hediondo, em que uma moça indefesa foi emparedada viva? Ou teria Vilela, usando recursos estilísticos de grande genialidade, criado a estória que, de tão bem construída, faz com que até hoje muita gente acredite que ele se baseou em fatos? Verdade ou ficção, o enredo envolve o leitor num torvelinho de emoções, num crescendo de paixões e loucura, que culminam com o assassinato da jovem burguesa Clotilde e marcam o destino do sedutor Leandro.

Genealogia da ferocidade, de Silviano Santiago

Genealogia da Ferocidade volta a comprovar a potência da ensaística de Silviano Santiago. Ele aponta como a tradição crítica sempre esteve mais interessada em domesticar a monstruosidade da escrita rosiana do que em deixar-se seduzir pela originalidade da “beleza selvagem” de Grande Sertão: Veredas. O “monstro Rosa” (como Silviano descreve o romance) não aceita domesticação.

História do Brasil sob o governo Maurício de Nassau (1636-1644), de Gaspar Barléu

Uma nova tradução, com mais de 300 notas explicativas, índice remissivo ampliado e reproduções coloridas de gravuras presentes no original, retratando o período holandês no Brasil. Uma edição definitiva, essencial para pesquisadores, envolvente para o público geral. História do Brasil sob o governo de Maurício de Nassau é uma fonte histórica importante para o início do período colonial brasileiro e holandês, e uma contribuição original para a compreensão europeia do Novo Mundo no século XVII.

Documentais: desencontros, lembranças de testemunhos

O livro reúne 32 crônicas publicadas no jornal literário Pernambuco. A obra apresenta ao público não só o que de melhor se produz, hoje, no Brasil, em termos de crônica, como ressalta a importância de escritores que se dedicam a uma profunda reformulação do gênero e, por extensão, da literatura brasileira.

Onde todo tempo é breve, de Sonia Marques

Arquiteta de formação, mas uma poetisa recém-descoberta, Sonia Marques aparece bela e incisiva em Onde todo tempo é breve, com poemas que demonstram um bom conhecimento literário e até científico, mas sobretudo do ser feminino, nada meloso, mas que possui um desejo intenso de amar, de sentir e de se colocar e se enxergar na folha em branco, depois de séculos de silêncio. “E o meu silêncio não/ será feito de códigos/ como meus gestos são”, escreveu Sonia. E se as palavras também são códigos, elas nos obrigam a lê-las em suas linhas e entrelinhas, das falas daqueles que nos rodeiam, mas também destes poemas, que refletem as vivências e conhecimentos de uma mulher que, sensivelmente, os transformou em poesia.

Pernambuco: História e Personagens – 5 séculos, 65 biografias, de Paulo Santos de Oliveira
PEGGIANI (Org.)

Fascinado pela história de Pernambuco, o jornalista e escritor Paulo Santos retrata neste livro fatos pertinentes de cinco séculos, através dos perfis biográficos de 65 importantes personagens, homens e mulheres imersos em seus complexos contextos de época, que fazem parte da história, da mitologia e da martirologia local. Que ao influenciarem acontecimentos e traçar os rumos da vida do Estado, tornando-se tributários da admiração ou do repúdio dos pernambucanos.

O pedido de Clarice, de Tadeu Pereira

O que acontece quando você faz um pedido e assopra as velinhas? Ele cai debaixo da mesa e é pisoteado, sem querer, pela galera? Sai voando pela janela e cai na vasilha de água do cachorro? Ou será que fica enroscado no cabelo da sua vó? Bem, seja lá qual for o destino do seu pedido, a historinha que você vai ler conta uma aventura bem pra lá de açucarada, com personagens bem pra lá de malucos, e isso só pra imaginar uma possível viagem do seu pedido. É isso aí, uma possível viagem. Porque, na verdade, tudo pode acontecer quando alguém assopra as velinhas. Tudo mesmo. 

source
Com informações do Governo do Estado de Pernambuco

Anúncios

Deixe uma resposta