GCM de São Vicente completa 20 anos com inauguração 'Sala Guardiã Maria da Penha' e outros investimentos na segurança

0

GCM de So Vicente completa 20 anos com inaugurao ‘Sala Guardi Maria da Penha’ e outros investimentos na segurana


Nesta quinta-feira (04), a Guarda Municipal de São Vicente celebrou seus 20 anos de serviços prestados em defesa ao município e aos cidadãos vicentinos desde sua criação, em 18 de fevereiro de 2004. Nesta manhã foi realizada uma cerimônia de solenidade na nova base da GCM – Avenida Capitão-Mor Aguiar,798 – situada ao lado do prédio da Secretaria de Educação (Seduc) e do Posto Rodoviário Provisório. A ocasião também marcou a inauguração da ‘Sala Guardiã Maria da Penha’ e a condecoração de mais de 20 agentes.


 


A solenidade contou com a presença do prefeito Kayo Amado, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV) Thay Amado, da vice-prefeita Sandra Conti, do secretário de Segurança e Organização Social (Sedos), Silvio Damaceno e demais autoridades ligadas às instituições de segurança da Baixada Santista, presidente da Câmara Municipal de vereadores municipais, o comandante da Guarda de São Vicente, Rubens Goes e parte do efetivo.


 


Guardiã Maria da Penha


Além do marco de 20 anos, também foi inaugurada a ‘Sala Guardiã Maria da Penha’, que servirá de suporte ao Grupamento Especializado para um atendimento diferenciado e especializado às mulheres vítimas de violência doméstica, abrindo as portas da corporação para essas pessoas e, assim promovendo atendimento mais humanizado. A iniciativa partiu da GCM de 2ª Classe, Marcela, que foi parabenizada pela vice-prefeita Sandra Conti: “Eu quero parabenizar a agente Marcela. Eu sinto o maior orgulho de estar vice-prefeita em uma gestão onde esse programa da Guardiã Maria da Penha está sendo instituído. Nossas mulheres precisam de cuidados, elas precisam de proteção e eu estou extremamente feliz que isso esteja acontecendo na nossa gestão”, ressaltou a vice-prefeita. 


 


Investimentos GCM


A cerimônia contou com uma homenagem aos guardas que se destacaram no empenho e dedicação às  ocorrências atendidas no primeiro trimestre de 2024, e em ocorrências relevantes de alto risco como furtos, roubos e violência doméstica. Na oportunidade, mais de 20 agentes foram condecorados com uma medalha comemorativa e receberam elogio individual das autoridades de segurança presentes e do prefeito Kayo Amado.


 


O comandante Rubens Goes destacou os investimentos da Administração Municipal na estrutura da Guarda Municipal. Dentre eles está a assinatura da Lei Complementar nº 1055, de 7 de Julho de 2022, que trouxe diversos benefícios aos agentes, como a gratificação RET – Regime especial de trabalho no valor de 30%, direito dos agentes de receberem  o adicional de risco de vida, que antes não recebiam, promoções do plano de carreira de forma automática e sem concurso. Além disso,  a nova base,  a aquisição de rádios comunicadores modernos com sistema de geolocalização via GPS, aquisição de armas de fogo, coletes balísticos e reforço no efetivo de viaturas.


 


“Hoje, a Guarda Municipal desempenha um papel mais atuante em todas as esferas do Município, no quesito comunitário, escolar, patrulhamento em geral, de fato, atuando lado a lado com a Polícia Militar, incluindo o grupamento de cães em operações de localização de drogas e entorpecentes. A Guarda Municipal de São Vicente é como se fosse uma guarda metropolitana de cidade grande”, afirmou o Comandante da GCM Rubens Goes. 


 


Em 2021, segundo dados fornecidos pela Conferência Nacional das Guardas Municipais (CONGM), a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) foi a segunda mais atuante da Baixada Santista, com 450 ocorrências atendidas. Em 2022, com o Programa São Vicente Mais Segura, o Município inaugurou o CCO (primeiro sistema de monitoramento da história da Cidade), que, por meio de totens e câmeras de segurança fiscaliza pontos estratégicos e fortaleceu os patrulhamentos preventivos com a Operação Bairro Seguro. Todas essas melhorias contribuíram para o aumento significativo de 160% nas atuações da GCM em 2023 em relação ao ano anterior. No ano passado, a Guarda atendeu 2.063 ocorrências. Em 2022, foram 794. Esse crescimento pode ser atrelado, sobretudo, ao funcionamento do CCO, inaugurado em setembro de 2022.


 


“Não adianta nada termos equipamento de ponta, termos tecnologia, termos toda uma estrutura se, de fato, os nossos homens e mulheres de segurança não estiverem preparados. A nossa administração tem olhado para isso, temos observado e qualificado nossos profissionais. Só temos a agradecer o desempenho e a devolução do investimento que temos feito neles, em prol da nossa Cidade”, afirmou Silvio Damaceno, secretário de Defesa e Organização Social (Sedos).


 


“A Guarda Municipal é uma das carreiras que mais se desenvolveu dentro da nossa administração nesse tempo. Se somar todos os benefícios, mais 55% de aumento. Falta? Falta. Eu não fico feliz quando olho e vejo muitas vezes algum dos nossos guardas aí passando em cidades vizinhas em uma competição desleal entre municípios que são mais ricos e outros mais pobres por profissionais. Mas a gente quer mais, e vamos seguir trabalhando juntos no dia a dia para que isso aconteça. Para que nossos guardas possam trabalhar com orgulho, felizes, com vontade e sentimento de missão para voltar para suas casas e terem dignidade com suas famílias. Que Deus abençoe a todos. Parabéns a Guarda Civil Municipal, que só cresce em São Vicente”, declarou o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado. 


 


Por Maurício Massaro

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta