O município de Pará de Minas conta agora com mais leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI), que vão beneficiar 1,3 milhão de pessoas da macrorregião de saúde Oeste. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, na manhã desta quinta-feira (11/4), da inauguração de 10 leitos de CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que é um hospital referência para a microrregião de Pará de Minas em média complexidade. Também é referência em urgência/emergência e alta complexidade para os 53 municípios da macrorregião de saúde Oeste.

Willian Pacheco

O hospital possui 134 leitos, sendo 20 destes de CTI adultos. Com a inauguração da nova ala, o Hospital Nossa Senhora da Conceição conta agora com 30 leitos de CTI. Para a abertura dos novos leitos, foram disponibilizados pelo Governo de Minas 11 respiradores. Para o custeio da equipe e dos insumos até que os 10 leitos sejam habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), foram destinadas à instituição emendas parlamentares no valor de R$ 2 milhões. 

A instituição é contemplada pela Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, tendo recebido cerca de R$ 6,7 milhão/ano. Pelo programa Opera Mais, Minas Gerais, o hospital realizou quase 2 mil cirurgias em 2023, contabilizadas até o mês de agosto. 

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou que programas como Valora Minas e Opera Mais estão trazendo acesso de qualidade para a população. Ele ressalta ainda que os respiradores disponibilizados ao hospital foram utilizados na época da pandemia de covid-19 e que, agora, foram doados pelo Governo de Minas à instituição para possibilitar mais acesso de qualidade à saúde aos mineiros.

“Esses leitos não serão responsáveis apenas pelos pacientes de urgência-emergência que todos os dias estão aguardando um leito, mas também para cirurgias eletivas de maior complexidade”, ressaltou o secretário, complementando que o Hospital Nossa Senhora da Conceição vem se destacando muito no Opera Mais.

O  prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, observa que, quando Executivo e Legislativo se unem e há, sobretudo, vontade política, se consegue entregar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços de qualidade. “Foi a união do Legislativo e Executivo que permitiu  entregar 10 leitos de CTI em 20 dias. São mudanças e entregas significativas para a população”, frisou o prefeito.

Para o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, este dia é um marco. A SES-MG e o Legislativo foram fundamentais para esta inauguração de mais um serviço para a população que beneficiará, não só a microrregião de Saúde de Pará de Minas, mas toda a macro Oeste. “Saúde é algo essencial. Queremos ser resolutivos para toda macrorregião de Saúde Oeste”, disse o secretário municipal.

Para o provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, José Júlio Faria, a inauguração dos 10 leitos de CTI traz também responsabilidades. “Depois da inauguração, teremos uma grande responsabilidade para que continuemos  atendendo a população da região”, destacou.

source
Com informações da Agência Minas

Anúncios

Deixe uma resposta