Iniciativa é desenvolvida por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/2006) e garantirá a prática esportiva a 80 alunos, com aulas semanais durante dez meses

O projeto “Futebol de Rua pela Educação”  chegou à Escola Municipal Sonia Regina Alonso Ostermayer, localizada no bairro Recanto São José, por meio de uma iniciativa desenvolvida pela Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/2006), que garantirá aulas semanais, durante dez meses, a 80 alunos do 2º ao 5º ano desta unidade. O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhado dos secretários Leandro Bassini (Educação) e Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esporte e Lazer), prestigiaram a cerimônia que marcou a abertura deste ciclo de atividades.

O objetivo do trabalho, patrocinado pela empresa Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS), é inserir na comunidade escolar uma proposta educativa que utiliza o esporte para formação de valores cidadãos por meio de uma metodologia que contempla práticas pedagógicas e atividades lúdicas. Os alunos são incentivados a conviver em um ambiente participativo, em que é valorizado o diálogo como mecanismo de interação e solução de diferenças, garantindo o desenvolvimento de habilidades.

Desde 2006, o projeto vem atuando pela inclusão esportiva e cultural de 30 mil crianças e adolescentes pelo Brasil, sendo coordenado por uma organização sem fins lucrativos que tem como premissas a superação das desigualdades, o estímulo ao protagonismo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a promoção da inclusão esportiva, educacional e cultural.

O secretário municipal de Esporte e Lazer declarou que a iniciativa representa um grande incentivo aos participantes. “A formação dos nossos alunos passa pelos ensinamentos adquiridos no esporte. A proposta dessa ação agrega no desenvolvimento das crianças, não só pelas habilidades do jogo como também pelo amadurecimento enquanto cidadãos”, avaliou Nardinho.

O titular da pasta da Educação reforçou a contribuição do projeto para o aprendizado dos alunos. “Buscamos as parcerias que possam ampliar as perspectivas dos nossos alunos. Assim como nas outras atividades oferecidas aos alunos, nosso intuito é torná-los protagonistas no ambiente em que eles estão inseridos, estimulando a criatividade, a autonomia e a socialização de cada um deles. Esta iniciativa se alinha a esse propósito e valoriza os aspectos que nós entendemos como prioritários”, sublinhou Bassini.

O prefeito de Suzano destacou que a administração municipal tem disponibilizado para os alunos, por meio de diferentes programas e projetos, práticas que potencializem o aprendizado das crianças. “Esse projeto vai muito além do esporte, já que busca colaborar com as propostas que são trabalhadas em sala de aula. Estamos trazendo para a Escola Municipal Sonia Regina Alonso Ostermayer uma atividade de referência neste segmento, que integra os estudantes e garante variados conhecimentos sobre o esporte e a cidadania”, ressaltou Ashiuchi.

Também participaram do evento a gestora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; a coordenadora do setor de Programas, Projetos e Inovação da pasta, Sueli Stuchi; a diretora da Escola Municipal Sonia Regina Alonso Ostermayer, Juliana Amorim; a coordenadora da unidade, Laudiléia Rocha; a coordenadora do “Futebol de Rua pela Educação”, Fabiane Prado; e as professoras do projeto, Giselly Ferreira da Silva e Rebeca Aparecida Araújo.



Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Anúncios

Deixe uma resposta