Seduc lana 3 Gincana Sustentvel nesta tera-feira (9) com desafio de quebra de recorde


Com o objetivo de bater o recorde da edição anterior, quando foram arrecadadas 10 toneladas de resíduos recicláveis, a 3ª Gincana Sustentável promovida pela Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) terá o lançamento oficial às 13h desta terça-feira (9), na sede do Lions Clube de São Vicente (Praça Vitória da Conquista, 5 – Vila São Jorge). O evento também marca o início do Programa Meio Ambiente nas Escolas – PMANE. 


 


A ação se estende no decorrer do ano letivo, unindo conscientização ambiental e competição saudável, numa mobilização de todas as escolas da rede municipal, encarregadas pela coleta de materiais recicláveis, entre tampinhas de garrafas PET, lacres de latas, pilhas, eletroeletrônicos quebrados e óleo de cozinha usado. 


 


A adesão dobrou de um ano para o outro, saltando de 5 para 10 toneladas de micro lixo recolhido. Agora, a meta é aumentar ainda mais esse volume, contribuindo para a preservação e estimulando a conscientização ambiental voltada aos ‘5R’ –  repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. 


 


“Para 2024, vamos manter e reforçar o aprendizado das edições anteriores, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Nº12, das metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em relação ao consumo e produção sustentáveis”, destaca a assessora pedagógica da Seduc, Vandilma Galindo.


 


Como comparação, 3,5 milhões de lacres pesam uma tonelada. Já um litro de óleo tem o potencial de contaminar 25 mil litros de água.


 


Ao término da Gincana, as escolas com maior registro de arrecadação são contempladas com prêmios especiais.


 


 


Por – Renato Pirauá

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta