Bombeiro na Escola: programa auxilia salvamento com primeiros socorros

0




Curso já chegou a mais de 8 mil escolas da rede de ensino em São Paulo



Os acidentes são a principal causa de mortes de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Anualmente, cerca de 3,6 mil crianças dessa faixa etária morrem e 111 mil são hospitalizadas, segundo informações da Organização Não Governamental Criança Segura. 

Em São Paulo, o Programa Bombeiro na Escola leva conhecimento e informação a crianças e adolescentes com cursos de primeiros-socorros e outras técnicas imediatas que podem ajudar a salvar vidas. O curso é de responsabilidade de bombeiros educadores que frequentam escolas da rede pública para ensinar as técnicas aos alunos do ensino fundamental.

“O Programa Bombeiro na Escola busca estreitar laços entre o Corpo de Bombeiros e a comunidade, particularmente focando na juventude escolar. O PBE transmite conhecimentos vitais sobre prevenção de incêndios, instruindo crianças e jovens sobre a importância da prevenção e como agir em caso de emergência. O Programa é um farol na educação e prevenção, iluminando o caminho para um futuro mais seguro e consciente”, disse a auxiliar da Divisão de Educação Pública do Corpo de Bombeiros de São Paulo, sargento Daiane Magalhães Barbosa.

O estudante Marcel foi salvo graças ao atendimento imediato de primeiros socorros feito pelo Rodrigo, um colega de sala de aula, em Aguaí, no interior de São Paulo. Ambos estavam na aula de educação física quando o adolescente começou a convulsionar. 

“Na hora em que ele começou a tremer, coloquei no chão. Aí eu lembrei dos ensinamentos da bombeira [educadora] para que não se machucasse durante a convulsão”, disse Rodrigo, que iniciou a manobra até a chegada de ajuda. “Se eu não tivesse tido esse ensinamento na escola, eu não ia saber fazer nada naquele momento.”

Programa Bombeiro na Escola

O Programa Bombeiro na Escola é destinado a alunos da rede de ensino do estado. As aulas têm quatro horas de duração. O conteúdo sobre primeiros socorros é dividido em dois ou quatro encontros. No ano passado, os bombeiros conseguiram atender mais de 8,1 mil escolas. 

Os bombeiros trabalham com os alunos por meio de cartilhas com temas que fazem parte da rotina da criançada, como acionamento dos Bombeiros; tetraedro do fogo (pirâmide do fogo); classes de incêndio; agentes extintores; principais causas de incêndio; uso de gases; conduta correta em casos de incêndio; queimaduras e tratamentos iniciais; acidentes e tratamentos iniciais em crianças, adultos e idosos; ferimentos e hemorragias; engasgamento de bebês e adultos; reanimação cardiopulmonar; afogamentos; e pipas e uso de cerol.

Cartilhas do programa

O material de apoio foi elaborado por bombeiros especialistas e é direcionado à faixa etária do nível de escolaridade atendida pelo programa.

As crianças e adolescentes que participam do programa aprendem as técnicas que podem ser usadas nas escolas e na comunidade.

‌Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Anúncios

Deixe uma resposta