Duas torres de telefonia contempladas pelo Programa Alô, Minas! começam a ser implantadas nos bairros Juncal e Lajes

0

Conclusão do projeto deve beneficiar seis bairros de Extrema que passam por dificuldades de captação do sinal telefônico

Foi iniciada em abril a implantação da segunda torre, no Juncal, contemplada pelo Programa Alô, Minas! para disponibilização da tecnologia 4G na zona rural. O trabalho já conta com a realização da fundação, aplicação dos gabaritos e chumbadores, bem como a concretagem, etapa que precede a montagem da estrutura metálica; já a terceira e última torre, no Tenentes/Lajes, se encontra na fase de escavação. Com a conclusão desta, a operadora Claro, eleita por seleção pública, terá concluído a implantação do programa na cidade.

Extrema no Alô, Minas!

Extrema foi beneficiada pelo programa estadual para concessão de ICMS para investimento em telecomunicações ainda em 2019, quando o governo do estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, iniciou o processo de adesão dos municípios mineiros ao Alô, Minas!. O programa tem o objetivo de promover o atendimento de Serviço Móvel Pessoal (SMP) aos distritos e localidades que ainda não são atendidos pelo serviço.

O município havia inscrito 5 bairros rurais que encontram dificuldades com a conexão telefônica e até mesmo ausência completa de sinal, dos quais três foram selecionados: Tenentes/Lajes, Salto de Cima e Juncal. Após os atrasos causados pela pandemia de covid-19, foi concluída, em 2023, a primeira torre, no Bairro Salto de Cima, alocada em terreno municipal, trabalho que tem trazido benefícios para os moradores locais. As outras duas torres se encontram em terrenos particulares, locados para a Prefeitura.

Torre em funcionamento no Salto de Cima

Tatiana Araújo da Silva é moradora do Salto de Cima e relatou à Comunicação da Prefeitura os “perrengues” que já passou por conta da ausência completa de sinal telefônico no bairro:

“Sim percebi muita diferença, porque quando a gente vinha da cidade, ou íamos para a cidade, em muitos pontos não tinha sinal e, agora, depois dessa implantação, a gente tem sinal da cidade até aqui […] Acho que a maior dificuldade mesmo era em relação a você ter um familiar em casa e precisar de notícias, ou se quebrar o carro, furar o pneu, uma coisa assim, você estar em lugar que não tem sinal. Comigo mesma, já aconteceu de eu cair de moto e não ter sinal para poder avisar que eu caí […]. Parece que não, mas essas coisas fazem grande diferença para nós, moradores daqui”, concluiu.

Repetidoras

A fim de contemplar o maior número de cidadãos, a Administração Municipal também implantou, por conta própria, duas torres de repetição que atuam captando o sinal das torres originais e amplificando-os, de modo a beneficiar os locais aonde o sinal chega com menos intensidade ou não chega. Os repetidores também se encontram alocados em terrenos particulares.

“O Alô, Minas! é um projeto que veio para facilitar a vida do povo, trazendo qualidade no sinal das operadoras de sinal móvel nos bairros. [O programa] vai integrar todos os bairros, podendo ter uma qualidade melhor no sinal de celular […]. A torre do Salto já começou a funcionar e está atendendo a população. A do Juncal está adiantada e a obra e a do Tenentes também [começou], vamos ver se aí no mês de junho já está tudo funcionando, ligando aí os quatro cantos do município de Extrema”, reforçou o técnico de retransmissão da Prefeitura, Benedito Maciel.

A previsão para a ativação do sinal de ambas as torres é em junho deste ano. Vale destacar que a Prefeitura continuará realizando testes de sinal para avaliar eventuais problemas ou “pontos cegos” que podem não estar sendo atendidos pelo sinal emitido e/ou repetido pelas torres.

source
Com informações da Prefeitura de Extrema

Anúncios

Deixe uma resposta