Cidade saltou de 18 mil MEIs em 2021 para 28,8 mil em 2024

A Prefeitura de Itaquaquecetuba fez um balanço do aumento de microempreendedores individuais (MEIs) na cidade desde 2021 e chegou a um número expressivo de formalizações. O levantamento mostrou um crescimento de 59% no período. Em números exatos, saltou de 18.070 em 2021 para 28.800 em 2024.

No início de 2021, a cidade tinha 18.536 MEIs formalizados e finalizou o ano com 22.514. Em 2022 eram 23.630, em 2023 o número estava em 26.560 e, em 2024, até o momento, tem 28.800. A pasta acredita que o aumento tem algumas motivações, como a conjuntura econômica, com o fim do período crítico da pandemia e retomada das atividades econômicas.

Outro motivo é o crescimento do empreendedorismo e aumento do interesse em uma cultura empreendedora, com mais pessoas buscando iniciar seus próprios negócios para ter autonomia financeira, além de oportunidade de renda extra ou necessidade de uma ocupação formalizada.

“A formalização oferece uma série de benefícios, como acesso a linhas de crédito, possibilidade de emitir notas fiscais e contribuição previdenciária”, destacou a secretária de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Maria Dávila. O avanço da tecnologia e o acesso à informação também facilitam o processo de iniciar e gerir um negócio, já que plataformas online, redes sociais e aplicativos são usados para a divulgação de produtos e serviços.

Programas de incentivo ao empreendedorismo estão inclusos nos atrativos: atualmente, os governos federal, estadual e municipal têm implementado programas e políticas específicas para incentivar e desburocratizar, e ainda oferecem capacitação, suporte técnico e incentivos financeiros.

Na gestão municipal, por exemplo, a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania promove capacitações para mulheres empreendedoras e pessoas com deficiência. Também é realizada a Feira da Mulher Empreendedora e encontros para a formalização do negócio.

Pela Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, existe convênio com o VRE/REDESIM para desburocratizar a abertura, alteração ou cancelamento de empresas e são oferecidas linhas de crédito pelo Banco do Povo Paulista. Além disso, há iniciativas para ofertar capacitações aos MEIs por meio de parcerias com o Sebrae e outras instituições.

“Estamos trabalhando e buscando fortalecer cada vez mais a economia do nosso município, estimulando o empreendedorismo, gerando oportunidades, empregos e renda familiar. Isso é muito importante para o crescimento da cidade”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues. Mais informações podem ser obtidas na rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

source
Com informações da Prefeitura de Itaquaquecetuba

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta