Pesquisa internacional fortalece vínculo de alunos com região onde vivem

0
 

Vinte estudantes da AMEI Visconde de Sabugosa (bairro Tancredo) participaram de um importante projeto de pesquisa internacional, cujo propósito é o de ativar o pertencimento e a consciência em pessoas que vivem em regiões com interfaces ambientais.  

 

A ação contou com a presença do arquiteto pesquisador da Universidade Católica de Santos, professor Cesar Bargo Perez, que lidera o grupo de pesquisa “Patrimônio e Pertencimento”, juntamente com os pesquisadores colombianos da Universidade Católica de Colombia, Doris Garcia Bernal e Jairo Hernán Ovalle Garay.

 

Na quinta-feira (2), os acadêmicos desenvolveram atividade de uma cartografia social calcada nas histórias de vida dos alunos, que participaram ativamente da dinâmica, atuando como elemento de descoberta dos laços que os unem ao território onde residem.

 

Entre as ações propostas, as crianças identificaram suas casas no perímetro apresentado e buscaram relacionar a rotina de deslocamentos pela região com a criação de raízes identitárias, fortalecendo o sentimento de pertencimento referencial com o lugar e com a paisagem natural que os cerca. “Foi uma iniciativa muito válida. Esperamos que voltem mais vezes, inclusive envolvendo, também, a comunidade”, destacou a diretora da AMEI, Andréa Luz. 

 

“Acompanho desde o início a proposta desse trabalho tão relevante e que envolve educação ambiental. Tem tudo a ver com a Escola Verde, promovido pela Seduc”, completou a assessora pedagógica Eliana Isidoro.

 

A UniSantos é uma instituição parceira da Secretaria da Educação (Seduc) em diversos projetos, e esta ação vinculada ao grupo colombiano abre nova frente junto a uma comunidade na descoberta de vínculos e pacificação de conflitos identitários e ambientais.Por – Renato Pirauá

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta