Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Rua na Ponta da Praia, em Santos, passa a ter sentido único de direção

6 de maio de 2026

Deputada prevê votação de projeto que criminaliza a misoginia ainda neste semestre

6 de maio de 2026

Morre mãe do ativista brasileiro Thiago Ávila, preso em Israel

6 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » São Paulo » Governo de SP reforça políticas públicas para pessoas com autismo

Governo de SP reforça políticas públicas para pessoas com autismo

RedacaoBy Redacao20 de junho de 2024Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email




No Dia do Orgulho Autista, veja medidas que visam identificação, orientação e cuidados de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)



O Dia do Orgulho Autista é comemorado em 18 de junho
O Dia do Orgulho Autista é comemorado em 18 de junho

Em celebração ao Dia do Orgulho Autista, nesta terça-feira (18), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) reforça as principais ações conjuntas entre órgãos do Governo do Estado de São Paulo. As medidas visam a identificação, orientação e cuidados de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No ano passado, durante o mês de Conscientização do Autismo, foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas o Decreto 67.634, instituindo o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA) definindo ações das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; da Saúde (SES); da Educação (Seduc-SP) e de Desenvolvimento Social (SEDS) para efetivar políticas públicas e implementar cuidados para cerca de 460 mil pessoas com TEA.

Outra iniciativa sancionada pelo governador foi a promulgação da lei estadual 17.897/2024, que institui o cordão de girassol como símbolo para facilitar o reconhecimento de pessoas com deficiências não visíveis.

“Ter um governo que desenvolve políticas públicas para as pessoas com deficiência é fundamental para garantir que todos tenham acesso a oportunidades justas e um ambiente de respeito e dignidade. Estamos dedicados a promover ações que celebrem as capacidades e o potencial de cada indivíduo. O Dia do Orgulho Autista reafirma o compromisso desta gestão em construir uma sociedade inclusiva e equitativa”, ressalta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Confira abaixo as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de SP para pessoas com TEA.

  • CipTEA: Tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos e privados para pessoas com TEA com atendimento adequado. O documento pode ser solicitado on-line, no portal ciptea.sp.gov.br, desenvolvido pela Prodesp, ou nos postos do Poupatempo, sendo que 27 possuem salas sensoriais para melhor atendimento. Desde abril do ano passado, mais de 57 mil pessoas já emitiram a CipTEA.

LEIA TAMBÉM: Grande São Paulo já emitiu mais de 33 mil Carteiras da Pessoa Autista

  • Identificação Veicular: Para melhorar a segurança e o conforto deste público, a SEDPcD, o Detran-SP e a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) criaram a Identificação Veicular. O selo, que inclui um QR Code atrelado à CipTEA para verificar sua autenticidade, alerta os motoristas sobre a presença de uma pessoa com autismo no veículo, incentivando uma condução mais cuidadosa e evitando o uso excessivo da buzina. Já são mais de 8 mil documentos emitidos e a solicitação também pode ser realizada no portal desenvolvido pela Prodesp: ciptea.sp.gov.br.

LEIA TAMBÉM: Empatia e paciência: os efeitos do adesivo do autismo no trânsito paulista

  • Guia TEA para universidades: Para disseminar práticas inclusivas para pessoas autistas em ambientes acadêmicos, o material produzido pela Unesp foi enviado a mais de 400 instituições de ensino superior público e privado do estado. A cartilha apresenta estratégias de como adaptar a pessoa com TEA neste ambiente, a importância da inclusão em ambientes de ensino, orientações sobre comunicação acessível, entre outros assuntos. Acesse o guia para mais informações.
  • Pesquisa de Percepção sobre o TEA: Para compreender o conhecimento da população paulista sobre o autismo, a Fundação Seade realizou uma pesquisa em que mostra que a maioria dos paulistas reconhece os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA, embora 72% ainda se considerem pouco informados sobre o tema. Clique aqui para acessar a pesquisa completa.
  • Equoterapia: Com o objetivo de ampliar a atividade que envolve a interação com cavalos e ajuda no desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com TEA, a SEDPcD, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, assinaram uma resolução que autoriza a formação de um grupo de trabalho dedicado à expansão do serviço de equoterapia em todo o estado. O anúncio foi feito durante a 1ª Jornada TEA, realizada em abril pela pasta.
  • Centro de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com TEA: As unidades irão proporcionar um apoio integral às pessoas com autismo e suas famílias, dispondo atendimento psicossocial e médico, programas de inclusão social e esportiva, e terapias com animais. Promulgado no ano passado, a Lei Nº 17.744 autoriza a criação dos centros, medida que reforça o PEIPTEA.

A SEDPcD está estudando a implementação de um Centro TEA em parceria com outras secretarias, como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para promoção de qualificações e de pesquisas que beneficiem pessoas com autismo, familiares, entidades e profissionais que atuam no setor.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Prefeitura conclui serviços de recapeamento da avenida Dr. Lycurgo Barbosa Querido
  • Últimos dias para votar no melhor restaurante a<br>quilo do Brasil
  • Clínica da Mulher realiza atendimentos especiais do ‘Dia Rosa’ nesta sexta-feira
  • Projeto de Cadeia Produtiva Local de Guarujá é certificado pelo Governo do Estado
  • Comissão aprova exigência de campanhas contra exploração sexual de crianças e adolescentes no meio digital
  • APAE de Ilha Comprida promove Caminhada do Setembro Verde em parceria com a Prefeitura
  • Tecnologia e conforto guiam tendências arquitetônicas
  • Saiba como montar e turbinar seu currículo gratuitamente na plataforma Trampolim
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Rua na Ponta da Praia, em Santos, passa a ter sentido único de direção

6 de maio de 2026

Sistema Municipal de Cultura é tema de encontro na Câmara

6 de maio de 2026

Avenida JK recebe melhorias e terá espaço multiuso

6 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega FAZ HOMENAGE VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega
FAZ HOMENAGEM A PROFESSORA @blum_rita QUE
IMPEDIU ATAQUE EM  SUZANO#batmao #suzanotv #colega #professoraritadecassia #câmaradeitaquaquecetuba
Seguir no Instagram

Rua na Ponta da Praia, em Santos, passa a ter sentido único de direção

6 de maio de 2026

Deputada prevê votação de projeto que criminaliza a misoginia ainda neste semestre

6 de maio de 2026

Morre mãe do ativista brasileiro Thiago Ávila, preso em Israel

6 de maio de 2026

Sistema Municipal de Cultura é tema de encontro na Câmara

6 de maio de 2026

Itaquá oferece 200 vagas para cursos de violão, dança, teatro e coral

6 de maio de 2026

Gonçalenses curtem domingo com muito samba no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves

6 de maio de 2026

PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMA – MG – PROCESSO LICITATÓRIO Nº 000167/2026 – INEXIGIBILIDADE Nº 000052/2026

6 de maio de 2026

Avenida JK recebe melhorias e terá espaço multiuso

6 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

 

Carregando comentários...
 

    %d