Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

1ª Semana Municipal da Matemática transforma aprendizado em experiências do dia a dia

10 de maio de 2026

Getúlio Fogaça recebe título de cidadão barueriense

10 de maio de 2026

Arteris ViaPaulista lança iniciativa de valorização da vida em parceria com Prefeitura de Araraquara e CVV

10 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » São Paulo » Estudo mostra que trabalhar grandes períodos dentro do carro pode trazer danos à saúde

Estudo mostra que trabalhar grandes períodos dentro do carro pode trazer danos à saúde

RedacaoBy Redacao15 de julho de 2024Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email




Professor da USP comenta estudo que mostra a liberação, em baixas quantidades, de substâncias nocivas à saúde nos veículos



20240711 motorista de aplicativo
Estudo diz que a pessoa então não consegue perceber que está sendo exposta e os efeitos poderão ocorrer anos depois

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostrou que uma grande parte dos carros apresentam em seu interior uma quantidade pequena de fosfato de tris, substância que pode ser nociva à saúde. Apesar da quantidade ser muito baixa, a exposição por longos períodos, durante vários anos e sob temperaturas elevadas pode levar ao surgimento de complicações de saúde. O professor Maurício Yonamine, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo, explica a relação entre essas substâncias e a saúde humana.

LEIA TAMBÉM: USP: dieta à base de verduras e legumes pode ser benéfica para a saúde cognitiva

Segundo o especialista, o estudo demonstrou que o ar interno de carros relativamente novos, fabricados a partir de 2015, podem conter substâncias conhecidas como retardantes de chamas. Ele conta que essa é uma classe de substâncias que têm chamado a atenção de toxicologistas nos últimos anos devido ao potencial carcinogênico, neurotóxico e de desregulação hormonal que podem causar nos seres humanos expostos.

“Os retardantes de chamas são adicionados pela indústria automobilística principalmente na espuma dos bancos, justamente para cumprir padrões de segurança contra incêndios. Em caso de incêndio, esses produtos impedem que as chamas se espalhem rapidamente, então são os bancos dos automóveis que possuem a maior quantidade dessa substâncias químicas”, explica.

Exposição

Conforme Yonamine, a pesquisa mostrou também que em dias quentes há maior concentração desses compostos no ar do interior do veículo, o que pode ser explicado pelo fato de que o calor facilita a liberação e evaporação dessas substâncias para o ar interno do carro. Ele, porém, alerta que a quantidade encontrada no ambiente no interior do automóvel geralmente é muito baixa, por isso é imperceptível e não é capaz de provocar efeitos agudos, ou seja, efeitos que possam ser sentidos no dia a dia logo após a exposição.

“A pessoa então não consegue perceber que está sendo exposta, os efeitos poderão ocorrer após anos de exposição frequente em baixas doses e alguns desses efeitos podem ser o aparecimento de câncer, danos neurológicos e problemas de reprodução. Desta forma, uma especial atenção deve ser dada a motoristas que passam muito tempo dirigindo ou crianças que são geralmente mais suscetíveis”, conta.

Passar longos períodos dentro dos carros, principalmente para pessoas que trabalham dentro de seus veículos, podem causar também transtornos relacionados ao estresse. Além disso, um estudo publicado na revista científica Jama Cardiology, em 2022, mostrou que pessoas que ficam sentadas durante mais de oito horas por dia têm uma probabilidade até 20% maior de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto decorrentes do comportamento sedentário adquirido.

Prevenção

No entanto, para o caso dos retardantes de chamas nos carros, o professor conta que existem métodos de precaução que contribuem para evitar a circulação das substâncias nocivas e impedem o surgimento das doenças relacionadas à sua exposição. Essas atitudes são essenciais para atuar na prevenção, uma vez que os sintomas da exposição às substâncias não são sentidas no cotidiano.

De acordo com Maurício Yonamine, uma das medidas preventivas que podem reduzir a exposição a esses compostos é abrir a janela do veículo por alguns minutos e permitir a circulação de ar do exterior para o interior do carro. Além disso, sabendo que o calor auxilia a liberação desses compostos no ambiente, outra atitude importante é tentar estacionar o veículo na sombra sempre que possível, especialmente em dias muito quentes. “Existe outro hábito que ajudaria a diminuir a exposição aos compostos e baseia-se em sempre lavar as mãos após viagens de carro, sobretudo antes das refeições, para evitar a contaminação via oral”, esclarece.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Santos abre 140 vagas gratuitas para a corrida beneficente
  • Operação em Poá fecha o cerco contra ferros-velhos irregulares
  • Conselho de Ética arquiva representação do PT contra Eduardo Bolsonaro
  • EDUARDO BOIGUES GARANTE R$ 5 MILHÕES PARA IMPLANTAR PROJETO DE BEM-ESTAR ANIMAL EM ITAQUAQUECETUBA
  • Jovens empreendedores se reúnem em encontro promissor no Centro de São Gonçalo
  • Instituto Pecege será homenageado com Medalha de Mérito Científico e Tecnológico
  • Domingo Livre fez sucesso na Avenida Maria Alvim Soares
  • EMOÇÃO E FÉ NA ABERTURA DO SUBIMPÉRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, NA PREFEITURA DE MOGI
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

1ª Semana Municipal da Matemática transforma aprendizado em experiências do dia a dia

10 de maio de 2026

Getúlio Fogaça recebe título de cidadão barueriense

10 de maio de 2026

Arteris ViaPaulista lança iniciativa de valorização da vida em parceria com Prefeitura de Araraquara e CVV

10 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Deputado Estadual Xerife do Consumidor#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #xerifedoconsumidor
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Palhaço Bubu#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #palhaçobubu
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #silverionobre
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.#batmao  #mogidascruzes #copadomundo # marabertaiolli
#teocusatis
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Seguir no Instagram

1ª Semana Municipal da Matemática transforma aprendizado em experiências do dia a dia

10 de maio de 2026

Getúlio Fogaça recebe título de cidadão barueriense

10 de maio de 2026

Arteris ViaPaulista lança iniciativa de valorização da vida em parceria com Prefeitura de Araraquara e CVV

10 de maio de 2026

PREGÃO ELETRÔNICO 25/2026

10 de maio de 2026

ADIADO: Quinta-feira (21) tem drive-thru de vacinação contra a gripe

10 de maio de 2026

PREGÃO ELETRÔNICO 031/2026 – ELABORAÇÃO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA A AQUISIÇÃO DE PEÇAS MODULARES PARA IMPLANTAÇÃO DE ONDULAÇÃO TRANSVERSAL ECOLÓGICA TIPO B

10 de maio de 2026

Parque do Corrupira recebe evento gratuito de networking e bem-estar para empreendedoras no dia 30.

10 de maio de 2026

De olho no mercado global, Limeira inicia planejamento para ampliar negócios e empregos na cidade

10 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

 

Carregando comentários...
 

    %d