Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Agora é contra os “vikings”! Fan Fest de Hortolândia exibe jogo Brasil X Noruega, neste domingo (05/07)

4 de julho de 2026

Comissão debate esporte como instrumento de desenvolvimento econômico; participe

4 de julho de 2026

Brasil no Mundo traz detalhes do terremoto na Venezuela

4 de julho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Mogi das Cruzes » Justiça Eleitoral rejeita ações de Caio Cunha contra Mara Bertaiolli

Justiça Eleitoral rejeita ações de Caio Cunha contra Mara Bertaiolli

RedacaoBy Redacao31 de julho de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
IMG 9220
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Decisão da juíza Ana Carmem de Souza Silva foi expedida nesta terça-feira (30/7) e libera a utilização de material questionado pelo prefeito de Mogi das Cruzes-SP em exercício; ações também miravam pré-candidatos a vereador da coligação “Compromisso e Amor por Mogi”

A Justiça Eleitoral rejeitou quatro ações apresentadas pelo atual prefeito de Mogi das Cruzes-SP, Caio Cunha (Podemos), e seu partido, contra a pré-candidata à Prefeitura pelo PL, Mara Bertaiolli. Os processos acusavam campanha antecipada em materiais de pré-candidatos a vereador da aliança partidária da liberal e de seu pré-candidato a vice-prefeito, Téo Cusatis (PSD). A juíza Ana Carmem de Souza Silva não encontrou ilegalidade e liberou a utilização dos conteúdos.

As acusações eram relacionadas a cartões de visitas dos pré-candidatos ao Legislativo Vitor Emori (PL), Malu Fernandes (PL), Marcelo Porfírio, o Marcelo Brás (Republicanos), e Valéria Freitas de Souza (PL).

A defesa da coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, que abarca seis partidos, apresentou os cartões de visita de forma voluntária à Justiça. Os materiais foram depositados em juízo, no Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes. Com isso, um mandado de busca e apreensão solicitado por Cunha foi suspenso.

Ana Carmem analisou os conteúdos. Segundo a magistrada, os cartões não apresentam pedido de voto ou número de legenda que pudessem levar ao entendimento de campanha eleitoral, o que o partido do prefeito de Mogi sinalizava em suas representações. Em seu despacho, a juíza ainda determinou o arquivamento dos processos.

Desde o início, a defesa da coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, que tem Mara Bertaiolli pré-candidata a prefeita e Téo Cusatis (PSD) na vice, estava confiante na absolvição:

“Mesmo cientes de que o material não apresentava a irregularidade denunciada, colocamos os cartões de visitas, prontamente, à disposição da Justiça. A decisão da juíza reflete entendimento consolidado pelos Tribunais e melhor análise sobre os atos permitidos durante a pré-campanha, notadamente, porque o conteúdo não transmite pedido explicito de voto”, considera o advogado Jonathas Campos Palmeira, que faz parte da banca jurídica da aliança.

Para o profissional, há indiscutível cuidado de todo o grupo político e da coordenação da pré-campanha de Mara e Téo em relação ao cumprimento da legislação eleitoral:

“Essa é uma preocupação de toda equipe e dos pré-candidatos à vereança, também, no sentido de respeitar a legislação eleitoral, mesmo em período que antecede a campanha propriamente dita”, complementa Palmeira.

*Condenações*
Caio Cunha, por sua vez, coleciona quatro condenações pela Justiça Eleitoral e um total de R$ 35 mil em multas. As ações referem-se à distribuição de jornais com slogan de campanha, número da legenda e ações de sua gestão distribuídos durante lançamento de sua pré-campanha.

O atual prefeito de Mogi das Cruzes também recebeu punição em razão da instalação de um outdoor, com sua imagem, no cruzamento de via central da cidade.

Em todos esses casos, em sua análise, Ana Carmem lembrou que, a divulgação de conteúdo eleitoral e de promoção pessoal só pode ser feita a partir de 16/8, data em que tem início, oficialmente, a campanha eleitoral nos municípios de todo o Brasil.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Exposição interativa leva arte e oficinas ao ar livre no Festival de Inverno de Mogi

4 de julho de 2026

“Por uma Educação Infantil Antirracista” foi o tema da reunião de trabalho compartilhada realizada nesta quinta-feira (02/07) com escolas e creches de Mogi das Cruzes

4 de julho de 2026

Campanha do Agasalho chega ao Mercado Municipal e às feiras noturnas de Mogi das Cruzes

4 de julho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

Agora é contra os “vikings”! Fan Fest de Hortolândia exibe jogo Brasil X Noruega, neste domingo (05/07)

4 de julho de 2026

Comissão debate esporte como instrumento de desenvolvimento econômico; participe

4 de julho de 2026

Brasil no Mundo traz detalhes do terremoto na Venezuela

4 de julho de 2026

Grupo Senzala recebe certificado de espaço de aquilombamento

4 de julho de 2026

WhatsApp Image 2026-07-02 at 18.11.17.jpeg

4 de julho de 2026

Programa Esporte Bragança divulga locais e horários das atividades nas academias ao ar livre

4 de julho de 2026

Procon de Campo Limpo Paulista e CPFL se reúnem para alinhar melhorias no atendimento ao consumidor

4 de julho de 2026

Programa Oficinas Culturais Municipais abre inscrições para o 2º semestre

4 de julho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d