Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, ONU celebra poder e alcance do idioma

7 de maio de 2026

MMA lança edital para arborizar periferia urbana de pequenas cidades

7 de maio de 2026

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 6 de maio

7 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Mogi das Cruzes » Turnê ‘Choronas 30 anos – Elas na Roda’ chega neste domingo (31) no aniversário de Mogi das Cruzes, com oficina de choro e show abertos ao público no Parque Centenário da Imigração Japonesa

Turnê ‘Choronas 30 anos – Elas na Roda’ chega neste domingo (31) no aniversário de Mogi das Cruzes, com oficina de choro e show abertos ao público no Parque Centenário da Imigração Japonesa

RedacaoBy Redacao25 de agosto de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
unnamed 23 1 scaled
No show, as Choronas apresentam um repertório que homenageia as compositoras Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia, além de obras autorais e clássicos do choro. Foto: Gal Oppido
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A turnê ‘Choronas 30 Anos – Elas na Roda’ percorre sete cidades do interior de São Paulo; em Mogi das Cruzes será neste domingo (31/08), às 13h, no Parque Centenário da Imigração Japonesa

Antes do show, às 10h, o público poderá participar de uma oficina gratuita realizada pelo grupo, com demonstração de áudios e vídeos sobre a história do choro

b43dd11f fe3a 4921 bf27 57f1086adaed

No show, as Choronas apresentam um repertório que homenageia as compositoras Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia, além de obras autorais e clássicos do choro. Foto: Gal Oppido

Fotos e vídeos: https://drive.google.com/drive/folders/1LnxK5ItV_N64_EFlV3SNkCYG65kEDLdK?usp=sharing

O grupo Choronas, formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), celebra 30 anos de trajetória com o projeto “Choronas 30 Anos – Elas na Roda”. A turnê, que percorre sete cidades do interior de São Paulo, chega a Mogi das Cruzes (SP) neste domingo (31/08), às 13h, na programação do aniversário de 465 anos da cidade, que acontece no Parque Centenário da Imigração Japonesa. A entrada é gratuita e, antes da apresentação, às 10h, o grupo realiza uma oficina de choro aberta à comunidade.

Reconhecidas como pioneiras na formação de um grupo de choro exclusivamente feminino, as Choronas consolidaram-se como referência na música instrumental brasileira, com trajetória marcada por excelência musical, inovação e compromisso com a representatividade de gênero, rompendo com a tradição histórica das rodas de choro, predominantemente masculinas.

“O nome ‘Elas na Roda’ tem um peso simbólico forte. Fala sobre a presença das mulheres nas rodas de choro. Quando a gente entra nessa roda, não é só para ocupar espaço, é para transformar, deixar marca e inspirar outras mulheres a estarem ali também”, diz Ana Cláudia.

O projeto apresenta um repertório que homenageia compositoras fundamentais da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia, além de obras autorais das Choronas e clássicos do choro como “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu) e “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa).

A turnê “Choronas 30 Anos – Elas na Roda” percorre sete cidades do interior de São Paulo. As apresentações em praças públicas têm formato didático, com contextualizações históricas e espaço para interação com o público, promovendo um diálogo acessível e enriquecedor. Além disso, garantem inclusão para diferentes públicos, pois todas as atividades são gratuitas e acessíveis, com estrutura adaptada, presença de intérpretes de Libras e agentes de acessibilidade.

Ao longo de sua trajetória, o grupo lançou seis CDs, recebeu o Prêmio Profissionais da Música e realizou turnês nacionais e internacionais, como a que passou por países do Leste Europeu em 2022, a convite da Embaixada do Brasil.

“Mais do que comemorar a nossa carreira, esse projeto é sobre levar cultura para mais pessoas, incentivar a educação musical e levantar a discussão sobre o papel das mulheres na música brasileira. A gente compartilha o que sabe, mostra nossos arranjos, conta nossas histórias… e assim vai abrindo caminho e mostrando a força e a presença das mulheres na música instrumental”, diz Paola Picherzky.

Oficinas de choro

Como parte da turnê comemorativa “Choronas 30 anos – Elas na Roda”, em cada cidade o público poderá participar de uma oficina gratuita realizada pelo grupo, que tem como foco a introdução ao choro, a valorização da contribuição feminina para o gênero e a ampliação do acesso à música instrumental brasileira.

Em Mogi das Cruzes, a oficina acontece às 10h, no Parque Centenário da Imigração Japonesa, durante as comemorações do aniversário da cidade, com entrada livre. A ideia é fortalecer o vínculo entre tradição e inovação, estimulando uma escuta ativa e consciente da música brasileira.

“Na oficina teórica, com demonstração de áudios e vídeos, as Choronas abordam a história do choro, seus compositores e intérpretes, falam sobre os elementos que fazem esse gênero tão único, como o ritmo, a melodia, a formação instrumental… Tudo isso ajuda o público a se conectar com a linguagem musical que depois vai encontrar no palco”, explica Claryssa Pádua, produtora do projeto.

O projeto é realizado com apoio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura); do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

SERVIÇO

Show da turnê ‘Choronas 30 anos – Elas na Roda’

Data: domingo (31/08), às 13h

Local: Aniversário de Mogi das Cruzes – Parque Centenário da Imigração Japonesa – Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n – Cezar de Souza – Mogi das Cruzes/SP

Oficina de choro: domingo (31/08), às 10h, no mesmo local, não precisa de inscrição

Entrada gratuita

Recursos de acessibilidade: intérprete de Libras e agente de acessibilidade

As Choronas

Formado em 1995 na cidade de São Paulo, o grupo Choronas dedica-se há três décadas à valorização e renovação do choro, primeiro gênero instrumental urbano brasileiro. Com uma trajetória marcada por pesquisas, gravações, apresentações, rodas, concertos didáticos e oficinas, o grupo se destaca por sua atuação consistente e inovadora na cena da música instrumental brasileira.

Ao longo dos anos, as Choronas desenvolveram um repertório que combina clássicos do choro com obras inéditas e contemporâneas, propondo novas formas de execução e interpretação. Lançaram seis CDs, entre eles “Atraente” (2000), “Choronas Convida” (2004), “O Brasil Toca Choro” (2008), “Joaquim Antônio Callado” (em parceria com a Choro Music), “Choronas Sampa” (2018) e “Choronas 25+” (2020), este último em comemoração ao jubileu de 25 anos do grupo.

Em 2022, representaram o Brasil em uma turnê pelo Leste Europeu, a convite das embaixadas brasileiras, com apresentações em Baku (Azerbaijão), Tbilisi (Geórgia), Sófia (Bulgária) e Belgrado (Sérvia), como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

O grupo, que é formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), foi reconhecido nacionalmente em 2023 como Melhor Grupo de Choro no Prêmio Profissionais da Música, consolidando sua relevância e excelência artística.

Atualmente, as Choronas preparam seu sétimo disco, “Alma Feminina”, dedicado exclusivamente a obras de compositoras mulheres – um projeto que reafirma o compromisso do grupo com a diversidade, a representatividade e o fortalecimento das vozes femininas na música instrumental brasileira. 

Choronas nas redes: linktr.ee/choronas.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Informações Bimestrais RREO 2025 3º Bimestre
  • Outubro Rosa: Carreta da Mamografia na Alesp oferecerá exames gratuitos à população
  • Câmeras flagram furto de celular e guardas municipais de Santos prendem dois acusados
  • Confira as alterações no trânsito, em Santos, com a Marcha para Jesus, no sábado
  • ITAQUÁ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS CHUVAS INTENSAS
  • ‘MAIO AMARELO’ FINALIZA COM MAIS DE 2 MIL PESSOAS NAS RUAS EM DEFESA DAS VAGAS PRIORITÁRIAS EM SUZANO
  • PREGÃO ELETRÔNICO N° 0057/2025 – CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM FORNECIMENTO DE ANTIVÍRUS CORPORATIVO, COM 320 LICENÇAS PELO PERÍODO DE 36 (TRINTA E SEIS) MESES.
  • NetMovies destaca as estreias de O Vigarista do Ano, Refém e O Clube dos Prazeres
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Introducing Newcomer : ARH

7 de maio de 2026

Rua Francisco Affonso de Melo, em Braz Cubas, será interditada a partir desta quarta-feira

5 de maio de 2026

Prefeitura de Mogi participa de seminário estadual sobre políticas públicas para a Primeira Infância

5 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega FAZ HOMENAGE VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega
FAZ HOMENAGEM A PROFESSORA @blum_rita QUE
IMPEDIU ATAQUE EM  SUZANO#batmao #suzanotv #colega #professoraritadecassia #câmaradeitaquaquecetuba
Seguir no Instagram

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, ONU celebra poder e alcance do idioma

7 de maio de 2026

MMA lança edital para arborizar periferia urbana de pequenas cidades

7 de maio de 2026

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 6 de maio

7 de maio de 2026

Maio Amarelo promove ações educativas de trânsito em Itaquá

7 de maio de 2026

Projeto da Prefeitura que reduz cargos comissionados e gera economia de mais de R$ 1 milhão é aprovado

7 de maio de 2026

Concha Rock estreia nova temporada em Santos com tributos ao Gun’s Roses e Queen

7 de maio de 2026

Saúde reforça importância da vacinação contra sarampo e febre amarela

7 de maio de 2026

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

7 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d