Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

PA 615/26 – HOSPEDAGEM CONEXIDADES

1 de junho de 2026

Programa “HumanizAção Inverno” acolhe 24 pessoas em situação de rua neste sábado (30)

1 de junho de 2026

Nota de pesar – Angelita Habr-Gama

1 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Cubatão » Cubatão abre nesta terça (9) consulta pública sobre a Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Cubatão abre nesta terça (9) consulta pública sobre a Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

RedacaoBy Redacao10 de setembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 1664
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem), realiza consulta e audiência públicas da Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cubatão (PMGIRS). O objetivo é apresentar e discutir as propostas referentes à revisão do plano, garantindo a participação popular, a transparência e o diálogo entre comunidade, especialistas e representantes do Poder Público.

A consulta pública, fase em que as pessoas podem ler a versão preliminar da Revisão do Plano e contribuir com propostas, tem início a partir desta terça-feira (9) seguindo até 23 de setembro. Para acessar a prévia da Revisão, basta acessar o link bit.ly/PreviaRevisãoPlanoResiduos ou copiar e colar em seu navegador:  drive.google.com/drive/folders/1banzMzjI6yAWXrP-18Pg64XWhLaGSl_9?usp=sharing.

Já as contribuições – sugestões e etc – devem ser feitas também neste período, acessando o formulário eletrônico  disponível neste link bit.ly/ConsultaPublicaResiduos ou copiando e colando em seu navegador: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSennu6jFlwp0nMKnbXui-nUZy4TF2coW9U2sw7Egk2c2rFyZg/viewform?pli=1.

Esse processo visa discutir as diretrizes e ações para o manejo adequado dos resíduos sólidos no município, garantindo um planejamento eficiente e alinhado às necessidades da população. De acordo com a Semam, as contribuições serão analisadas individualmente e respondidas aos munícipes. Caso pertinente, incluídas no PMGIRS.

Já a audiência pública ocorrerá em 16 de outubro, das 14 às 17 horas, no auditório da Semipee (Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo), na Rua Dr. Fernando Costa, nº 1096, na Vila Couto. No dia, serão apresentadas e discutidas as propostas referentes à revisão do plano, garantindo a participação popular, a transparência e o diálogo entre comunidade, especialistas e representantes do Poder Público.

Sobre o PMGIRS – A gestão de resíduos sólidos é um tema de extrema importância para a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. No Brasil, essa gestão é orientada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (instituída pela Lei Federal 12.305/2010); Cubatão segue essas diretrizes e estabelece planos e ações pelo PMGIRS.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) representa um marco legal fundamental para a gestão de resíduos no Brasil. Seu principal objetivo é transformar a maneira como o país lida com o lixo, buscando a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos, disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e educação ambiental por meio da conscientização.

Já o Plano Municipal é o instrumento que detalha como Cubatão irá implementar as diretrizes da Política Nacional, a fim de promover uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável no município, com base no artigo no Artigo 19 da PNRS.

O documento preliminar da gestão de resíduos sólidos no município aborda diversos aspectos, como diagnóstico da situação atual, arcabouço legal, procedimentos operacionais (coleta e transporte de lixo resíduos domiciliares e comerciais, por exemplo), regras para o transporte e gerenciamento de resíduos específicos (serviços de saúde, cemitério, industriais etc.), programas e ações, logística reversa, entre outros tópicos.

Por: Secom Cubatão/MA

source
Com informações da Prefeitura de Cubatão

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Clipping 30.09.2025
  • WHOOP lança laboratórios avançados revisados por médicos, revelando uma visão abrangente da saúde humana
  • Senado avança na discussão da descriminalização das drogas
  • Nova Iguaçu oferece aulas gratuitas de futsal para pessoas com deficiência
  • Presidente Convida – Pedro Ishi, Secretário de Saúde
  • Expansão da Linha 13-Jade vai ligar Guarulhos ao centro de São Paulo
  • FUNDO SOCIAL DE SUZANO PROMOVE AUXÍLIO A 17 MIL FAMÍLIAS E ARRECADA 120 TONELADAS DE ALIMENTOS
  • Morador de Contagem ganha R$ 50 mil da campanha Sorte no Tanque da Nota Fiscal Mineira
costa
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Vem pra Orla retorna em junho com muito esporte e lazer para santistas e turistas

31 de maio de 2026

Vereadores de Suzano votarão projeto que prioriza acesso a serviços municipais para mulheres em situação de violência doméstica e seus dependentes

31 de maio de 2026

CMT informa sobre interdição na Av. Tancredo de Almeida Neves, na Vila São José

31 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

PA 615/26 – HOSPEDAGEM CONEXIDADES

1 de junho de 2026

Programa “HumanizAção Inverno” acolhe 24 pessoas em situação de rua neste sábado (30)

1 de junho de 2026

Nota de pesar – Angelita Habr-Gama

1 de junho de 2026

Fachin determina desintrusão da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará

1 de junho de 2026

PREGÃO ELETRÔNICO 021/2026 – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3180/2026.

1 de junho de 2026

Centros esportivos movimentam Pinda durante Dia do Desafio 2026

1 de junho de 2026

Residenciais Cravos III e IV: confira a lista dos inscritos que seguirão para análise da Caixa

1 de junho de 2026

Grupo em Santos ajuda pacientes a vencerem o vício e retomarem a qualidade de vida

1 de junho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d