Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Emei Arlindo Caetano Filho recebe selo Educação 5.0

9 de maio de 2026

Maria Amélia cobra melhorias do transporte público no Santo Antônio da Boa Vista

9 de maio de 2026

Comunicado Oficial sobre as mudanças do Transporte Público Municipal

9 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » São Paulo » De laboratório científico em Campinas a trilhas tropicais e montadora de veículos: veja nove visitas guiadas gratuitas do Summit Agenda SP+Verde

De laboratório científico em Campinas a trilhas tropicais e montadora de veículos: veja nove visitas guiadas gratuitas do Summit Agenda SP+Verde

RedacaoBy Redacao23 de outubro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 4862
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Summit Agenda SP+Verde, evento internacional pré-COP 30 realizado em São Paulo, levará os visitantes a passeios guiados por locais como Jardim Botânico, Fazenda do Carmo e a fábrica da Scania para a apresentação de projetos sustentáveis. A iniciativa é do Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP) e ocorre entre os dias 4 e 5 de novembro. As atividade são gratuitas, com o transporte levando os participantes do Villa-Lobos até os espaços com práticas inovadoras de sustentabilidade.

As atividade são gratuitas, com o transporte levando os participantes do Villa-Lobos até os espaços com práticas inovadoras de sustentabilidade.

Durante dois dias, os participantes poderão conhecer iniciativas de mobilidade sustentável, economia circular, pesquisa científica, preservação ambiental e turismo de base comunitária. As visitas foram planejadas para aproximar o público de experiências concretas que geram impacto social e ambiental positivo.

Conheça os projetos e a programação de visitas:

Summit Agenda SP+Verde, dia 4 de novembro

  •  9h às 17h – Os visitantes poderão explorar o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, vivenciando o turismo de base comunitária e experiências em meio à natureza. O território tem grande importância devido à sua riqueza ambiental e às ações de conservação. Seu marco central é a Praça Júlio Cesar de Campos, onde estão a Igreja de Santa Cruz e a estátua em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, importante figura da literatura brasileira e moradora de Parelheiros.
  • 9h às 12h30 – A Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus receberá os visitantes para um passeio que demonstra o motivo do local ser referência em processamento mecanizado de materiais recicláveis. A unidade homenageia a escritora e ex-catadora de papéis, símbolo de resistência e valorização do trabalho dos catadores. 
  • 12h30 às 17h – Durante a visita à fábrica da Scania, os visitantes conhecerão de perto soluções para descarbonização e mobilidade sustentável promovidos pela empresa.
  • 14h às 18h30 – Sirius – CNPEM em Campinas é uma das mais avançadas infra estruturas científicas do Brasil e permite pesquisas em nível atômico e molecular. O laboratório conta com instalações multiusuárias, acessíveis à comunidade científica nacional e internacional, e dispõe de equipamentos de alta tecnologia que possibilitam a realização de centenas de pesquisas acadêmicas e industriais todos os anos, por milhares de pesquisadores.
Captura de tela 2025 10 09 215648
Campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Foto: Divulgação

Summit Agenda SP+Verde, dia 5 de novembro

  • 9h às 15h – O público poderá percorrer trilhas no Parque Fazenda do Carmo, conhecendo técnicas de preservação ambiental e apreciando florestas tropicais. O parque forma o maior remanescente de Mata Atlântica da zona leste de São Paulo, contrastando com a intensa urbanização ao seu redor.
  • 9h30 às 12h30 – A Solvi, em Caieiras, é referência em valorização de resíduos e produção de biocombustíveis. A visita demonstrará as práticas de gestão ambiental, inovação tecnológica e como é possível unir eficiência produtiva com responsabilidade socioambiental.
  • 9h30 às 12h30 – A visita guiada “Rota do Hidrogênio em São Paulo” oferece uma imersão única nas iniciativas que colocam o Brasil na liderança global da transição energética. O percurso tem início na planta piloto de produção de hidrogênio a partir do etanol, desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (Research Centre for Greenhouse Gas Innovation – RCGI-USP) e instalada na Universidade de São Paulo.
  • 9h30 às 13h – O Jardim Botânico de São Paulo abrirá suas portas para que os visitantes possam conhecer coleções botânicas, laboratórios de pesquisa ambiental e exposição sobre a cultura dos povos originários. 
  • 14h30 às 17h30 – A programação será finalizada com a visita ao Centro de Desmontagem Veicular da Stellantis, o primeiro do tipo no Brasil. Os participantes poderão conhecer práticas de economia circular, com reaproveitamento e reciclagem de componentes automotivos, observando como a indústria automobilística transforma resíduos em novos recursos e contribui para a sustentabilidade.

A participação em qualquer visita é gratuita, mas exclusiva para convidados que já retiraram o ingresso na plataforma Sympla. É necessário preencher o formulário de inscrição com o código do ingresso, e as informações detalhadas de cada roteiro serão enviadas por e-mail. Todas as rotas partem e retornam ao Parque Villa-Lobos.

Mais informações sobre programação, visitas guiadas e retirada antecipada de ingressos em: https://www.agendaspmaisverde.org.br.

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável e economia verde. Uma estrutura completa está sendo preparada no Parque Villa-Lobos, com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.

As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade, e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá à Casa da Economia Circular, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular.

Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais.

A expectativa é receber 5 mil pessoas por dia, incluindo comitivas internacionais, representantes de governos, academia, iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor.

O Summit Agenda SP+Verde integra uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio da Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, Veolia, Metrô e Stellantis, Ecovias, Toyota e JHSF, e apoio institucional da Fiesp, Unica, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Abiogás, SP Águas, Cetesb,  DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra,  Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, CGGI,  IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH E Movimento Brasil e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).

source
Com informações da Agência São Paulo

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Hospital do Vicentino conquista prêmio estadual por destaque na doação de órgãos
  • Gusttavo Lima reúne 35 mil pessoas no “O Embaixador Classic” em Goiânia (GO)
  • Diário Oficial de cara nova: Governo de Minas lança portal mais moderno e totalmente digital
  • Bragança Paulista abre processo eleitoral para renovação do Conselho Municipal de Política Cultural
  • Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Assistência Social abrem nesta segunda-feira (15)
  • Empreendedores têm novas oportunidades de qualificação
  • Fontes renováveis ultrapassam o carvão e lideram produção global de eletricidade
  • Prefeitura retira quebra-molas irregulares no Mutuá
campos ep escritora são paulo terra universidade
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Emei Arlindo Caetano Filho recebe selo Educação 5.0

9 de maio de 2026

Maria Amélia cobra melhorias do transporte público no Santo Antônio da Boa Vista

9 de maio de 2026

Comunicado Oficial sobre as mudanças do Transporte Público Municipal

9 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
Seguir no Instagram

Emei Arlindo Caetano Filho recebe selo Educação 5.0

9 de maio de 2026

Maria Amélia cobra melhorias do transporte público no Santo Antônio da Boa Vista

9 de maio de 2026

Comunicado Oficial sobre as mudanças do Transporte Público Municipal

9 de maio de 2026

Agentes de trânsito recebem novos uniformes e capacetes

9 de maio de 2026

Esquenta Semana do MEI promove capacitação gratuita sobre vendas e redes sociais em Apiaí

9 de maio de 2026

Sebrae Play conquista Prêmio ABED 2026 com case inovador em educação a distância

9 de maio de 2026

Assistência Social reforça protagonismo da mulher durante encontro em serviço de convivência

9 de maio de 2026

Infraestrutura e segurança: Parque da Rua do Porto terá novo cercamento

9 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

 

Carregando comentários...
 

    %d