Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Natação: Brasil abre World Series com recorde mundial e 10 medalhas

7 de maio de 2026

GCM de Itaquá desarticula duas casas-bomba e apreende mais de 4 mil entorpecentes

7 de maio de 2026

Cultura de Ferraz promove diversas oficinas para o incentivo à leitura

7 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Brasil » Escritora angolana Ana Paula Tavares ganha Prêmio Camões 2025

Escritora angolana Ana Paula Tavares ganha Prêmio Camões 2025

RedacaoBy Redacao8 de outubro de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 1726
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
A escritora, poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares, de 72 anos, conquistou, nesta quarta-feira (8), o Prêmio Camões 2025. A honraria é a principal premiação literária da língua portuguesa, concedida por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e pelo governo de Portugal. A vencedora receberá 100 mil euros, um dos maiores valores entre os prêmios literários do mundo. Entre os 36 nomes que já venceram a premiação estão João Cabral de Mello Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Mia Couto, José Saramago, Lygia Fagundes Telles e Chico Buarqueebcebc

A decisão ocorreu nesta quinta-feira (8) em uma reunião virtual do júri, que é composto por membros brasileiros, portugueses, angolanos e moçambicanos. De acordo com o júri, o prêmio foi concedido a Ana Paula Tavares, “distinguindo a sua fecunda e coerente trajetória de criação estética e, em especial, o seu resgate de dignidade da Poesia” e completou “com a dicção do seu lirismo sem concessões evasivas e com os livres compromissos da produção em crônica e em ficção narrativa, a obra de Ana Paula Tavares ganha também relevante dimensão antropológica em perspectiva histórica”.

Compõem o grupo de jurados o professor da Universidade de Coimbra (Portugal), José Carlos Seabra Pereira; a professora da Universidade de Lisboa (Portugal), poeta e ensaísta Ana Mafalda Leite; o professor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Francisco Noa; a professora e pesquisadora da PUC-SP (Brasil), Lucia Santaella; o historiador, advogado e membro da Academia Brasileira de Letras, Arno Wehling (Brasil); e o escritor e crítico literário Lopito Feijó (Angola).

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a escolha de Ana Paula Tavares celebra a força e a beleza da literatura lusófona.

“Sua poesia, tecida de memória, resistência e afeto, revela a potência das vozes africanas e femininas que enriquecem os patrimônios culturais. Reconhecemos sua obra como laços profundos que unem Brasil, Angola e todos os países da lusofonia pela arte, pela palavra e pela história compartilhada”, afirmou.

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, destacou que Ana Paula Tavares é uma “representante extraordinária” da lusofonia, principal vocação do Prêmio Camões.

“Poeta, ensaísta, pesquisadora, ela reúne todas as virtudes que deságuam num compromisso ético. Seu olhar é marcado pela urgência, ao reivindicar as questões da África, do Brasil e de Portugal, atenta aos grandes desafios contemporâneos”, disse Lucchesi.

Sobre a vencedora

Ana Paula Tavares nasceu na província angolana de Huíla, em 1952. O início da graduação em história foi na Faculdade de Letras do Lubango, atual Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla. A mudança para Portugal foi em 1992, onde terminou o curso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lá mesmo fez mestrado em Literaturas Africanas. Mais tarde, completou doutorado em antropologia na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, leciona na Universidade Católica de Lisboa.

Entre poesia, crônicas e romances, Ana Paula Tavares publicou mais de dez livros, em títulos como Ritos de Passagem (1985), O Lago da Lua (1999), A Cabeça de Salomé (2004) e Um rio preso nas mãos (2019). Em 2004, ganhou o Prêmio Mário Antônio de Poesia, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o livro Dizes-me coisas amargas como os frutos.

A escritora angolana recebeu ainda o Prêmio Nacional de Cultura e Artes de Angola na categoria literatura, em 2007, pelo livro Manual para amantes desesperados. Segundo a FBN, obras da autora estão presentes em antologias publicadas em países como Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha e Suécia.

Prêmio Camões

O Prêmio Camões foi instituído, em 1988, pelos governos do Brasil e de Portugal para estreitar os laços culturais entre os dois países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas também para enriquecer o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. A primeira edição foi realizada em 1989. O conjunto da obra, que contribui para a valorização do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa, é determinante para a escolha dos vencedores. A organização da premiação pela parte portuguesa cabe ao Ministério da Cultura de Portugal e pela brasileira à Fundação Biblioteca Nacional.

A cada edição, o júri é composto por dois portugueses, dois brasileiros e dois representantes dos demais países membros da CPLP: Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. Cada jurado tem mandato de dois anos. 

Conheça os vencedores do Prêmio Camões, por ordem cronológica:

Miguel Torga (Portugal), João Cabral de Mello Neto (Brasil), José Craveirinha (Moçambique), Vergílio Ferreira (Portugal), Rachel de Queiroz (Brasil), Jorge Amado (Brasil), José Saramago (Portugal), Eduardo Lourenço (Portugal), Pepetela (Angola), António Cândido (Brasil), Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal), Autran Dourado (Brasil), Eugénio de Andrade (Portugal), Maria Velho da Costa (Portugal), Rubem Fonseca (Brasil), Agustina Bessa-Luís (Portugal), Lygia Fagundes Telles (Brasil), Luandino Vieira – recusado (Angola), António Lobo Antunes (Portugal), João Ubaldo Ribeiro (Brasil), Arménio Vieira (Cabo Verde), Ferreira Gullar (Brasil), Manuel António Pina (Portugal), Dalton Trevisan (Brasil), Mia Couto (Moçambique), Alberto da Costa e Silva (Brasil), Hélia Correia (Portugal), Radouan Nassar (Brasil), Manue Alegre (Portugal), Germano Almeida (Cabo Verde), Chico Buarque (Brasil), Vítor de Aguiar e Silva (Portugal), Paulina Chiziane (Moçambique), Silviano Santiago (Brasil), João Barrento (Portugal), Adélia Prado (Brasil).

source
Com informações da Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Da sala de aula ao campo: conheça a história da produtora rural Léia Rodrigues
  • CLUBE DE CAMPO DE MOGI ARRECADA BRINQUEDOS PARA A ASSOCIAÇÃO RAIOS DE SOL
  • Decreto nº 4.987/2025
  • Estado de SP cria 520 mil empresas nos últimos 12 meses
  • Comlurb inaugura 84º ecoponto e implanta mais 210 contêineres de alta capacidade na cidade
  • Calor extremo ameaça cada vez mais trabalhadores ao redor do mundo
  • Emater e Cecafé firmam parceria para promover a sustentabilidade na cafeicultura
  • Fixação e aperto adequados elevam confiabilidade industrial
costa ep escritora universidade
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Natação: Brasil abre World Series com recorde mundial e 10 medalhas

7 de maio de 2026

Prefeitura de Guarujá capacita profissionais em Código Laranja e ajusta expediente de unidades

7 de maio de 2026

FIiUNG recebe 200 escritores e diferentes atrações interativas, no próximo sábado (09)

7 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega FAZ HOMENAGE VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega
FAZ HOMENAGEM A PROFESSORA @blum_rita QUE
IMPEDIU ATAQUE EM  SUZANO#batmao #suzanotv #colega #professoraritadecassia #câmaradeitaquaquecetuba
Seguir no Instagram

Natação: Brasil abre World Series com recorde mundial e 10 medalhas

7 de maio de 2026

GCM de Itaquá desarticula duas casas-bomba e apreende mais de 4 mil entorpecentes

7 de maio de 2026

Cultura de Ferraz promove diversas oficinas para o incentivo à leitura

7 de maio de 2026

Prefeitura de Guarujá capacita profissionais em Código Laranja e ajusta expediente de unidades

7 de maio de 2026

Com quatro ouros, nadadora de 13 anos faz estreia dos sonhos no Jeesp paralímpico

7 de maio de 2026

FIiUNG recebe 200 escritores e diferentes atrações interativas, no próximo sábado (09)

7 de maio de 2026

Exposição celebra os 50 anos da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu

7 de maio de 2026

Prefeitura realiza manutenção na Fonte Central e no Relógio Floral

7 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d