Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

10 de maio de 2026

Novos profissionais ingressam no Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu

10 de maio de 2026

Jean Araújo solicita revitalização de área de lazer no bairro Cidade Nova Jacareí

10 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Barueri » Girl Power! Barueri celebra o Dia da Menina com arte, poesia e empoderamento

Girl Power! Barueri celebra o Dia da Menina com arte, poesia e empoderamento

RedacaoBy Redacao20 de outubro de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 4077
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Temp

– 17 de outubro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • Barueri celebrou o Dia da Menina com um evento cheio de arte, poesia e empoderamento, destacando a importância da igualdade e do protagonismo feminino.  
  • A programação contou com apresentações, exposições artísticas e reflexões sobre direitos e desafios enfrentados pelas meninas.  
  • A ação reforçou o compromisso local com políticas de proteção, inclusão e autonomia feminina.  

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, celebrou nesta quinta-feira (16) o Dia da Menina, data internacionalmente reconhecida em 11 de outubro, com um encontro repleto de arte, emoção e protagonismo juvenil. Sob o tema “O que as meninas precisam para alcançar seus desejos?”, o evento reuniu diversas instituições parceiras e foi conduzido pela estudante de jornalismo Yasmin Lara, de 20 anos, que compartilhou com o público sua trajetória de aprendizado e inspiração junto à Coordenadoria Rede Mulher da Secretaria.  

Durante o cerimonial, Yasmin destacou a importância de espaços que fortalecem as meninas enquanto cidadãs: “Aprendi muito aqui, não apenas profissionalmente, mas como menina e como mulher. Estar hoje à frente desse evento é uma alegria imensa.”  

A secretária da Mulher, Adriana Bueno Molina, realizou a abertura oficial, reforçando o compromisso da gestão com políticas que promovem direitos e oportunidades para meninas e adolescentes. A data integra a Semana Municipal das Meninas, instituída pela Lei nº 3.069/2024, que incentiva ações socioeducativas e preventivas para eliminar desigualdades de gênero e ampliar a autonomia feminina.  

Saiba mais 

Meninas no palco e na arte  


As apresentações começaram com as meninas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), que emocionaram o público com a dança “Minha Escolha Diária”. “Eu achei muito legal dançar e me senti muito feliz. Ter um dia nosso é muito bom para fazer as meninas mais felizes”, contou Giovana Lorenço, de 10 anos, que tem TEA e faz acompanhamento pela SDPD.  

Em seguida, as jovens da Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes (Cepac) deram continuidade à celebração. A adolescente Kimberly Vitória da Silva, de 14 anos, apresentou sua “Poesia de Menina”, escrita a partir de vivências pessoais e da admiração por sua mãe. “Eu cresci numa família em que sou a única menina. Me inspirei na minha mãe, que foi mãe e pai. Quis mostrar que a vida não é um conto de fadas, mas cheia de força e superação.”  

Meninas no Hip Hop!  

As alunas das oficinas de hip hop do Cepac também subiram ao palco para mostrar que o ritmo e a expressão urbana têm lugar para todas. Leandra Vitória Cordeiro Ferreira, de 14 anos, relatou como encontrou na dança um caminho de pertencimento. “Entrei achando que não ia gostar, mas fui me adaptando e hoje o hip hop é minha vida.  

Hip hop é pra meninas sim!  

Isso motiva a população feminina.” Julia de Souza, 14 anos, também participou da ação e compartilhou sua vivência: “Eu fiquei nervosa na apresentação, mas gostei muito. Comemorar o Dia da Menina é muito importante porque traz mais autoconfiança para meninas e mulheres.”  

A força da expressão artística 

Além das apresentações, o público conferiu uma exposição montada na própria Secretaria da Mulher, com telas, peneiras e bandeiras produzidas por diversos artistas dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As obras, inspiradas na pergunta “O que as meninas precisam para alcançar seus desejos?”, exibiam imagens potentes e simbólicas sobre liberdade, identidade e direitos.  

A artista plástica Yasmim Kauanna, professora e curadora independente, compartilhou sua experiência à frente das oficinas de pintura, explicando como o processo criativo se tornou um espaço de escuta e transformação. “Gostaria de agradecer o espaço. Foi aqui que comecei a dar minhas primeiras pinceladas e tive o incentivo para me tornar a profissional que sou. Meu trabalho fala sobre os objetos e as construções da ideia de normatividade. Eu provoquei a Secretaria a ter acervo de mulheres e a Secretaria de Cultura a ter acervo de temas ligados à comunidade LGBTQIAPN+.”  

A programação também contou com a artista digital Heyflora, nome artístico de Michelly Raposo Teixeira, que falou sobre o universo feminino na arte e nos e-sports: “Sou a única menina no grupo em que trabalho. Faço um estilo de arte diferente e encontrei espaço. Sou iluminada entre os meninos, principalmente pelo estilo de arte que faço.”  

Um convite à reflexão 

Dados da ONU e da Fundação Malala reforçaram a urgência de se garantir direitos básicos como educação, liberdade e proteção contra a violência:  

  • A cada 10 minutos, uma menina morre em algum lugar do planeta, vítima de violência.  
  • Mais de 60 milhões de meninas não têm acesso à educação no mundo.  
  • 750 milhões de meninas e mulheres foram obrigadas a casar antes dos 18 anos. 133 milhões de mulheres e garotas tiveram seus órgãos genitais mutilados em países da África e Oriente Médio, onde essa prática bárbara ainda acontece.  
  • A maioria das meninas que sofreu mutilação genital tinha menos de 10 anos.  
  • 90% das meninas e adolescentes vivendo em países em conflito estão fora das escolas.  
  • Somente 52 países declararam o estupro dentro do casamento como crime, o que significa que 2,6 bilhões de mulheres e meninas estão sujeitas a ele.  
  • Em alguns países, um terço das adolescentes do sexo feminino relatou que suas primeiras experiências sexuais foram forçadas.  
  • 37,7% das meninas brasileiras acham que, na prática, meninas e meninos não têm os mesmos direitos.  

A ativista Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, é símbolo mundial dessa luta. Baleada aos 14 anos por defender o direito à educação de meninas no Paquistão, ela transformou sua dor em causa global, criando a Fundação Malala, que atua para garantir educação e igualdade de oportunidades a meninas em todo o mundo. Como lembra Malala: “Não podemos ir adiante e ser bem-sucedidas quando metade de nós é deixada para trás.” 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Tweet

source
Com informações da Prefeitura de Barueri

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Procon-SP fiscaliza estabelecimentos denunciados por suspeita de venda de bebidas adulteradas
  • Secretário de Meio Ambiente participa de formatura do projeto Formare na Suzano SA
  • Caravana 3D: Ampliação da Washington Luís vai beneficiar 1 mi de pessoas na região de Rio Preto
  • Estradas do Monteiro e do Mendanha, em Campo Grande, terão interdições parciais para obras de drenagem
  • Prisão domiciliar: saiba o que Bolsonaro está proibido de fazer
  • Prefeitura de Várzea Paulista abre inscrições para o Programa Várzea Inclui
  • TERMO DE HOMOLOGAÇÃO – PROCESSO LICITATÓRIO Nº 000184/2025 – PREGÃO ELETRÔNICO Nº 000069/2025:
  • Gaza: mais de 40 pessoas morreram neste domingo vítimas de bombardeios
55 ep Facebook
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Iniciativa Angels é lançada para fortalecer atendimento a pacientes com AVC

10 de maio de 2026

Prefeitura instala lâmpadas LED no Parque São George e na Estrada da Roselândia

10 de maio de 2026

Professor colombiano disputa prêmio de cinema com Wagner Moura

10 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
Seguir no Instagram

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

10 de maio de 2026

Novos profissionais ingressam no Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu

10 de maio de 2026

Jean Araújo solicita revitalização de área de lazer no bairro Cidade Nova Jacareí

10 de maio de 2026

Iniciativa Angels é lançada para fortalecer atendimento a pacientes com AVC

10 de maio de 2026

Prefeitura instala lâmpadas LED no Parque São George e na Estrada da Roselândia

10 de maio de 2026

PROTOCOLO ONLINE VIA SEI CIDADES

10 de maio de 2026

Equipes do ‘HumanizAção’ acolhem 17 pessoas em situação de rua neste sábado (9)

10 de maio de 2026

Polícia Militar realiza operação em parques da capital pelo segundo fim de semana seguido

10 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d