Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como a crise de Ormuz expõe as vulnerabilidades da navegação global

5 de maio de 2026

BR Feminino: São Paulo vence Flamengo para assumir vice-liderança

5 de maio de 2026

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 1º de maio

5 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » São Paulo » ‘Mindfulness’ melhora saúde de mulheres com dor crônica na mandíbula, mostra estudo

‘Mindfulness’ melhora saúde de mulheres com dor crônica na mandíbula, mostra estudo

RedacaoBy Redacao12 de outubro de 2025Nenhum comentário7 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 2520
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Conviver diariamente com dor crônica é uma experiência que impacta não apenas o corpo, mas também a mente e as emoções. Essa é a realidade de milhares de pessoas que sofrem com a disfunção temporomandibular (DTM), condição que afeta a articulação responsável por abrir e fechar a boca, além dos músculos da mastigação. Para essas pessoas, dores constantes na mandíbula, nas têmporas, na face ou ao redor do ouvido, dificuldade de mastigar e até mesmo dores de cabeça podem fazer parte da rotina e afetar a saúde mental.

Agora, um estudo realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e financiado pela Fapesp mostrou que a prática regular de mindfulness – técnica de meditação voltada para o foco e a atenção plena – pode ajudar a reduzir a sensibilidade dolorosa e melhorar a regulação emocional dessas pessoas. Os resultados foram publicados no Journal of Oral Rehabilitation.

A pesquisa foi realizada no primeiro Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da Universidade de São Paulo, criado em 2016, e conduzida pela equipe coordenada pela enfermeira Edilaine Gherardi-Donato, que também é professora titular da EERP-USP. Segundo ela, a proposta do estudo foi compreender se a prática de mindfulness poderia aliviar a dor crônica associada à DTM e melhorar os múltiplos fatores envolvidos, desde os aspectos neurofisiológicos aos psicológicos, como estresse, ansiedade e “catastrofização da dor” – quando a pessoa se concentra apenas na dor, ampliando sua percepção negativa, como se fosse algo incontrolável e insuportável – por meio da atenção plena.

“Uma das condições humanas que geram muito sofrimento psíquico e abalam a saúde mental é conviver com dor. A dor é causadora de estresse constante, fisicamente e mentalmente”, explica a pesquisadora. “Quando a gente promove saúde mental por meio de estratégias de cuidado que conectam corpo e mente, estamos prevenindo o adoecimento e promovendo qualidade de vida da população.”

Segundo Gherardi-Donato, a disfunção temporomandibular (DTM) é de duas a três vezes mais comum em mulheres do que em homens e pode evoluir para um quadro de dor crônica quando persiste por três a seis meses, mesmo em repouso e após medidas conservadoras. A condição compromete a função, prejudica o sono, o humor e pode provocar hiperalgesia – resposta exagerada do organismo a estímulos dolorosos.

Nessas situações, o corpo entra em estado de alerta, o cérebro se sensibiliza e a percepção da dor se amplia, afetando não apenas a região da mandíbula, mas também outras partes do corpo. “Esses indicativos mostram que a dor deixou de ser apenas um problema articular e se tornou um fenômeno de modulação do sistema nervoso central, exigindo abordagem multidimensional”, diz a pesquisadora.

Como foi o estudo

No ensaio clínico randomizado, a pesquisadora e sua equipe acompanharam 53 mulheres entre 18 e 61 anos, todas diagnosticadas com DTM crônica, recrutadas no serviço especializado da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp-USP), parceira do projeto, e por meio de divulgação em instituições de saúde e redes sociais.

Metade das mulheres participou de um programa de mindfulness de oito semanas, com encontros presenciais semanais de duas horas e um encontro de imersão de quatro horas em meio à natureza. Além disso, as participantes também receberam os áudios das práticas de mindfulness aprendidas nos encontros presenciais, com orientações para praticar a técnica em casa diariamente. O grupo-controle não recebeu nenhuma intervenção durante o mesmo período e foi acompanhado para garantir que não iniciou outro tipo de tratamento.

“Na nossa pesquisa avaliamos apenas mulheres por serem mais afetadas pelo problema e por apresentarem variabilidade hormonal que poderia influenciar os achados. Olhamos casos de DTM dolorosa crônica, ou seja, de pessoas que já vinham convivendo com a dor há bastante tempo e apresentavam o quadro característico de cronicidade. Essas mulheres ficam mais predispostas a sentir dor também em diferentes regiões do corpo, por envolvimento de mecanismos de sensibilização periférica e central, porque o sistema nervoso está constantemente em alerta”, detalha a pesquisadora.

O programa de mindfulness foi adaptado à cultura brasileira, com início de práticas mais curtas, de apenas cinco minutos, que foram sendo ampliadas ao longo das semanas até chegar a 30 minutos diários de atenção plena. As atividades incluíram exercícios formais, como foco na respiração, no corpo, nos pensamentos e emoções, e em diferentes posturas, como meditação sentada, deitada, em movimento e caminhando. Também incluiu práticas informais, voltadas a trazer consciência para tarefas rotineiras, como escovar os dentes, comer, vestir-se ou lavar a louça.

“Não dá para exigir que alguém que nunca praticou mindfulness consiga, de imediato, meditar por meia hora. A progressão é fundamental para que a pessoa aprenda o que é estar presente no corpo e nas emoções, sem julgamento. A prática deve ser confortável, fácil, simples e natural”, explica Gherardi-Donato.

Após oito semanas de intervenção, as mulheres que participaram do programa apresentaram melhora significativa no limiar de dor à pressão, ou seja, suportavam mais estímulos antes de começar a sentir dor. Houve também redução dos pontos dolorosos espalhados pelo corpo, diminuição do estresse e da catastrofização da dor.

“Essas mulheres relataram diminuição da dor e estavam menos sensíveis a estímulos dolorosos leves que estavam presentes antes da intervenção e eram incômodos. Houve redução dos pontos de dor orofaciais e de dor à pressão nas regiões faciais e corporais”, relata a pesquisadora. “Elas também desenvolveram maior controle da atenção, conseguindo colocar a dor em perspectiva. A dor continuava presente, mas deixou de ocupar 100% da atenção, abrindo espaço para o autocuidado e para lidar de forma mais consciente com emoções e pensamentos negativos que a acompanham e intensificam”, explica.

Outro aspecto importante apontado no estudo foi a melhora da consciência corporal e da regulação emocional. De acordo com Gherardi-Donato, a prática ajudou as participantes a lidar de forma mais equilibrada com as sensações desafiadoras. “A mente de quem sente dor crônica tende a ruminar, alimentando um medo de que a dor só vai piorar. Isso aumenta o estresse e o risco de ansiedade e depressão. Com a prática de mindfulness, a mulher passa a reconhecer a dor como algo impermanente, que não precisa dominar sua vida.”

Embora o estudo não tenha mostrado mudanças significativas nos sintomas de ansiedade e depressão, Gherardi-Donato ressalta que os benefícios observados na diminuição do estresse e da ansiedade, na percepção da dor e no fortalecimento de habilidades cognitivas e atencionais representam um avanço importante.

Baixo custo e disponível no SUS

Os resultados reforçam que práticas integrativas e complementares em saúde como o mindfulness podem ser uma ferramenta importante no manejo da dor crônica, especialmente em condições complexas como a DTM. Além disso, trata-se de uma prática de baixo custo, de fácil implementação e que pode ser incorporada aos serviços públicos de saúde.

“O mindfulness, por ser um tipo de meditação, já está previsto na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS desde 2017 [portaria nº 849]. Isso significa que pode e deve ser ofertado como cuidado acessível para a população, representando a ampliação do modelo de cuidado”, destaca.

Para a pesquisadora, o impacto do mindfulness vai além do alívio físico ao promover uma mudança de postura diante da vida. “O programa resgata habilidades cognitivas e emocionais essenciais, melhora o autoconhecimento e o autocuidado. A pessoa aprende a sustentar a atenção por mais tempo e a acessar esse estado de presença também nas atividades cotidianas. Não se trata apenas de sentar e meditar, mas de contemplar compassivamente o amplo conjunto das nossas experiências, fazer escolhas mais conscientes, de viver com mais consciência no dia a dia, momento a momento”, conclui.

source
Com informações da Agência São Paulo

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Projeto de Lei do Legislativo nº 020/2025
  • Prefeitura prorroga prazo em lei para adequação de construções irregulares
  • “MasterChef Confeitaria” estreia segunda temporada com eliminação amarga de três participantes no primeiro episódio
  • EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel
  • Equipes da ONU atuam para remover escombros e explosivos de Gaza
  • STF condena homem que sentou na cadeira de Moraes durante 8 de janeiro
  • Mostra em Santos dará voz à diversidade literária durante encontro gratuito nesta sexta
  • Comissão aprova possibilidade de o consumidor escolher fornecedor de energia elétrica
ep ong são paulo universidade
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

BR Feminino: São Paulo vence Flamengo para assumir vice-liderança

5 de maio de 2026

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 1º de maio

5 de maio de 2026

Me Abraça” atende beneficiários de programas sociais instituições conveniadas pessoas com deficiência e idosos

5 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega FAZ HOMENAGE VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega
FAZ HOMENAGEM A PROFESSORA @blum_rita QUE
IMPEDIU ATAQUE EM  SUZANO#batmao #suzanotv #colega #professoraritadecassia #câmaradeitaquaquecetuba
Seguir no Instagram

Como a crise de Ormuz expõe as vulnerabilidades da navegação global

5 de maio de 2026

BR Feminino: São Paulo vence Flamengo para assumir vice-liderança

5 de maio de 2026

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 1º de maio

5 de maio de 2026

Me Abraça” atende beneficiários de programas sociais instituições conveniadas pessoas com deficiência e idosos

5 de maio de 2026

Limpeza do reservatório 05/05

5 de maio de 2026

Agricultura avança na recuperação da Estrada do Elesbão pelo Estradas do Produtor

5 de maio de 2026

Prefeitura de Guararema encerra a 10ª edição do Programa “Jovem em Foco”

5 de maio de 2026

Prova do vestibular UNIVESP será realizada em Igaratá

5 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d