Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

PA 615/26 – HOSPEDAGEM CONEXIDADES

1 de junho de 2026

Programa “HumanizAção Inverno” acolhe 24 pessoas em situação de rua neste sábado (30)

1 de junho de 2026

Nota de pesar – Angelita Habr-Gama

1 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Minas Gerais » Plano para produção de novo medicamento pela Funed é aprovado pelo Ministério da Saúde

Plano para produção de novo medicamento pela Funed é aprovado pelo Ministério da Saúde

RedacaoBy Redacao7 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 1297
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) obteve, recentemente, uma importante conquista na área de desenvolvimento de novos medicamentos. O Ministério da Saúde (MS) aprovou a proposta de projeto da Lenalidomida, dentro do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

A Lenalidomida é um análogo da Talidomida, medicamento que tem a Funed como única produtora no Brasil e fornecedora ao MS, há mais de 30 anos. A expectativa é que, dentro de dois anos, o produto já esteja com o desenvolvimento finalizado, para ser então submetido para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente da Funed, Felipe Attiê, destaca que a fundação possui área certificada, procedimentos implementados, equipe técnica treinada e grande conhecimento acerca da Talidomida. A vasta experiência da instituição na fabricação do medicamento contou a favor para a aprovação dessa PDP.

“Por ter um preço muito elevado para o consumidor, de em média R$ 700 um comprimido, a Lenalidomida é objeto constante de judicialização, principalmente nas esferas estadual e federal”, detalha.

“Com a produção na Funed, conseguiremos reduzir drasticamente esse preço ao Ministério da Saúde e manter a qualidade, levando para a população gratuitamente um medicamento essencial para o tratamento de diversos tipos de cânceres, como para mieloma múltiplo, síndromes mielodisplásicas e linfoma das células do manto”, afirma Attiê.

Segundo o diretor Industrial da Funed, Robson Cavalcanti, o fato de não existir indústrias com produção nacional da Lenalidomida abriu caminho para que a instituição concentrasse os esforços necessários para desenvolver tal projeto. “A aprovação da PDP pelo MS mostra que estamos no caminho certo, buscando novos desafios e alavancando o parque industrial farmacêutico da Funed”, comemora.

Medicamento

A Lenalidomida é um análogo estrutural da Talidomida, ou seja, as moléculas são muito parecidas. “Como só a Funed fabrica a Talidomida, iremos utilizar a mesma área produtiva, já certificada, para produzir a Lenalidomida. Sendo assim, não há necessidade de investimentos estruturais”, conta o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Medicamento da Funed, Alisson Bruno Luzia.

Com isso, a estimativa é que haja redução considerável do preço do produto ao Ministério da Saúde. “A proposta é de redução mínima de cinco vezes o valor de referência. Além disso, existe a possibilidade de centralização do medicamento, com fornecimento via laboratório oficial, extinguindo assim a judicialização”, completa.

PDP

Em 2024, foi publicado o edital de Chamamento Público, para seleção de entidades privadas interessadas em firmar a PDP da Lenalidomida. A proposta vencedora foi da Hipolabor Farmacêutica que, juntamente com a Ecadil Indústria Química, apresentaram a melhor proposta comercial. O projeto foi então apresentado para o Ministério da Saúde, com outros concorrentes, e a Funed foi a vencedora.

“A ideia agora é executar essa PDP sabendo que o privado pode nos ajudar nas aquisições das matérias-primas, a fazer os estudos analíticos e já partir para a produção industrial, equalizando assim o projeto, para que todas as etapas possam chegar no tempo certo ao seu destino final, o paciente”, adianta o presidente Felipe Attiê.

source
Com informações da Agência Minas

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Prêmio Seconci-SP reconhece construtoras por projetos em SST
  • Coral em Libras AMEI Duque
  • Escola Técnica de Música e Dança (ETMD) de Cubatão abre inscrições a partir de 29 de outubro
  • Itaquá entrega cinco novas ambulâncias do SAMU durante desfile cívico
  • Prefeitura de Santos segue apoiando e cadastrando vítimas do incêndio da Zona Noroeste
  • Clipping 02.09.2025
  • Profissionais da Saúde de Itaboraí participam de capacitação sobre faturamento
  • NOTA OFICIAL – Fin terá novo comando a partir de novembro
câncer
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Grupo em Santos ajuda pacientes a vencerem o vício e retomarem a qualidade de vida

1 de junho de 2026

Governo de Minas abre inscrições para o 9º Prêmio Inova Minas Gerais

1 de junho de 2026

Praça de Serviços desembarca em Sete Lagoas com dezenas de serviços gratuitos neste fim de semana

31 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

PA 615/26 – HOSPEDAGEM CONEXIDADES

1 de junho de 2026

Programa “HumanizAção Inverno” acolhe 24 pessoas em situação de rua neste sábado (30)

1 de junho de 2026

Nota de pesar – Angelita Habr-Gama

1 de junho de 2026

Fachin determina desintrusão da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará

1 de junho de 2026

PREGÃO ELETRÔNICO 021/2026 – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3180/2026.

1 de junho de 2026

Centros esportivos movimentam Pinda durante Dia do Desafio 2026

1 de junho de 2026

Residenciais Cravos III e IV: confira a lista dos inscritos que seguirão para análise da Caixa

1 de junho de 2026

Grupo em Santos ajuda pacientes a vencerem o vício e retomarem a qualidade de vida

1 de junho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d