O festival será realizado no momento em que o planeta estará reunido na COP30, em Belém. Crédito: Guilherme Espíndola/SMCTOs cariocas têm um encontro marcado, nos próximos dias 14 e 15, com a inovação. De 10h às 18h, será realizado o Festival da Ciência pelo Clima no Parque Quinta da Boa Vista Imperial de São Cristóvão. A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT) em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizam a terceira edição do festival terá exposições, experiências imersivas, jogos educativos e interativos, rodas de conversa e shows do grupo Samba do Sacramento e Samba Solto. Tudo de graça.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, destaca que o festival será realizado no momento em que o planeta estará reunido na COP30, em Belém, justamente para discutir o aquecimento global, eventos meteorológicos extremos, crise ambiental, entre outros temas. Além de ser realizado depois da Cúpula de Prefeitos da C40, maior encontro global de cidades comprometidas com a agenda climática recém-realizado no Rio de Janeiro.
– As cidades que estão na linha de frente dos impactos e também das soluções dos problemas. Nós temos que preparar as cidades e as pessoas para os efeitos de eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e, muitas vezes, letais. Não tenho dúvidas de que o Festival da Ciência trará contribuições importantes para o enfrentamento destes imensos desafios impostos, principalmente, às áreas mais pobres das cidades -, assinala Tatiana Roque.
Jovens Cientistas Cariocas: inovação a serviço da transformação Universitários da segunda edição do programa Jovens Cientistas Cariocas apresentarão projetos que desenvolveram para ajudar na solução de problemas da cidade. Idealizado pela SMCT, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o programa distribuiu bolsas de R$ 800, durante seis meses, para os estudantes desenvolverem, em 12 diferentes Naves do Conhecimento, suas ideias inovadoras.
Estudantes da rede municipal de ensino também participarão das atividades no festival realizado em frente ao Templo de Apolo, na Quinta da Boa Vista. Lá estarão reunidas 21 instituições de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil e coletivos comprometidos com o conhecimento e o futuro do planeta. Todos oferecerão atividades para os participantes do festival. Além da UFRJ e Uerj, estarão em São Cristóvão representantes da Fiocruz, Colégio Pedro II, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Museu de Ciências da Terra (MCTer), Planetário do Rio, Sesi-RJ, Instituto Ciência Hoje, Espaço Ciência Viva, entre outros.
Nos dois dias do festival no parque que abrigou a Família Real portuguesa, serão debatidas educação ambiental nos territórios mais pobres e vulneráveis da cidade, políticas de financiamento público para a ciência, criação de empregos verdes e formas de aumentar a resiliência climática na cidade do Rio, entre outros temas.
FESTIVAL DA CIÊNCIA PELO CLIMA
Dias: 14 e 15 de novembro
Entrada gratuita
Hora: 10h às 18h (dia 14, sexta-feira) 10h às 17h (dia 15, sábado)
Local: Parque Quinta da Boa Vista Imperial de São Cristóvão – em frente ao Templo de Apolo
End: Av. Pedro II, s/n, São Cristóvão
Categoria:
source
Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro
Relacionado
Related Posts
- Nacional transmite partida entre Ceará e Fluminense neste domingo
- Taubaté tem quatro projetos entre finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
- Moradores da Mantiqueira escolhem apartamentos para o ‘Novo Morar’ em Cubatão
- Probiss 2026 abre inscrições nesta semana
- Prefeitura inicia obra de nova Unidade Municipal de Saúde da Família no Jardim Imperial, em Jacareí
- Bando Golíardis comemora 10 anos com temporada do espetáculo “Cansei!” no Teatro Arthur Azevedo
- Câmara aprova 81 projetos no primeiro semestre
- Prefeitura inicia reforma dos banheiros da Rodoviária Municipal de Igaratá





