Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Alunos do Sistema Municipal de Ensino realizam gincana para arrecadar lacres e trocar por cadeiras de rodas

12 de maio de 2026

Prefeitura de Jacareí realiza mutirão com mais de mil tomografias para reduzir fila de espera

12 de maio de 2026

Decreto 5374 Abertura de Créditos Suplementares

12 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Brasil » Fiocruz: população jovem apresenta o maior risco de suicídio

Fiocruz: população jovem apresenta o maior risco de suicídio

RedacaoBy Redacao8 de dezembro de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 2096
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que a população jovem apresenta maior risco de suicídio, de 31,2 para cada 100 mil habitantes, acima da taxa geral da população, que é de 24,7 por 100 mil habitantes. Entre homens jovens, o risco sobe para 36,8. No entanto, é entre os indígenas que o problema é maior.ebcebc

O 2º Informe Epidemiológico sobre a Situação de Saúde da Juventude Brasileira: Saúde Mental, elaborado pela Agenda Jovem Fiocruz e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), destaca que “o suicídio é um problema de saúde sobretudo entre a juventude indígena”. Essa população tem a maior taxa de suicídios no Brasil (62,7).

“Jovens indígenas, homens na faixa entre 20 e 24 anos, apresentam uma taxa altíssima de 107,9 suicídios para cada cem mil habitantes”, dizem os pesquisadores.

O suicídio entre mulheres jovens indígenas também é mais alto do que a de mulheres de outras populações, especialmente entre as mais jovens, de 15 a 19 anos (46,2 suicídios por cem mil habitantes).

Segundo a pesquisadora da instituição, Luciane Ferrareto, questões culturais podem ser atribuídas aos altos índices entre os indígenas, além da demora por um atendimento no serviço de saúde.

“Os indígenas hoje têm muito acesso à informação, mas ainda há muito preconceito contra eles na sociedade”, disse Luciane.

O estudo descreve o perfil de internações hospitalares, mortalidade e atendimentos relacionados à saúde mental nas unidades de atenção primária à saúde (APS) de brasileiros com 15 a 29 anos, entre 2022 e 2024.

Mais internações de homens jovens

De acordo com a pesquisa, homens jovens representam 61,3% das internações por problemas de saúde mental, com uma taxa de internação de 708,4 por 100 mil habitantes, 57% mais alta que a taxa das mulheres (450). Menos da metade dos jovens que se internam por saúde mental fazem acompanhamento médico e psicológico depois do período hospitalar.

O abuso de substâncias psicoativas é a principal causa das internações de homens jovens (38,4%). A maioria desses casos (68,7%) é causado por abuso de múltiplas drogas. Em seguida, vêm a cocaína (13,2%) e o álcool (11,5%). A maior causa da internação das mulheres é a depressão.

Em contrapartida, na juventude como um todo, o abuso de drogas e transtornos esquizofrênicos têm o mesmo peso nas internações: 31% e 32%, respectivamente.

Para a pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde, a alta taxa de internação de homens jovens por abuso de álcool e outras drogas está relacionada a uma combinação de fatores sociais, culturais e econômicos.

Segundo a especialista, a pressão por um ideal de masculinidade que valoriza a força e a autossuficiência gera grande angústia e dificulta que muitos busquem ajuda emocional ou psicológica, levando-os a recorrer ao uso de substâncias.

“Além disso, muitos desses jovens já são chefes de família. A falta de oportunidades de trabalho, empregos precários, a instabilidade financeira e a sensação de fracasso social aumentam as chances desses jovens utilizarem as drogas como forma de escape”, complementa.

Violência física e sexual na adolescência

No caso das mulheres, Luciane destaca que a violência física e sexual na adolescência, principalmente por familiares, leva ao adoecimento mental. “Já as mulheres jovens, dos 22 aos 29 anos, podem ter que abandonar estudo e trabalho para cuidar de filhos ou de outros parentes, porque não têm uma rede de política pública de creches ou de acolhimento de idosos. Outro ponto é que muitas mulheres se envolvem em relações abusivas que levam ao seu adoecimento. Também tem a questões de precarização dos empregos e o assédio no trabalho”, afirmou a especialista.

No período analisado, apenas 11,3% dos atendimentos de jovens nas unidades de saúde foram para tratar da saúde mental, enquanto na população geral essa proporção é 24,3%. No entanto, a taxa de internações para a juventude foi de 579,5 casos para cada 100 mil habitantes, sendo que nos subgrupos de 20 a 24 anos e 25 a 29 anos o valor sobe, respectivamente, para 624,8 e 719,7. Essas taxas são significativamente mais elevadas do que as da população adulta com mais de 30 anos (599,4).

Segundo o coordenador da AJF, André Sobrinho, os jovens são os que mais sofrem com saúde mental, violências e acidentes de trabalho, mas são também os que menos procuram e encontram cuidados em saúde, os que menos param de trabalhar quando estão doentes. 

“Muitas vezes os jovens, a sociedade e o Estado agem como se eles tivessem que aguentar qualquer coisa exatamente por serem jovens”, afirmou Sobrinho.

O informe analisou as bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre internações hospitalares, óbitos e atendimentos na APS. Também usou dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as taxas de mortalidade e de internação.

Se precisar, peça ajuda

Qualquer pessoa com pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida deve buscar acolhimento em sua rede de apoio, como familiares, amigos e educadores, e também em serviços de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, é muito importante conversar com alguém de confiança e não hesitar em pedir ajuda, inclusive para buscar serviços de saúde.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

>> Serviços de saúde que podem ser procurados para atendimento:

  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
  • UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
  • Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)

source
Com informações da Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
  • Sábado de sol e envolvimento do público marcam segundo dia de evento esportivo no Novo Quebra-Mar de Santos
  • FSS de Cubatão doa 150 quilos de alimentos e roupas para vítimas do incêndio ocorrido na Vila Gilda, em Santos
  • Diário Oficial do Município – DOM-E – Edição 612
  • PARQUE CIDADE NATUREZA RECEBE AÇÃO DO SETEMBRO AMARELO
  • Sabatina de Gonet para recondução à PGR será em 12 de novembro
  • Comissão aprova proposta que detalha papel do cuidador de pessoa com deficiência
  • Eleição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa tem cronograma definido em Pinda
ep
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Casa de passagem: Cotia amplia atendimento a pessoas em situação de rua

12 de maio de 2026

Defesa Civil de Fernandópolis alerta para queda de temperatura nos próximos dias

12 de maio de 2026

Avanços na Saúde de São Gonçalo garantem prêmio na área de inovação e tecnologia

12 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Elisangela Gaza#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Encontro maravilhoso no encerramento da Caravana 3 Encontro maravilhoso no encerramento da Caravana 3D do Governo de SP! 💪 O Prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo, aproveitou para gravar com o Batmão e falar sobre as grandes novidades que estão chegando para a nossa Arujá. Confira!#batmao #suzanotv #aruja #drluiscamargo #tvsuzano
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #farofa
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Tobias.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #tobias
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Edinho do Salão#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #edinhodosalao
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Deputado Estadual Xerife do Consumidor#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #xerifedoconsumidor
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Palhaço Bubu#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #palhaçobubu
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #silverionobre
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.#batmao  #mogidascruzes #copadomundo # marabertaiolli
#teocusatis
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
Seguir no Instagram

Alunos do Sistema Municipal de Ensino realizam gincana para arrecadar lacres e trocar por cadeiras de rodas

12 de maio de 2026

Prefeitura de Jacareí realiza mutirão com mais de mil tomografias para reduzir fila de espera

12 de maio de 2026

Decreto 5374 Abertura de Créditos Suplementares

12 de maio de 2026

Defesa Civil inicia campanha “Queimada é Crime” com ação de conscientização em Pinda

12 de maio de 2026

Prefeitura abre inscrições para programas gratuitos de fortalecimento familiar

12 de maio de 2026

Edital – Concorrência Eletrônica nº 04/2026 – Execução de Obras de Pavimentação Asfáltica e Drenagem – Rua John Kennedy

12 de maio de 2026

Casa de passagem: Cotia amplia atendimento a pessoas em situação de rua

12 de maio de 2026

Defesa Civil de Fernandópolis alerta para queda de temperatura nos próximos dias

12 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d