Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

EducaMob leva game educativo à Casa do Idoso Sul

9 de maio de 2026

Área de Museus recebe exposição ‘Ajabó’, sobre influências afro-brasileiras

9 de maio de 2026

Guarujá inicia mutirões de vacinação em Santa Cruz dos Navegantes neste sábado (9)

9 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Mundo » Líderes globais adotam declaração histórica sobre doenças crônicas e saúde mental

Líderes globais adotam declaração histórica sobre doenças crônicas e saúde mental

RedacaoBy Redacao18 de dezembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 4752
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Líderes globais adotaram uma declaração política histórica para combater as doenças crônicas e os desafios da saúde mental por meio de uma abordagem totalmente integrada.

O texto, adotado na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, resulta de negociações intergovernamentais realizadas antes da Reunião de Alto Nível sobre a prevenção e acompanhamento do tipo de condição e a promoção da saúde mental e do bem-estar, que ocorreu em setembro.

Um desafio global crescente

Intitulada “Equidade e integração: transformar vidas e meios de subsistência por meio da liderança e ação em doenças não transmissíveis e da promoção da saúde mental e do bem-estar”, a declaração é a primeira a abordar as doenças crônicas e a saúde mental de forma conjunta.

As doenças crônicas continuam a ser a principal causa de morte no mundo com cerca de 18 milhões de óbitos prematuros todos os anos. Paralelamente, os problemas de saúde mental afetam mais de 1 bilhão de pessoas em todo o globo.

Muitos casos estão associados a fatores de risco evitáveis, como dietas pouco saudáveis, tabagismo, consumo nocivo de álcool, sedentarismo e poluição do ar, fatores que também têm impacto direto na saúde mental.

Segundo o documento, o aumento destas condições representa uma ameaça não só à saúde pública, mas também à produtividade e ao crescimento sustentável da economia.

As doenças crônicas matam mais de 15 milhões de pessoas todos os anos na faixa de 30 a 70 anos.

OMS/Opas/Sebastián Oliel

As doenças crônicas matam mais de 15 milhões de pessoas todos os anos na faixa de 30 a 70 anos.

Metas globais aceleradas até 2030

A nova declaração política estabelece três metas globais a serem alcançadas até 2030. A primeira é reduzir em 150 milhões o número de fumantes, aumentar em 150 milhões o número de pessoas com hipertensão controlada e garantir o acesso de mais 150 milhões a cuidados de saúde mental.

O documento define também metas de processo para os sistemas nacionais de saúde como a implementação de políticas e medidas legislativas em pelo menos 80% dos países.

Outro propósito é assegurar o acesso a medicamentos essenciais e a adoção de mecanismos de proteção financeira para serviços essenciais de doenças crônicas e saúde mental.

Uso excessivo de redes sociais

O texto incorpora lições da pandemia da Covid-19 e responde a novos desafios globais, fazendo desta a declaração política mais abrangente até à data sobre o tema. Inclui áreas como saúde oral, saúde pulmonar, câncer infantil, doenças hepáticas, renais e raras.

Foca-se também na poluição do ar, exposição ao chumbo e a produtos químicos perigosos, bem como aos riscos emergentes associados ao ambiente digital, como a exposição excessiva às redes sociais, conteúdos nocivos e desinformação.

As mulheres e os jovens são os mais afetados pelos problemas de saúde mental.

As mulheres e os jovens são os mais afetados pelos problemas de saúde mental.

Equidade, financiamento e responsabilização

A declaração reforça a necessidade de uma abordagem centrada na equidade, reconhecendo as necessidades das pessoas que vivem com doenças crônicas e problemas de saúde mental.

Num cenário desafiante da economia, o documento apela a um financiamento adequado, previsível e sustentado da saúde.

As medidas a serem implementadas incluem reforço do financiamento interno, parcerias internacionais e de quadros multilaterais coordenados, assim como o envolvimento de toda a sociedade.

Próximos passos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, deverá apresentar um relatório sobre os progressos alcançados até 2030, antes da próxima Reunião de Alto Nível, tendo em conta que a declaração estabelece um quadro reforçado de responsabilização para acompanhar a execução dos compromissos assumidos.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, e outras agências da ONU irão apoiar os Estados-membros em implementar os compromissos, de forma a garantir avanços na prevenção e acompanhamento das doenças crônicas e na promoção da saúde mental em todo o mundo.

source
Com informações da ONU

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
  • Cievs São Gonçalo – (35/2025)
  • BikeCine pela primeira vez em Suzano
  • Basquete masculino sub-18 garante vaga na final da Liga Metropolitana
  • Jundiapeba começa a receber mais um mega mutirão de zeladoria e serviços públicos
  • Porto de São Sebastião eleva receita em 27% e alcança melhor resultado em cinco anos
  • ViaMobilidade realiza 1º Simulado Operacional de Sequestro de Trem na Linha 5-Lilás
  • Preço da vacina contra malária cai protegendo mais 7 milhões de crianças até 2030
câncer doença ep
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Justiça concede efeito suspensivo à Prefeitura de Mongaguá em ação sobre quiosques da orla

9 de maio de 2026

Sebrae-SP promove live gratuita para impulsionar vendas na Baixada Santista durante a Copa do Mundo

9 de maio de 2026

Em meio à insatisfação popular, relatório questiona foco excessivo no PIB

9 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
Seguir no Instagram

EducaMob leva game educativo à Casa do Idoso Sul

9 de maio de 2026

Área de Museus recebe exposição ‘Ajabó’, sobre influências afro-brasileiras

9 de maio de 2026

Guarujá inicia mutirões de vacinação em Santa Cruz dos Navegantes neste sábado (9)

9 de maio de 2026

Vale do Lítio completa três anos marcados por avanço no PIB de municípios do Jequitinhonha

9 de maio de 2026

Música, emoção e afeto marcam apresentação do Cubatão Sinfonia em homenagem ao Dia das Mães

9 de maio de 2026

Justiça concede efeito suspensivo à Prefeitura de Mongaguá em ação sobre quiosques da orla

9 de maio de 2026

Arena do Rock integra a EXPOBEER VR 2026 com batalha de bandas e R$ 8 mil em premiação

9 de maio de 2026

Projeto SuperAção terá vagas de trabalho abertas em Atibaia

9 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d