.






Prefeitura Guararema amplia ações de combate à dengue e reforça campanha digital de conscientização


šŸ“ø – Warley Kenji Comunicação/PMG

Neste início de 2026, Guararema segue com atuação contínua de enfrentamento à dengue, com direito a chegada de tablets para uso das equipes de zoonoses. A Prefeitura realiza diariamente ações de orientação, vistoria e eliminação de focos do mosquito transmissor em residências, comércios e indústrias do município.

De acordo com os protocolos técnicos preconizados, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também realizam nebulização nas Ôreas onde hÔ registro de casos confirmados, como forma de reduzir a circulação do Aedes aegypti e minimizar o risco de transmissão, especialmente durante os meses mais críticos do ano.

Como novidade, o municĆ­pio reforƧa a campanha de conscientização com uma ação digital. Nesta quarta-feira (28) a Prefeitura publicou nas redes sociais um vĆ­deo educativo com linguagem acessĆ­vel e criativa, no formato de ā€œobjetos falantesā€, que mostram de forma didĆ”tica como pequenos descuidos podem se transformar em criadouros do mosquito.

Com este vídeo, e também com a distribuição de folders e demais orientações recorrentes, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que grande parte dos focos do mosquito estÔ dentro dos próprios imóveis. Ralos pouco utilizados, pratinhos de plantas, calhas entupidas, bebedouros de animais e recipientes expostos à chuva estão entre os principais locais de risco. A recomendação é manter quintais limpos, eliminar qualquer ponto de Ôgua parada e permitir o acesso das equipes durante as visitas.

Paralelamente, segue disponível no município a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. A imunização é realizada com duas doses, com intervalo de três meses, nas Unidades de Saúde.

O atendimento ocorre no Centro de Saúde de Atenção PrimÔria (Cesap), na rua São Vicente de Paula, 110, pelo telefone (11) 4693-8570; na UBS Jardim Dulce, na rua Padre Manoel da Nóbrega, 23, pelos telefones (11) 4693-6147 e (11) 4693-5964; e na UBS Lambari, na avenida Francisca Lerario, 955, pelos telefones (11) 4693-3448 e (11) 4693-3484.





source
Com informaƧƵes da Prefeitura de Guararema

Share.
Leave A Reply

Share with

Exit mobile version