Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Arujá oferece imersão de alta performance para fortalecer pequenos negócios do município

24 de julho de 2026

Retrospectiva: na área de saúde, Câmara aprovou propostas para ampliar direitos de pacientes e fortalecer o SUS

24 de julho de 2026

CMN regulamenta renegociação de dívidas rurais; veja quem pode aderir

24 de julho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » São Paulo » Vacina contra a dengue do Instituto Butantan começa a ser aplicada na população de Botucatu

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan começa a ser aplicada na população de Botucatu

RedacaoBy Redacao19 de janeiro de 2026Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 3240
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Governo de São Paulo participou neste domingo (18) de um momento histórico para a saúde pública, com o início da vacinação contra a dengue utilizando a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. 

A Butantan-DV é a primeira do mundo em dose única, o que permite uma imunização mais rápida da população e reduz os custos e a logística de aplicação. Ela é tetravalente e foi desenvolvida para proteger contra os quatro sorotipos conhecidos do vírus.

LEIA TAMBÉM: Vacina da dengue do Instituto Butantan previne contra todos os tipos da doença

“Com a Butantan-DV, São Paulo entrega ao Brasil uma vacina 100% nacional, em dose única, que facilita a adesão e amplia a proteção. Os estudos que embasaram o registro mostram eficácia global de 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue”, afirma Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.

LEIA TAMBÉM: ‘Vacina do Butantan contra a dengue é grande contribuição de SP para a saúde pública’, afirma Eleuses Paiva

55046717642 36f3ff48fb h
Morador de Botucatu recebe a vacina da dengue neste domingo (18)

A auxiliar administrativa Tereza da Silva Lopes, de 44 anos, foi a primeira moradora da cidade a receber a vacina.

55046866657 9dfe2e106b k
Tereza da Silva Lopes

A vacinação começou a ser aplicada em moradores de Botucatu, única cidade de São Paulo escolhida pelo Ministério da Saúde para o estudo de impacto da imunização. O governo federal é o responsável pela estratégia de imunização, que inclui no Brasil também as cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo será composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos.

“O Instituto Butantan tem o maior orgulho de estar presente em Botucatu no lançamento da vacinação contra a dengue. É uma iniciativa do Estado de São Paulo, Secretaria de Saúde de São Paulo e Instituto Butantan de disponibilizar a Butantan DV para esse programa piloto. É um orgulho ver a ciência brasileira dando soluções para a saúde pública nacional”, diz Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

55047800633 78d92b40a8 h
Cadastro de moradores de Botucatu para receber a vacina contra a dengue

O município de Botucatu foi escolhido pela sua estrutura de saúde e pela experiência comprovada em operações de vacinação em massa contra a Covid-19. O município também registrou a circulação do sorotipo DENV-3, responsável pelo aumento no número de registros de dengue no ano passado.

55047610121 ac84ddc22e h
Profissional de saúde aplica vacina contra a dengue em Botucatu

A meta é proteger 90% da população entre 15 e 59 anos e avaliar, em larga escala, a efetividade do novo imunizante, que já demonstrou segurança e eficácia em estudos clínicos anteriores. 

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp participa da ação e vai monitorar de perto os casos de dengue do município, a partir de uma análise laboratorial criteriosa. Os resultados vão compor o estudo.

55047875024 6c862bea57 h
Vacinação contra a dengue em Botucatu

Ritmo acelerado

O Instituto Butantan começou a entrega das doses da vacina contra a dengue para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde no final de dezembro. Até o final de janeiro, a previsão é de serem entregues 1,3 milhão de doses.

Mesmo antes da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Butantan já havia dado início à produção do imunizante em seu parque industrial. Além disso, fechou uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi para aumentar a produção e ampliar a entrega no segundo semestre de 2026.

55047875054 818eccf198 h
Moradores compareceram em peso em escola estadual no centro para receber a vacina

De acordo com o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, a produção da vacina segue em ritmo acelerado pelo Instituto Butantan. “Até o final de janeiro, a expectativa é alcançar 1,3 milhão de doses, chegando a 3 milhões ao término do primeiro semestre. Até o fim do ano, a produção deve atingir 30 milhões de doses, com possibilidade de ampliação conforme a demanda nacional”, afirma.

A Butantan-DV foi aprovada pela Anvisa para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. 

De acordo com a estratégia anunciada pelo Ministério da Saúde, as primeiras doses entregues pelo Instituto Butantan serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em visitas domiciliares. Com a ampliação da capacidade produtiva, o ministério deverá estender a vacinação ao público geral, começando pelos adultos de 59 anos e avançando gradualmente até as faixas etárias menores.

55047874959 4f0ad41302 h
Moradores esperam a vez de receber a vacina

O Instituto Butantan pretende ainda ampliar a faixa etária de vacinação tanto para o público pediátrico quanto para aqueles acima de 60 anos. Para isso, já recebeu aprovação da Anvisa para avaliar a vacina da dengue na população de 60 a 79 anos. Se os resultados da pesquisa forem satisfatórios, será possível solicitar à agência reguladora a inclusão desse grupo nas recomendações do imunizante. Além disso, mais dados deverão ser coletados para avaliar a possível inclusão das crianças de 2 a 11 anos nas recomendações da vacina. Os estudos clínicos realizados já comprovaram que a vacina é segura nesta faixa etária.

55047800643 fef0f637f9 h
Moradores fazem cadastro antes de receber a vacina

Ensaios e resultados

A aprovação da vacina é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3, encaminhados à Anvisa. De acordo com o estudo, no público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue. 

55047800708 8550f0f7c6 h

O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros. Resultados anteriores do acompanhamento de dois e 3,7 anos foram publicados no The New England Journal of Medicine e na The Lancet Infectious Diseases, respectivamente.

55047800713 146d2db534 h
Moradora recebe vacina contra a dengue em Botucatu

Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, (exantema (manchas vermelhas) no corpo, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.

55047610031 bba038e1b3 h
Moradora da cidade recebe a vacina
55046733777 b06f1831aa h
Morador de Botucatu recebe a vacina
55047800908 0650e94301 h
Aplicação da vacina contra a dengue em Botucatu
55046719392 a5291b307f h
55047610026 1f41022533 h
55047609941 6a19315cfc h
55046719282 ada89aa904 h

source
Com informações da Agência São Paulo

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

doença medicina são paulo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Retrospectiva: na área de saúde, Câmara aprovou propostas para ampliar direitos de pacientes e fortalecer o SUS

24 de julho de 2026

Sistema da Receita Federal terá parada entre os dias 23 e 27 de julho

24 de julho de 2026

Atibaia lança Programa de Gestão Energética Municipal para garantir estabilidade e eficiência no fornecimento de energia

24 de julho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

Arujá oferece imersão de alta performance para fortalecer pequenos negócios do município

24 de julho de 2026

Retrospectiva: na área de saúde, Câmara aprovou propostas para ampliar direitos de pacientes e fortalecer o SUS

24 de julho de 2026

CMN regulamenta renegociação de dívidas rurais; veja quem pode aderir

24 de julho de 2026

Sistema da Receita Federal terá parada entre os dias 23 e 27 de julho

24 de julho de 2026

Atibaia lança Programa de Gestão Energética Municipal para garantir estabilidade e eficiência no fornecimento de energia

24 de julho de 2026

Prefeitura lança o programa “Conta Comigo”, voltado ao atendimento online de Psiquiatria e Psicologia

24 de julho de 2026

Consumidores 60+: Procon-SP lança consulta virtual até dia 17 de agosto

24 de julho de 2026

Blanver aprova R$ 115 milhões do BNDES com apoio da Macke

24 de julho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check

Carregando comentários...

    %d