Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Decisão dos EUA sobre facções tenta limitar soberania do Brasil

1 de junho de 2026

Leci Brandão testa positivo para Covid e cancela show em Cotia

31 de maio de 2026

Sorocaba tem tradicional Desfile dos Tropeiros e 5ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE! neste domingo (31)

31 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Itupeva » Guardiã Maria da Penha: palestra orienta funcionárias de indústria local sobre ações de combate à violência contra a mulher

Guardiã Maria da Penha: palestra orienta funcionárias de indústria local sobre ações de combate à violência contra a mulher

RedacaoBy Redacao7 de março de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A equipe Guardiã Maria da Penha segue promovendo ações integradas de defesa e proteção das mulheres de Itupeva. Nessa sexta-feira (6), representantes do programa estiveram na Bemarco Estruturas, a convite da direção da empresa, ministrando palestra sobre ações preventivas e de combate à violência contra a mulher promovidas no município. 

O encontro teve como objetivo reforçar a efetividade da Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e conscientizar as participantes sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, integrando ações e compromissos que fazem parte da Política Nacional de Enfrentamento à Violência. Cerca de 25 funcionárias participaram do evento, realizado na sede da empresa.  

Uma das responsáveis pela apresentação da palestra, a GCM Larissa Cuba detalhou as ações promovidas em âmbito municipal para garantir uma rede efetiva de proteção à mulher em Itupeva. “A importância de levar essas informações está em transformar o conhecimento em ferramenta de prevenção, acolhimento e garantia de direitos”, conta a guarda municipal, que integra também a equipe Guardiã Maria da Penha de Itupeva. 

Durante o encontro, também foi apresentado o aplicativo “Botão do Pânico”, ferramenta destinada a mulheres com medida protetiva emitida pelo poder público que permite acionar rapidamente uma viatura da Guarda Municipal por meio de um botão de emergência.  Em 2025, o recurso foi acionado em cinco ocorrências. Ainda não há registros em 2026.   

Para Silmara Caires, encarregada administrativa da Bemarco Estruturas, a palestra foi esclarecedora. “Eu não sabia que existia uma equipe específica destinada a esses tipos de ações em Itupeva com sede própria e viatura sinalizada. É importante poder contar com uma rede de apoio que esteja próxima em caso de necessidade”, avalia a funcionária.  

palestra-guardiá-maria-da-penha-grupo

Cerca de 25 funcionárias participaram do evento, realizado na sede da empresa 

Marcelo Bandeira, diretor da empresa, elogiou a estrutura disponibilizada pela Guarda Municipal e reforçou a importância da ação conjunta do poder público com a iniciativa privada em torno de um assunto tão importante. 

Guardiã Maria da Penha 

A Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), em vigor desde 2006, estabelece mecanismos para coibir e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A equipe Guardiã Maria da Penha atua justamente na fiscalização dessas medidas e na proteção das vítimas, fortalecendo a política municipal de enfrentamento à violência.  

O programa é desenvolvido no Estado de São Paulo pelo Ministério Público em parceria com os municípios. Em Itupeva, teve início em 2022, e integra a rede socioassistencial do município, que oferece atendimento especializado às mulheres em situação de violência doméstica, buscando a superação da situação de risco, com atuação direta da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

De acordo com monitoramento realizado pela equipe Guardiã Maria da Penha, em 2025, Itupeva registrou um total de 123 vítimas de violência, com picos nos meses de fevereiro e junho. A faixa etária de 31 a 40 anos concentra o maior número de vítimas (47), seguida pelas idades entre 21 e 30 anos (36). Em 2026, até o momento, 18 vítimas de violência doméstica foram identificadas no município.  

Como denunciar ou pedir ajuda  

  • Polícia Militar: 190  
  • Central de Atendimento à Mulher: 180 


source
Com informações da Prefeitura de Itupeva

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Carretas da Mamografia e do Empreendedorismo atendem mais de 600 mulheres em São Vicente
  • AVISO DE RECEBIMENTO DE PROPOSTAS DE ORÇAMENTOS- PROCESSO N° 082/2026
  • Cine Fricção leva obras audiovisuais mineiras para o IFSULDEMINAS nesta quinta-feira
  • BALCONISTA DE AÇOUGUE
  • Projeto equipara jogos de tabuleiro a livros para reduzir impostos
  • DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0015/2025 – CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA SERVIÇO DE RECARGA E MANUTENÇÃO DE EXTINTORES
  • Pontos MIS: Oficina convida o público a transformar ideias em narrativas no Espaço Expressa
  • Domingo tem interdições no centro para corrida
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Prefeitura de Itupeva apresenta prestação de contas da Saúde e destaca investimentos acima do mínimo constitucional

31 de maio de 2026

Famílias do CRAS Monte Serrat participam de sessão de cinema no Cineteatro Municipal

31 de maio de 2026

Obra em Itupeva amplia em 3 milhões de litros capacidade de armazenar água e moderniza sistema de esgotamento sanitário

31 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

Decisão dos EUA sobre facções tenta limitar soberania do Brasil

1 de junho de 2026

Leci Brandão testa positivo para Covid e cancela show em Cotia

31 de maio de 2026

Sorocaba tem tradicional Desfile dos Tropeiros e 5ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE! neste domingo (31)

31 de maio de 2026

Vem pra Orla retorna em junho com muito esporte e lazer para santistas e turistas

31 de maio de 2026

Rede municipal de Porto Feliz amplia incentivo à leitura com plataforma digital para alunos

31 de maio de 2026

Vereador Marcio Malt faz vistoria de pontos de vulnerabilidade em escola do Jardim Gardênia

31 de maio de 2026

Boraceia terá plantão para regularização e atualização cadastral de moradores

31 de maio de 2026

Governo de SP investe R$ 22 milhões para impulsionar turismo no ABC

31 de maio de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d