Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Cuba marca seis meses após danos do Furacão Melissa com recuperação frágil

1 de maio de 2026

Governador em exercício do Rio troca comando de secretarias

1 de maio de 2026

Assistência Social orienta contribuintes a destinar Imposto de Renda para projetos sociais em Ferraz

1 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Piracicaba » Feriado com arte: exposições gratuitas ocupam espaços culturais da cidade

Feriado com arte: exposições gratuitas ocupam espaços culturais da cidade

RedacaoBy Redacao30 de abril de 2026Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 5525
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
A arte segue em evidência em Piracicaba, com opções gratuitas para o público que deseja explorar diferentes técnicas, estilos e processos criativos. O feriado do Dia do Trabalhador, amanhã, 1º/05, somado ao fim de semana, se apresenta como uma oportunidade ideal para visitar exposições em cartaz na cidade, em espaços culturais mantidos pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A imagem mostra uma parede branca de uma galeria de arte, onde estão expostas várias obras emolduradas. Em destaque, há uma pintura grande que retrata uma figura humana, possivelmente uma mulher, vestindo um vestido branco e em pé em um campo cheio de margaridas. O fundo da pintura mostra um céu azul e árvores verdes, e a figura está levemente desfocada, conferindo um aspecto etéreo ou impressionista à obra. Ao lado dessa pintura maior, há uma série de quadros menores alinhados na parede, cada um com diferentes estilos e temas, incluindo retratos e cenas figurativas. Um dos quadros menores mostra uma pessoa na água. As molduras variam em tamanho e estilo, criando uma composição organizada, mas diversa. O chão é escuro e contrasta com a parede branca, que serve como um fundo neutro para destacar as obras. A iluminação da galeria realça as texturas e cores das pinturas, e a perspectiva da foto é ligeiramente inclinada para cima, dando profundidade ao espaço exibido.
Salão de Aquarelas de Piracicaba se firma como referência nacional nas artes visuais.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebe, até sábado, 02/05, a exposição coletiva Onde Estão as Mulheres Artistas?, organizada pela Escola Bauhaus Piracicaba, em parceria com o museu. A mostra reúne 14 artistas e propõe um olhar plural sobre a produção feminina nas artes, contemplando linguagens como colagem, pintura em tela, escultura em cerâmica, fotografia, xilogravura, arte digital, além de técnicas mistas em desenho e aquarela. Aberta à visitação nesta sexta e sábado, das 10h às 14h.

A imagem mostra uma exposição de arte em uma galeria. As obras estão penduradas em paredes brancas, com iluminação suave que destaca as peças. À esquerda, há três quadros: um pequeno em preto e branco no topo, abaixo um quadro colorido, e ao lado direito, uma obra que parece ser uma colagem ou uma pintura com uma silhueta escura de uma cabeça adornada com flores e folhas. Abaixo de cada quadro, há etiquetas brancas, provavelmente com informações sobre as obras. Na parede à direita, há duas pinturas. A mais próxima é um retrato com moldura de madeira ornamentada, mostrando uma pessoa com cabelo escuro, vestindo uma roupa azul e uma faixa, com um halo amarelo ao redor da cabeça e um cacto ao fundo, com um estilo que remete à arte popular, usando cores vibrantes e traços fortes. À esquerda dessa pintura, outra obra está parcialmente visível, mostrando uma figura sob uma luz dourada, com fundo escuro. O chão é de madeira polida, refletindo a luz ambiente. Ao fundo, é possível ver elementos arquitetônicos, como arcos ou janelas com molduras escuras. A composição transmite um ambiente tranquilo e organizado, típico de uma galeria de arte, valorizando as obras expostas.
Sala de exposições do Museu Prudente de Moraes recebe trabalhos de mulheres artistas.

Já a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra apresenta, até 17/05, a exposição Arte no Papel, que traz ao público parte de seu acervo após o processo de restauração de 15 obras, provenientes de prêmios aquisitivos e doações. O trabalho foi conduzido por profissionais especializados, dentro de um projeto idealizado pela conservadora e restauradora Flávia Santos e pela produtora cultural Bárbara Ivo. A iniciativa contou com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e do Programa de Ação Cultural (ProAC), garantindo a preservação e a adequada fruição das peças.

A imagem mostra o interior de uma galeria de arte contemporânea. O espaço expositivo é amplo, com paredes predominantemente brancas e uma parede destacada em azul claro, que serve como fundo para algumas obras. O chão é de madeira clara e polida, refletindo a luz. A iluminação é feita por luzes direcionadas de trilhos no teto, que destacam as obras expostas. Na parede à esquerda, há cinco pequenas obras emolduradas, provavelmente fotografias ou gravuras. Na parede azul, duas obras maiores chamam a atenção: uma escultura ou pintura abstrata escura e uma pintura abstrata horizontal, colorida, com formas geométricas em tons de amarelo, laranja e verde. À direita, há um suporte metálico preto com livros ou portfólios de arte e mais obras emolduradas, incluindo uma peça maior no final da parede. O teto é industrial, com vigas metálicas expostas. O ambiente está vazio, sem pessoas, e o chão tem fitas amarelas que provavelmente indicam limites ou caminhos para os visitantes. A imagem transmite uma atmosfera clara, organizada e convidativa para a apreciação das obras expostas.
Exposição Arte no Papel reúne 15 trabalhos restaurados por profissionais especializados.

Também em cartaz na Pinacoteca está o 9º Salão de Aquarelas, que reúne 73 obras assinadas por 50 artistas, até 19/07. Tradicional nas artes visuais, a técnica da aquarela se destaca pela leveza e transparência dos pigmentos diluídos em água, aplicados principalmente sobre papel, ainda que, atualmente, venha sendo explorada em diferentes suportes, ampliando suas possibilidades estéticas. Ambas as exposições seguem abertas nesta sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h.

SERVIÇO – Exposições Arte no Papel e 9º Salão de Aquarelas de Piracicaba, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (av. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Mostra Onde Estão As Mulheres Artistas?, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 – Centro)

source
Com informações da Prefeitura de Piracicaba

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Poços de Caldas deve ter ondas de calor em setembro
  • Municípios que aderiram ao Facilita SP recebem selos de reconhecimento
  • Alunos do Projeto Dançarte brilham no Teatro de Bolso com o espetáculo “Livres”
  • Artesanato ganha espaço na Festa das Orquídeas de Várzea Paulista
  • Projeto do Unops permite que a educação continue no sul da Ucrânia
  • Brasil é superado pela Polônia e disputa bronze com Eslovênia
  • Itaquá abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2026
  • Gonzaga ganha novo veículo de informações turísticas em Santos
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Fundo Social abre inscrições para curso gratuito de donuts com foco em geração de renda

30 de abril de 2026

Agrishow 2026: Piracicaba garante novos investimentos para a agricultura

30 de abril de 2026

Rede municipal amplia acesso ao planejamento familiar com capacitação para implantação de Implanon e DIU

30 de abril de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega FAZ HOMENAGE VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega
FAZ HOMENAGEM A PROFESSORA @blum_rita QUE
IMPEDIU ATAQUE EM  SUZANO#batmao #suzanotv #colega #professoraritadecassia #câmaradeitaquaquecetuba
3 NOVAS BASES DA GCM DE ITAQUAQUECETUBA 28/03/2026 3 NOVAS BASES DA GCM DE ITAQUAQUECETUBA 28/03/2026 #batmao #eduardoboigues #marcellobarbosa #itaqua #rogeriotarento
Patteo Urupema Shopping traz show gratuito com tri Patteo Urupema Shopping traz show gratuito com tributo ao grupo RBDSaiba mais; www.suzano.tv#patteourupemashopping #rbd #batmao #suzanotv #mogidascruzes dascruzes
Seguir no Instagram

Cuba marca seis meses após danos do Furacão Melissa com recuperação frágil

1 de maio de 2026

Governador em exercício do Rio troca comando de secretarias

1 de maio de 2026

Assistência Social orienta contribuintes a destinar Imposto de Renda para projetos sociais em Ferraz

1 de maio de 2026

Artesanato de Uberaba ganha destaque na Expozebu com apoio do Sebrae Minas

30 de abril de 2026

Curso do programa ‘CultSP Pro’ é concluído em Suzano com formação de 12 profissionais da cultura

30 de abril de 2026

Feriado com arte: exposições gratuitas ocupam espaços culturais da cidade

30 de abril de 2026

Revitaliza Cotia vai remodelar toda região central com intervenções viárias e paisagismo

30 de abril de 2026

Prefeitura convoca pais para atualização da vacinação dos filhos

30 de abril de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

 

Carregando comentários...
 

    %d