O Dia Nacional do Livro Infantil será lembrado, com uma programação especial no sábado (18), das 9h às 14h, na Sociedade Musical Nova Aurora, no Centro. O evento, promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reunirá escritores, artistas e o público em uma programação dedicada ao universo literário.
A secretária municipal de Cultura, Waleska Freire, falou sobre a importância do evento.
“Celebrar o Dia Nacional do Livro é essencial para a cultura local por várias razões: promove o hábito da leitura, essencial para o desenvolvimento intelectual e cultural, oferece uma oportunidade para escritores e poetas da cidade, estimulando a produção literária. Essas celebrações ajudam a criar um ambiente que valoriza o conhecimento e a criatividade”, frisa.
A programação começa às 9h, com a abertura oficial, seguida, às 10h, por uma contação de histórias com Rosane Carvalho, voltada especialmente para o público infantil.
Às 11h, o espaço será dedicado ao lançamento de obras literárias, como os livros “Juruba visita Macaé”, de Ana Paula Mattos; “As aventuras de José, o tatu-bola”, de Alessandra Bastos; “As Aventuras de Moema na Floresta”, de Andrea Pessanha; “Travessia”, de Conceição de Maria e “A Floresta Desencantada”, de Mariucha Correa.
A programação contará também com uma Oficina de Escrita Criativa, com a professora de Língua Portuguesa, Edna Foro e ainda um espaço para doação e troca de livros.
A partir das 11h30, o público poderá prestigiar o Sarau Poético, com participação de Gerson Dudus, que retorna às 12h30 para mais uma apresentação. Entre as atividades, às 12h, o palco ficará aberto para performances artísticas, incentivando a participação de talentos locais.
Para um dos organizadores do evento, Gerson Dudus, o livro traz liberdade.
“Liberta a imaginação, dá asas à curiosidade, espraia nossa sensibilidade. Ainda sou analógico preferindo o livro físico. Sentir as páginas, o cheiro do livro, a textura da capa e do papel é um combo de experiências gostosas. Convidamos 22 poetas para estarem lá com a gente, vai ser um Sarau lindo”, afirmou.
O encerramento está previsto para às 14h, celebrando o Dia do Livro com atividades que reforçam a importância da leitura como ferramenta de transformação social, cultural e educacional.
Dia do livro
A leitura é uma ferramenta essencial para compreender e transformar o mundo. No calendário, há três datas dedicadas à sua celebração: o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), o Dia Mundial do Livro (23 de abril), instituído pela UNESCO para promover a leitura e os direitos autorais — data que coincide com a morte de autores como Shakespeare e Cervantes —, e o Dia Nacional do Livro (29 de outubro).
Escritores que vão expor livros
Ana Paula Mattos
Alessandra Bastos
Conceição de Maria
Carlos Renato
Mestre Lagos
Natália Andraus
Andrea Pessanha
Liliane Barboza
Kátia Teixeira
Mariucha Correa
Programação
9h – Abertura
10h – Contação de histórias com Rosane Carvalho
11h – Espaço para lançamento de livros:
- “Juruba visita Macaé”- Ana Paula Mattos
- “As aventuras de José, o tatu-bola”- Alessandra Bastos
- “As Aventuras de Moema na Floresta”- Andrea Pessanha
- “Travessia”- Conceição de Maria
- “A Floresta Desencantada”- Mariucha Correa
11h30 – Sarau Poético I – Gerson Dudus
12h – Palco livre (performances artísticas)
12h30 – Sarau Poético II- Gerson Dudus
14h – Encerramento.
source
Com informações da Prefeitura de Macaé
