As ações de limpeza pública seguem em ritmo intensificado em Itupeva, com ações tanto em áreas públicas quanto em terrenos particulares.
Nos últimos dias, as equipes já concluíram a limpeza nos bairros Girassol, Botânica e Santa Isabel, e atualmente os serviços estão em andamento no Jardim Itália.
Entre as áreas públicas, foram finalizados os trabalhos de limpeza em terrenos localizados na região da Nova Monte Serrat – Residencial Tossi, e as equipes iniciaram a limpeza de dois terrenos no Jardim Ana Luiza.
Já em relação aos terrenos particulares, a Prefeitura também realizou intervenções em áreas próximas à Praça da Bíblia e em um terreno na Rua Tiradentes, no bairro Santa Júlia. Além disso, está prevista para os próximos dias a limpeza de outro terreno no Jardim Itália.
Resultados positivos
A ação também vem repercutindo de forma positiva na conscientização da população. Proprietários que já haviam sido notificados realizaram por conta própria a limpeza de seus terrenos nos bairros Girassol e Santa Isabel, atendendo às orientações do município.
As medidas fazem parte de uma estratégia intensificada após a publicação de decreto municipal nº 4.144/2026, que regulamenta os procedimentos de fiscalização e limpeza de terrenos particulares. A legislação estabelece que os proprietários são responsáveis pela manutenção de seus imóveis e prevê a notificação para regularização. Em caso de descumprimento, a Prefeitura pode executar o serviço e posteriormente realizar a cobrança dos custos ao proprietário.
A iniciativa tem como objetivo manter a cidade mais limpa, evitar o acúmulo de lixo e entulho e reduzir riscos à saúde pública, especialmente no combate a doenças como a dengue.
As ações seguem em diferentes regiões do município, com equipes atuando de forma contínua.

source
Com informações da Prefeitura de Itupeva


