Os estudantes da rede foram divididos em três categorias: A (9 a 11 anos); B (12 e 13 anos); e C (14 e 15 anos). A participação foi definida por meio de adesão. Todas as unidades do ensino fundamental foram convidadas.

FASES
As atividades seguem nesta quinta-feira (14). Em agosto, será realizada a segunda etapa, com tênis de mesa, minivoleibol, voleibol, xadrez e basquete.
A terceira ocorrerá em outubro com handebol e mini-handebol. Os locais ainda serão definidos. Ao todo, estão inscritas 29 unidades, a maior participação dos últimos anos.

SOCIALIZAÇÃO
“Os jogos têm como principal importância a socialização das crianças. Conseguimos apresentar um mundo de atividades fora da escola, desenvolvendo diferentes habilidades. Além disso, têm a oportunidade de conhecer outras regiões da Cidade”, explicou o professor Rodney Rodrigues, um dos responsáveis pelos Jeumes.
Todos os participantes da categoria A recebem medalhas. “Temos as colocações das escolas, mas o que valorizamos de verdade é o empenho, a dedicação e a alegria das crianças”, completou o professor.

Alice Medeiros de Souza, 11, da UME Professor Florestan Fernandes (Embaré), estava animada. “Eu não imaginava que estaria tão confiante, muito legal estar nesse lugar”.
Lucas Souza, 11 anos, da UME Dos Andradas II (Aparecida), descreveu estar muito feliz por participar do atletismo. “Eu escolhi essa modalidade porque gosto muito de correr”.
REVELAÇÃO
Segundo o professor Aldemir Cariri, a competição já revelou, há dois anos, uma atleta que se destaca no salto em distância. “A Thamires Aparecida, que morava no Morro da Nova Cintra, superou a marca dos meninos. Na época, tinha 13 anos. Atualmente, com 16 anos, representa a equipe de São Bernardo do Campo. A intenção é a integração entre os alunos da rede, mas, em alguns casos, há revelações e isso muda a vida dos nossos alunos”.

Os Jeumes, organizados pela Secretaria de Educação (Seduc), contam com a parceria da pasta de Esportes (Semes) e dos vereadores Débora Camilo e Paulo Miyasiro, via emendas parlamentares. A primeira fase teve a participação e o auxílio técnico de uma turma de alunos de Educação Física da Unimes.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Raimundo Rosa
source
Com informações da Prefeitura de Santos




