A cultura cervejeira do Vale do Ribeira ganha destaque no dia 31 de maio, com a realização da 5ª edição do Concurso Técnico de Cerveja Artesanal. A atividade integra a programação oficial da EXPOBEER 2026 – 5º Encontro do Cervejeiro Artesanal do Vale do Ribeira e reúne cervejeiros da região em uma proposta que alia qualificação, inovação e valorização de insumos locais.
Realizado pela Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Turismo, o concurso abre espaço para o aprimoramento técnico dos participantes e incentiva a produção artesanal com identidade regional. A iniciativa também fortalece a economia criativa e amplia oportunidades de negócios, com foco no uso de matérias-primas fornecidas por pequenos produtores.
A disputa contará com duas categorias: Júri Popular, no formato estilo livre, e Júri Técnico, com estilo pré-definido e exigência de utilização de ingredientes regionais. Entre as opções estão produtos como banana, cacau, café cataia, juçara, Cambuci, chá, mexerica, ostra, palmito ou lúpulo cultivado no Vale do Ribeira.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 13 horas do dia 8 de maio, por meio de formulário online. O número de participantes do júri popular é limitado a 10 inscrições (sendo até duas cervejas por inscrição), a medida assegura a qualidade do processo de avaliação. Podem participar cervejeiros e expositores da EXPOBEER 2026.
As amostras serão avaliadas por júri técnico formado por beer sommeliers, com base estabelecidas pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) 2025 e pela Brewers Association (BA) 2025.
Além da análise especializada, o público presente também participará da escolha da melhor cerveja. A votação é anônima e ocorrerá por meio de QR Code, com direito a uma única escolha por pessoa. As degustações serão gratuitas.
O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis neste link.
Serviço:
Evento: EXPOBEER Vale do Ribeira 2026 – 5º Encontro do Cervejeiro Artesanal:
Dias: 29 a 31 maio
Inscrições para o 5º Concurso Técnico de Cerveja Artesanal: até 08/05
Votação Popular do Concurso: 31/05
source
Com informações da Prefeitura de Registro




