Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Estão abertas as inscrições gratuitas para a nona edição do “Vem de Bike” em Hortolândia

2 de maio de 2026

Adolescentes do Criaad e Cense participam de palestras sobre tabagismo

2 de maio de 2026

Ato em São Bernardo mobiliza sindicatos e pede fim da escala 6×1

2 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Mundo » Da Lua à ONU: A humanidade no ponto mais distante do espaço

Da Lua à ONU: A humanidade no ponto mais distante do espaço

RedacaoBy Redacao2 de maio de 2026Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 234
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Um mês após completarem o histórico voo lunar que levou seres humanos mais longe da Lua do que antes, os astronautas da missão Artemis 2 estiveram na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Da experiência que redefiniu os limites da exploração humana, o grupo não carregava meros dados ou equipamentos, mas uma mensagem de lembrete: que a humanidade é capaz de realizações extraordinárias quando atua em conjunto.

Cooperação e construção de futuro global compartilhado

A visita desta quinta-feira seguiu a tradição de décadas em que as portas da ONU acolheram exploradores do espaço que promoveram a defesa da paz, da cooperação internacional e construção do futuro global compartilhado.

A tripulação da Artemis 2 realizou o voo espacial humano mais distante da história. Depois da viagem para além do lado oculto da Lua, eles retornaram em segurança à Terra.

© NASA
A nave espacial Orion da Nasa aproxima-se da Lua contra um céu estrelado durante a missão Artemis 2

Após 10 dias intensos, eles não apenas superaram desafios técnicos, mas, como contaram durante o evento, “capturaram a imaginação de bilhões”, reacendendo o senso de pertença e participação humana na exploração do cosmos.

Tradição e poder da cooperação

Em outubro de 1963, o icônico edifício da Assembleia Geral acolheu o homem e a mulher que foram pioneiros de missões espaciais. Os cosmonautas Yuri Gagarin e Valentina Tereshkova da então soviética visitaram o local. Para eles, o momento no espaço simbolizou mais do que o triunfo tecnológico, ao realçar a ideia de que o cosmos é, em sua essência, um domínio de união.

Desde então, o ponto de convergência da mensagem expressa por é que a exploração espacial é inviável se não houver cooperação e responsabilidade.

A missão Artemis 2 eleva esse legado a um novo patamar ao se revelar como modelo de parceria internacional envolvendo diferentes países, a Agência Espacial Europeia e as inovações científicas lançadas por mentes de todo o globo.

O embaixador dos Estados Unidos junto à ONU, Mike Waltz, conduziu o debate a uma plateia animada. O representante frisou a oportunidade de uma conversa coletiva rumo à atualidade, ao se referir aos três americanos e uma canadense como pessoas bastante normais, mas de realizações extraordinárias.”

Chamar a atenção dos habitantes da Terra

Os astronautas frisaram que ao teste da nova espaçonave era apenas uma parte do trabalho. A meta é chamar a atenção dos habitantes da Terra sobre “o poder manifesto do trabalho em equipe”.

© NASA
Um membro da tripulação da missão Artemis 2 rumo à Lua observa o Planeta Terra.

Os membros da tripulação destacaram o “momento mais renovador” ao olhar para trás. A centenas de milhares de quilômetros, o tamanho da Terra revelou ser “pequeno, frágil e quase sem peso” em meio à extensa penumbra do espaço.

O grupo contou ainda que visualizou o que é conhecido como Efeito Perspectiva, Overview Effect, ressaltando a singularidade e a raridade planetária e da própria vida.

Também piloto da Artemis 2, Victor Glover contou que sempre sentiu o impulso de simplesmente ser grato pelo que era observado e pelo que, no final das contas, se voltaria a encontrar.

Humor e vida em baixa gravidade

Já a astronauta Christina Koch descreveu a viagem como uma experiência que rapidamente fez perceber a dimensão do planeta dentro de um universo ilimitado.

Segundo ela, naquele instante se percebe que, “na verdade, não há nada de absoluto ou garantido nisso, e que, de fato, é escolha humana.

Além da vista, a rotina a bordo da espaçonave exigia foco absoluto para conciliar ensaios complexos, navegação, controlo de sistemas e a adaptação física à microgravidade. Houve ainda muito espaço para o humor e companheirismo.

Granola com frutas vermelhas

O astronauta canadense Jeremy Hansen compartilhou uma memória sobre os desafios de comer na gravidade zero: o dia em que estava abrindo um pacote de granola com frutas vermelhas. O colega Victor flutuava quase perto dela quando rasgou a embalagem que se abriu rápido demais. Os pequenos pedaços voaram ao longo de toda a espaçonave e acabaram molhando sua camisa.

© NASA/John Kraus
Os astronautas da Nasa são o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e a especialista de missão Christina Koch, acompanhados pelo especialista de missão Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense

Nesse episódio, Victor pediu que a colega não se preocupasse, que ele resolveria o assunto: pegou numa colher e começou a comer a granola direto da própria camisa!

A Artemis 2 é prelúdio de um programa com o mesmo nome, que visa devolver a humanidade à superfície lunar, desta vez numa presença sustentável construindo a infraestrutura necessária.

Princípios éticos e cooperativos

O plano é instalar uma base lunar para apoiar futuras missões a Marte e além deste planeta, num plano baseado numa série de princípios éticos e cooperativos já firmados por dezenas de nações: os Acordos Artemis.

O apelo que o grupo deixou no púlpito da ONU é para que os jovens não tenham medo de fazer perguntas difíceis e ouçam atentamente as respostas.

Ao fechar a visita histórica, os astronautas revelaram que o sucesso da Artemis 2 não se mede em quilômetros percorridos ou em inovações tecnológicas. Para eles, o espaço oferece o maior dos presentes à humanidade: a esperança que permite ver a Terra como ela realmente é como um lugar único, compartilhado, que precisa urgentemente de cuidados e com poder de unir a humanidade.

O comandante da Artemis 2, Reid Wiseman, contou que ao ser perguntado como é a Terra vista do espaço, ele tem respondido na maioria das vezes “que ela é pequena e um lugar incrível.”

source
Com informações da ONU

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • SDS divulga novo formato de atendimento para referenciados no CRAS Recanto Suave
  • Práticas agrícolas inovadoras e responsáveis melhoram a sustentabilidade na cafeicultura mineira
  • Dispensa nº 67/2025
  • Dia Mundial da Água é comemorado no distrito do Sana
  • ISP: número de mortes violentas aumenta no Rio de Janeiro
  • Obras do Rodoanel Norte avançam 5% após início da concessão
  • Força-tarefa ganha reforço e Prefeitura amplia Operação Tapa-Buracos
  • Campanha para coleta de sangue mobiliza servidores no Palácio Anchieta
ep ong terra
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Estão abertas as inscrições gratuitas para a nona edição do “Vem de Bike” em Hortolândia

2 de maio de 2026

Ato em São Bernardo mobiliza sindicatos e pede fim da escala 6×1

2 de maio de 2026

Governo de Minas transfere capital para Barbacena e anuncia novo Colégio Tiradentes na região

2 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega FAZ HOMENAGE VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega
FAZ HOMENAGEM A PROFESSORA @blum_rita QUE
IMPEDIU ATAQUE EM  SUZANO#batmao #suzanotv #colega #professoraritadecassia #câmaradeitaquaquecetuba
3 NOVAS BASES DA GCM DE ITAQUAQUECETUBA 28/03/2026 3 NOVAS BASES DA GCM DE ITAQUAQUECETUBA 28/03/2026 #batmao #eduardoboigues #marcellobarbosa #itaqua #rogeriotarento
Seguir no Instagram

Estão abertas as inscrições gratuitas para a nona edição do “Vem de Bike” em Hortolândia

2 de maio de 2026

Adolescentes do Criaad e Cense participam de palestras sobre tabagismo

2 de maio de 2026

Ato em São Bernardo mobiliza sindicatos e pede fim da escala 6×1

2 de maio de 2026

Governo de Minas transfere capital para Barbacena e anuncia novo Colégio Tiradentes na região

2 de maio de 2026

CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade

2 de maio de 2026

Sampa e Você ensina como encontrar postos de saúde e hospitais do SUS em São Paulo

2 de maio de 2026

Da Lua à ONU: A humanidade no ponto mais distante do espaço

2 de maio de 2026

Defesa Civil de Itaquá participa de treinamento regional sobre uso de botes em enchentes

2 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d