Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Documentos

15 de maio de 2026

São Vicente realiza reunião para definir ações integradas de força-tarefa no município

15 de maio de 2026

Defesa Civil sedia novo encontro do Plano de Auxílio Mútuo do Alto Tietê

15 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Mundo » Desigualdade econômica prejudica bem-estar de crianças até nos países mais ricos

Desigualdade econômica prejudica bem-estar de crianças até nos países mais ricos

RedacaoBy Redacao15 de maio de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 3236
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com informações da ONU

Viver num país rico não garante que todas as crianças sejam igualmente felizes, saudáveis ou tenham o mesmo nível de competências académicas e sociais, afirma o novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. 

Intitulado “Boletim 20: Oportunidades Desiguais: Infância e Desigualdade Económica”, o relatório do Instituto Innocenti conclui que a desigualdade económica nos países ricos está associada a piores condições de saúde física e a resultados académicos mais fracos entre as crianças.

Pobreza infantil continua elevada

O boletim analisou a relação entre as desigualdades e o bem-estar das crianças em 44 países da Ocde e de elevado rendimento. Entre estes, os níveis de desigualdade de rendimento e de pobreza infantil continuam “persistentemente elevados”, segundo o Unicef. 

Em média, famílias pertencentes aos 20% com maiores rendimentos recebem mais de cinco vezes o rendimento dos 20% com menores rendimentos. 

Por sua vez, quase uma em cada cinco crianças vive em situação de pobreza monetária, “o que significa que as suas necessidades básicas podem não estar asseguradas”.

Entre as dezenas de países incluídos no relatório, Portugal ocupa a 25.ª posição em termos de desigualdade de rendimentos. Já no quesito pobreza infantil, aparece em 18.ª posição.

© UNICEF/Annette Etge
Um grupo de crianças do ensino fundamental sorri para a câmera em Colônia, na Alemanha.

Impacto da desigualdade nas crianças

De acordo com o diretor do Instituto Innocenti, Bo Viktor Nylund, a desigualdade de rendimentos tem um impacto profundo na aprendizagem escolar, na alimentação e na saúde mental de milhões de crianças.

Segundo o relatório, as crianças que vivem em países mais desiguais têm uma probabilidade 1,7 vezes superior de terem excesso de peso do que aquelas que crescem em países mais igualitários.

Já nas salas de aula, as crianças dos países mais desiguais têm uma probabilidade de 65% de abandonar a escola sem competências básicas de leitura e matemática, comparativamente com 40% entre as crianças dos países mais igualitários.

Por sua vez, apenas 58% das crianças de famílias pertencentes ao quinto com menores rendimentos apresentam um estado de saúde muito bom, em comparação com 73% das famílias do quinto com maiores rendimentos.

Medidas de combate à pobreza infantil 

Com o intuito de minimizar o impacto da desigualdade no bem-estar das crianças, o relatório do Unicef apela aos governos à adoção de medidas com vista a reduzir a pobreza infantil e os seus impactos. 

Entre as medidas propostas, destaca-se o reforço das redes de proteção social, o apoio à habitação subsidiada em comunidades desfavorecidas, o combate à desigualdade e à segregação socioeconómica nas escolas, bem como o desenvolvimento de soluções que promovam o bem-estar das crianças.

source

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • SuperAção SP: agentes visitam bairros da região metropolitana de SP
  • Escolas estaduais da SRE Manhuaçu desenvolvem protótipos para Feira Escolar 2026
  • São Gonçalo oferece palestra para servidores em alusão ao Setembro Amarelo
  • Venezuela pede que ONU condene EUA e denuncia interesse no petróleo
  • CET-Rio monta esquema de trânsito para 25 procissões da Semana Santa
  • Prodesp leva ao SXSW iniciativas de transformação digital que atendem 46 milhões de paulistas
  • Consulta Publica de Preços nº 006/2025
  • Programa Jovem Empreendedor do Agro promove visita técnica a propriedades rurais em Guararema
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Morre segunda vítima da explosão no Jaguaré, em São Paulo

15 de maio de 2026

Comissão aprova projeto que determina tradução de Constituição para línguas indígenas

15 de maio de 2026

Ataque russo na capital da Ucrânia deixa civis soterrados em escombros

15 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Elisangela Gaza#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Encontro maravilhoso no encerramento da Caravana 3 Encontro maravilhoso no encerramento da Caravana 3D do Governo de SP! 💪 O Prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo, aproveitou para gravar com o Batmão e falar sobre as grandes novidades que estão chegando para a nossa Arujá. Confira!#batmao #suzanotv #aruja #drluiscamargo #tvsuzano
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #farofa
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Tobias.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #tobias
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Edinho do Salão#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #edinhodosalao
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Deputado Estadual Xerife do Consumidor#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #xerifedoconsumidor
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Palhaço Bubu#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #palhaçobubu
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #silverionobre
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.#batmao  #mogidascruzes #copadomundo # marabertaiolli
#teocusatis
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
Seguir no Instagram

Documentos

15 de maio de 2026

São Vicente realiza reunião para definir ações integradas de força-tarefa no município

15 de maio de 2026

Defesa Civil sedia novo encontro do Plano de Auxílio Mútuo do Alto Tietê

15 de maio de 2026

Câmara Municipal de Arujá

15 de maio de 2026

Alesp sedia primeiro encontro sobre acolhimento e direitos de mães atípicas

15 de maio de 2026

Aberto até 17 de maio credenciamento para exposição e comercialização na Expo Empreender 2026

15 de maio de 2026

Reforma completa vai transformar Abrigo Municipal de Cães e Gatos

15 de maio de 2026

Decreto 10.532, de 22 de novembro de 2024.

15 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d