A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta sexta-feira (22) uma ação de conscientização ambiental na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abílio Secundino Leite, na Rua do Vereador, nº 99, no Jardim TV. Esta atividade foi desenvolvida em parceria com a Sabesp e integrou os projetos “Tampinha Premiada” e “Lacre do Amor”, já promovidos pela unidade escolar com foco em sustentabilidade e preservação ambiental.
A programação foi direcionada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando duas turmas no período da manhã e outras duas no período da tarde. Esta iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento das crianças sobre o uso consciente da água, a preservação dos recursos naturais e a importância da reciclagem no cotidiano.
Durante a ação, representantes da Sabesp conduziram uma palestra educativa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de apresentarem aos estudantes os processos de tratamento e purificação da água e a relevância da preservação dos rios e nascentes da região. Na sequência, os alunos participaram de dinâmicas interativas voltadas à conscientização ambiental.
Como parte da programação, também foi exibido um vídeo educativo adaptado à faixa etária dos estudantes. A animação retrata a história de dois ratinhos que inicialmente pretendem poluir as águas da cidade, mas que, ao conhecerem o funcionamento do tratamento da água e os benefícios da preservação ambiental, mudam de atitude e passam a defender a importância da conservação dos recursos hídricos.
Para a secretária de Educação, Paula Trevizolli, ações educativas como essa contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente. “A escola tem um papel fundamental na construção da consciência ambiental das crianças. Quando trabalhamos temas como sustentabilidade, preservação da água e reciclagem de forma educativa e participativa, incentivamos atitudes responsáveis que os alunos levam para dentro de casa e para toda a comunidade”, destacou.
Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Vinicius Cavalcante / Secom FV
Relacionado
Related Posts
- Prefeita Mara Bertaiolli participa da Missa das Autoridades da Festa do Divino, na Catedral de Sant’Anna
- Durante audiência pública, vereadores se comprometem a enviar emendas para a Secretaria de Cultura
- Prefeitura convoca novos candidatos para o Curso de Formação da Guarda Municipal
- Poá apresenta planos ambientais e avança na preservação da Mata Atlântica e arborização urbana
- Polícia fecha depósitos clandestinos usados para falsificação de bebidas alcoólicas em SP
- Prefeitura realiza recuperação de pavimento em trecho da avenida Armando de Salles Oliveira
- Suzano está entre as 50 cidades que mais geraram empregos em um mês no Estado
- Suzano alcança novo patamar de sustentabilidade com projetos voltados à melhoria da qualidade de vida



